Como fazer seu beber ter uma boa noite de sono?

agosto 15, 2012 Add Comment

Embora cada bebê reage de maneira diferente, estabelecendo uma rotina noturna desde o início ajuda a garantir que seu bebê se desenvolve um padrão de sono bom. 

Algumas partes de uma rotina de dormir são bastante comuns entre a maioria dos bebês. Outras peças podem variar dependendo do temperamento do seu bebê e preferências.Tal como acontece com a maioria dos métodos em relação bebês, uma rotina de dormir requer tentativa e erro.


Ventando

  • Deixar seu bebê sabe que é hora de ir dormir pode ser uma ferramenta importante na criação de uma rotina de dormir. Mesmo que os bebês jovens não são muito ativos, você quer que seu bebê aprenda que dormir é tempo de silêncio. Para incentivar esta transição, afago com seu bebê por um tempo antes que seja hora de começar a rotina de dormir. Mantenha os estímulos luzes baixas e outras, tais como a televisão ou rádio, para um mínimo.

Limpeza de rotina

  • Colocar o bebê para a cama limpa ajuda a estimular o sono. Um banho noturno pode ter um efeito calmante sobre o seu bebé, especialmente se você usar uma lavagem bebê formulado para dormir, talvez uma infusão de lavanda. No entanto, se seu bebê já tem a pele seca, um banho a cada noite pode não ser a melhor opção. Se você não pode dar a seu bebê um banho todas as noites, oferece uma massagem com loção de bebê em seu lugar. Algumas loções do bebê também vêm em uma fórmula de deitar para realçar o efeito calmante. Você também deve ter seu bebê o hábito de escovar os dentes, mesmo que ela não tem dentes ainda. Depois, trocar a fralda e colocá-la em seus pijamas.

Momentos especiais Bedtime

  • Depois que seu bebê está fisicamente pronto para a cama, você pode implementar pelo menos um momento de dormir especial que você use todas as noites. O método escolhido sinais para o seu bebê que é hora de ir dormir. Alguns pais escolhem para ler uma história para seu bebê antes de dormir direito. Outros preferem cantar uma canção em seu lugar. Outro passo populares rotina de dormir está alimentando uma última garrafa antes de dormir. Um bebê tem um estômago pequeno e tomar uma garrafa de direito antes de dormir ajuda a sentir-se conteúdo e mantém adormecido por mais tempo. Usando um celular, brinquedo berço light-up ou CD de música suave pode ajudar seu bebê a aprender quando é hora de dormir.

Falling Asleep

  • Quando um bebê é um recém-nascido, ela tem mais chances de cair no sono enquanto você estiver segurando ela ou alimentá-la. Como ela fica mais velha, ela pode adquirir o hábito de precisar de uma garrafa ou para ser embalado para adormecer. No entanto, você não tem que manter isso como uma parte da sua rotina de dormir. Em vez disso, balançar o seu bebé ou alimentá-la até que ela está sonolento, mas ainda não dormindo. Uma vez que ela mostra sinais de sonolência, deitou em seu berço, diga-lhe boa noite e sair da sala. Eventualmente, ela vai descobrir que você espera para dormir quando você colocá-la em seu berço.
Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao ehow

Como construir musculo e perder gordura como uma mulher

agosto 15, 2012 Add Comment
Gordura de massa muscular e perder são duas metas que as mulheres podem realizar com a modificação da dieta e exercício. O músculo do edifício requer a ingestão de calorias aumentou. Perder gordura resulta de aumento da massa muscular. Você pode tonificar e modelar o seu corpo, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura por fazer exercícios regularmente e comendo uma dieta saudável, magra, dieta da proteína-cheia.


Instruções


    • 1
      Contrate um personal trainer. Personal trainers pode criar fitness e programas de treinamento de peso para as mulheres em todos os níveis de aptidão. Academias mais conceituadas certificaram treinadores pessoais na equipe para ajudá-lo a seguir programas de fitness. Porque a construção muscular exige pesos e equipamentos, por razões de segurança, treino sob a supervisão de seu personal trainer.
      Se você tem experiência anterior com um programa de exercícios, você pode atingir seus objetivos, trabalhando regularmente com o seu equipamento de home fitness. Concentre-se nas áreas de seu corpo que você deseja fortalecer e construir músculos.
    • 2
      Workout, pelo menos, três a cinco vezes por semana. O exercício regular aumenta a sua energia, aumentando assim a sua motivação para construir músculos e queimar gordura. No início, o foco em sua força corporal, seu nível de energia maior e como sua roupa cabida, em vez de libras.Músculo pesa mais que gordura. Ao participar de um programa de perda de fortalecimento muscular gordura, o peso do corpo não pode reduzir caminho certo. Em vez disso, o que ocorre é uma transformação de gordura em músculo, que melhora o seu corpo.
    • 3
      Criar um plano de refeição saudável, que inclui proteínas, vegetais frescos e de gordura e carboidratos limitados. Foco na redução de calorias vazias e "gordura ruim" para alimentar o músculo novo você está construindo. A pesada dieta de baixa gordura em proteína magra e legumes frescos faz com que seu corpo use a gordura armazenada para construir músculos. Beba bastante líquidos para continuar a lavar o seu sistema de excesso de gordura e toxinas.

Dicas:

  • Sempre siga um plano de dieta e exercícios recomendados por um profissional de fitness ou o seu médico. Sempre verifique com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercício para ter certeza de que não existem condições que podem colocar você em risco.
Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao ehow

Estratégias para banir gordura da barriga

agosto 15, 2012 Add Comment

A gordura subcutânea pode acumular-se em quase qualquer lugar em seu corpo, incluindo braços, pernas, quadris, coxas e abdômen.


Acúmulo excessivo de gordura na área abdominal é particularmente perigoso, pois aumenta o risco de diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia e doença cardiovascular.







Dieta saudável

Para perder o excesso de gordura na região abdominal, é importante comer alimentos saudáveis ​​e evitar os alimentos com gorduras saturadas e trans. As gorduras trans aumentam o risco de doenças cardíacas e diminuir os níveis de colesterol bom. Inclua frutas, legumes e carnes magras em sua dieta. Reduzir a ingestão de calorias por 500 a 1.000 calorias por dia para perder um a dois quilos por semana.

Exercício regular

Além de um plano de dieta saudável, é importante fazer exercícios regularmente.Principalmente se concentrar em exercícios cardiovasculares, como corrida, natação, jogging e ciclismo para perder gordura em todo o corpo. Realize exercícios de resistência como crunches para resultados mais rápidos e mais eficazes. Iniciar levemente e lentamente aumentar a intensidade dos exercícios ao longo do tempo. Um plano de exercício efectivo de queima de gordura exige coerência e exercícios devem ser realizados cerca de três a cinco dias por semana.

Atitude positiva

É importante ser otimista e ter a mentalidade certa quando se inicia um plano de dieta e exercício. Estabeleça metas realistas para evitar o desapontamento e pessimismo. Seja determinado e acompanhar, através de sua dieta e planos de exercícios.
Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao mom me

REDUZA RUGAS COM ACUPUNTURA

agosto 02, 2012 Add Comment

Marcas de expressão podem ser amenizadas com técnicas orientais
Rugas, não podemos negá-las, mas podemos atenuá-las, retardá-las e melhorar a nossa autoestima. As nossas marcas do tempo ocorrem pela perda de tonicidade, elasticidade e firmeza natural do passar dos anos e também em decorrência da nossa forma de lidar com a vida, tanto ao nível físico, mental,emocional e energético, como preocupação excessiva, desgaste energético, apatia, mal humor, raiva e estresse.
As tradições orientais e ocidentais possuem formas diferentes de olhar as rugas, flacidez ou "imperfeições" da pele. Para o ocidental é um problema estético, para a tradição oriental é o reflexo do bem-estar e equilíbrio do Ser. As alterações na pele, como manchas, cor, marcas de expressão e rugas, são sinais de como o interior do organismo se encontra. Dessa forma, é necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo no exterior também esteja.
Confira a seguir algumas técnicas orientais que ajudam a trazer esse equilíbrio de dentro para fora, atenuando as rugas e outras alterações na pele do rosto:
  • Drenagem Facial - técnica de massagem que ativa a circulação facial, elimina as toxinas e auxilia no aspecto de cansaço, reduz inchaços, edemas e descongestiona. Como a drenagem corporal, a drenagem facial trabalha o sistema linfático, eliminando as toxinas e estimulando a regeneração dos tecidos.
  • Acupuntura Facial - Da mesma forma que na Acupuntura tradicional, a aplicação de agulhas nos pontos do rosto estimula as energias naturais do corpo a se reequilibrarem. Eficaz principalmente para o relaxamento muscular do rosto e a conseqüente diminuição das marcas de expressão, além de uma maior qualidade e bem-estar que se refletem de forma positiva e significativa no rosto e na expressão.
  • Argila - tem um notável poder de absorção das energias mais densas e poder desintoxicante. A argila amarela tem propriedades clareadoras especiais e rejuvenescedoras. A argila verde tem ação tensora e realiza uma esfoliação natural, removendo o excesso de oleosidade. A argila branca torna a pele mais hidratada e macia. Apresenta ação tensora suave e pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente as tenham sido expostas ao sol ou agressões químicas. É uma máscara?
Cuidar da pele é antes de tudo cuidar da saúde. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e um dos mais afetados por tudo o que acontece conosco.
Lembrando que as marcas são progressivas, com o passar do tempo as dificuldades em amenizá-las aumentam, por isso a prevenção e manutenção do bem-estar é sempre o mais recomendado.
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao Personare

QUATRO DICAS PARA UMA PELE BONITA

agosto 02, 2012 Add Comment

Veja quais alimentos devem ser consumidos para melhorar a aparência
O caminho para uma pele mais jovem e saudável  pode estar mais perto do que você imagina. Ingerir os alimentos corretos ajuda a prevenir rugas, atenuar olheiras, evitar o ressecamento e melhorar a maciez e a elasticidade da pele. Pensando nisso, confira abaixo quatro dicas para alcançar esses objetivos. Você entenderá por que incluir no cardápio alimentos como frutas cítricas, quinua, soja, abacate, entre outros, pode significar o começo de uma aparência mais bonita.

PREVENIR RUGAS

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, tangerina, ameixa, entre outras, funcionam como um fotoprotetor, ou seja, protegem a pele dos efeitos do sol. A ingestão desses alimentos previne rugas, envelhecimento precoce e lesões pré-cancerosas.

ATENUAR OLHEIRAS

Quem nunca teve uma noite mal dormida e foi vítima das desagradáveis manchas escuras ao redor dos olhos? Mas não é só a falta de sono que facilita o aparecimento das olheiras. Ansiedade e estresse também podem piorar ainda mais a aparência do rosto. Cansado e agitado, o corpo aumenta os níveis de cortisol, responsável pela inflamação na área dos olhos.
Além de dormir pelo menos seis horas por noite, é fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em beta-sitosterol, como o abacate, capazes de reduzir os níveis de cortisol e, consequentemente, amenizar as olheiras. De acordo com a nutricionista Thais Souza, também é importante eliminar as toxinas do organismo. "As toxinas são eliminadas do corpo pelas fezes e pela urina. Sendo assim, fortaleça os rins ingerindo suco de cranberry, quinua, feijão azuki e clorela", ensina.
Para um efeito mais rápido, aplique compressas frias com infusão de camomila, ao redor dos olhos. Cremes com princípios antiinflamatórios, que utilizam em sua fórmula romã, algas e aloe vera também são eficazes na diminuição das manchas escuras.

EVITAR RESSECAMENTO E MELHORAR A ELASTICIDADE

A nutricionista explica que a pele possui receptores de isoflavonas, um hormônio vegetal semelhante ao estrógeno, que evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Para conseguir esses efeitos, a dica é preparar receitas com soja, que é rica em isoflavonas, imprescindível para a beleza da pele.
Além disso, o chocolate também possui ação hidrante. Rico em minerais como potássio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, cobre, cromo e vitaminas E, B1 e B2, essa substância é excelente para a pele. Produtos feitos à base de chocolate também clareiam manchas, especialmente quando aplicados como máscaras faciais. E os benefícios não param por aí. O cacau previne o envelhecimento precoce, já que é um poderoso antioxidante.

MELHORAR A MACIEZ

O caminho para manter a maciez da pele começa pelo intestino. Quando este órgão funciona bem, as toxinas são liberadas mais facilmente pelo organismo, dando espaço para uma aparência saudável. Nesse sentido, beber diariamente água, sucos, chás ou água de coco aumenta e facilita a eliminação do bolo fecal, hidratando a pele.
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao Personare

CABELO RESSECADO TEM SOLUÇÃO

agosto 02, 2012 Add Comment

Tratamentos químicos e uso de secador podem aumentar o efeito palha
Se o seu cabelo está áspero, quebradiço, com muito frizz e sem brilho e maciez, ele pode estar sofrendo de ressecamento. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, Luciano Barsanti, apesar de afetar todo tipo de fio, este mal é mais frequente em quem possui madeixas longas, crespas ou enroladas.
"Até uma distância de 4 cm da raiz os cabelos recebem hidratação natural do couro cabeludo. Nos fios crespos ou enrolados, o óleo produzido pelas glândulas sebáceas não consegue acompanhar a curvatura dos cachos, deixando-os secos. No caso de madeixas muito longas, a oleosidade também tem dificuldade de chegar às pontas, contribuindo para o ressecamento. Quem tem cabelo liso pode respirar mais aliviado. Este tipo de fio absorve com mais facilidade o óleo produzido pela glândula sebácea, ficando com uma aparência mais bonita", explica Barsanti.
Além disso, tratamentos químicos como tingimentos e alisamentos, feitos com intervalos menores de quatro meses, e uso excessivo de secador ou chapinha também podem contribuir para o ressecamento dos fios. De acordo com o cabeleireiro Cesar Augusto, esses procedimentos desidratam os cabelos. "Os aparelhos que emitem calor desgastam a fibra capilar, deixando o cabelo espigado e seco. Já as aplicações químicas mudam de forma permanente a estrutura do fio, deixando-o enfraquecido", esclarece o profissional, que trabalha no Mirage Intercoiffure, no Rio Grande do Sul.

AÇÃO DA NATUREZA

Mesmo no inverno, algumas pessoas arriscam ir à praia quando o tempo melhora. Nesses casos é importante não se expor excessivamente ao sol, pois até nos dias mais frescos os raios UVA e UVB também podem queimar e desidratar os fios. "A ação do sol muda a textura dos cabelos, facilitando o enfraquecimento do fio e o surgimento de pontas duplas. Além de dificultar que os fios sejam penteados, esses fatores ainda são os responsáveis pela aparência ressecada", pontua o tricologista.

ADEUS AO EFEITO PALHA

Para restaurar a maciez e o brilho dos fios é importante usar produtos de hidratação profunda, que agem restaurando a fibra capilar ressecada. Este tipo de creme ainda preenche todas as fissuras presentes no fio, deixando-o sadio e com bastante movimento. "Este tratamento deve ser feito a cada dez dias, com produtos adequados para seu tipo de cabelo. Para ter um resultado mais eficaz, evite aplicar os cremes na raiz ou no couro cabeludo. Eles devem ser usados somente no comprimento do fio", ensina Cesar.
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao Personare

UNHAS MAIS FORTES E SAUDÁVEIS

agosto 02, 2012 Add Comment

Nossa imagem é o nosso cartão de visitas, não é mesmo? E as unhas fazem parte deste contexto. Mantê-las sempre limpas e bem tratadas é uma das preocupações que todos nós devemos ter, afinal, dependemos de nossas mãos para quase tudo o que fazemos.

Você sabia que é por meio das unhas que percebemos algumas alterações em nosso organismo? Por exemplo, quando elas estão quebradiças pode ser sinal de falta de algum tipo de nutriente, entre eles o ferro. As unhas nos mostram muito do nosso dia-a-dia, e quanto menos agressões sofrerem, melhor será para evitar problemas futuros.
Para deixar o visual das mãos mais bonito, muitas mulheres têm hábito de pintar as unhas. Mas tanto os esmaltes, quanto as acetonas e os removedores provocam algum tipo de alteração em nossas unhas. No caso das acetonas e dos removedores, até pouco tempo atrás sua venda era proibida a menores de 18 anos, por conta dos efeitos alucinógenos que os produtos provocavam. Hoje a acetona vendida não é mais tão concentrada quanto antes. No entanto, se o produto for inalado, ainda pode trazer malefícios para a saúde. Pouca gente sabe, mas hoje em dia há diferenças entre os produtos para unhas.

ACETONA PODE PREJUDICAR AS UNHAS

A acetona é produzida principalmente por processos de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Peloo fato de ser um solvente, esse produto possui diversas formas de uso, mas o que todo mundo conhece é a retirada de esmaltes. Mas para vocês terem ideia do quanto este produto é forte, ele serve também para a retirada de supercolas, ou seja, sua função pode agredir demasiadamente as unhas, as cutículas e a pele ao redor das unhas. Como resultado dessa química toda, deixamos nossa unha mais fraca, ressecada, quebradiça e, em alguns casos, com aquelas manchas brancas. Vale frisar que o solvente contido na formulação da acetona também pode prejudicar diretamente a cutícula, que fica mais ressecada e irritada, podendo estimular alguns tipos de dermatite e até causar deformidade na unha.

REMOVEDORES DE ESMALTE SÃO MENOS AGRESSIVOS

Já os removedores não contêm acetona em sua formulação, e ainda possuem vitamina E e alguns óleos que hidratam unhas e cutículas. Além de cumprirem o seu papel, que é a retirada do esmalte, os removedores também tratam as unhas. Por esse motivo, são melhores e mais recomendados pelos dermatologistas.
É bastante prudente e oportuno falarmos deste assunto, tendo em vista que poucos salões de beleza fazem uso de removedores. Além dos benefícios já citados, esse produto também não possui cheiro forte e não deixa as unhas esbranquiçadas.
Uma dica que eu daria, é que não faça uso de nenhum destes produtos por mais de uma vez por semana. Isso porque, mesmo que no caso dos removedores, eles acabam por prejudicar a saúde das unhas, e consequentemente, da pele ao redor delas. Claro que isso não invalida os benefícios citados anteriormente, mas por se tratar de um produto químico, pode se tornar maléfico para a saúde das unhas, quando usado excessivamente.

USO DE ESMALTES PEDE MODERAÇÃO

Muitas mulheres, por questão de modismo, estão cada vez mais trocando a cor dos esmaltes e experimentando novas nuances. Há quem chegue a pintar as unhas até duas vezes por semana. No entanto, esse troca-troca de cores pode ter reflexos negativos na saúde das unhas. A maioria dos dermatologistas recomenda que as unhas sejam pintadas somente duas vezes ao mês. Quem não quer abrir mão de beleza e desfilar sempre com unhas pintadas, pode usar o esmalte uma vez por semana.
Para amenizar esse impacto negativo, uma medida de precaução é fazer uso de bases transparentes nas unhas, antes da aplicação do esmalte. Esses produtos têm como função tanto dar acabamento à lâmina da unha, como também oferecer ativos como cálcio, formol e timol, que fortalecem as unhas. Vale lembrar que algumas receitas caseiras usadas para fortificar as unhas, como o uso de cravo ou alho nas bases, não possuem comprovação de eficácia.
Para amenizar os efeitos prejudiciais às unhas, foi lançado no mercado os lenços removedores de esmaltes. Sua textura é oleosa, fazendo uma proteção na camada superior da unha. Além disso, o produto tem menos solvente que a acetona e os removedores, além de serem mais higiênicos e descartáveis. Isso diminui os riscos de contrair as doenças causadas pela retirada da cutícula e diminui o impacto do uso de esmaltes.
A única desvantagem desse produto é o preço. Ou seja, tanto os removedores quanto os lenços são mais caros que a acetona, e custam entre R$15 e R$25. Porém, como são mais eficazes na hora de proteger as unhas, muitas vezes esse investimento vale a pena. Esses produtos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e de beleza.
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao Personare

ALIMENTOS E A FÓRMULA DA JUVENTUDE

agosto 02, 2012 Add Comment

Se você já pensou em apelar para a cirurgia plástica para ter uma aparência mais jovem, talvez possa reconsiderar essa decisão. Segundo a nutricionista Thais Souza, a alimentação pode ser um caminho simples para combater o envelhecimento precoce. As substâncias antioxidantes, presentes em alimentos como frutas cítricas, tomate, linhaça e cacau, combatem o excesso de radicais livres, prejudiciais à saúde, e melhoram o aspecto da pele.

E os benefícios deste tipo de substância não param por aí. Os antioxidantes também combatem o aparecimento de doenças degenerativas, como câncer, artrite, aterosclerose, entre outros. "Os radicais livres são produzidos pelo corpo quando respiramos ou produzimos muita energia. No entanto, quando o organismo produz radicais livres em excesso, os mecanismos de defesa antioxidantes não conseguem conter esse processo, dando origem ao chamado estresse oxidativo. Isso acelera o envelhecimento e favorece a proliferação de doenças", explica a especialista, que atua na Rede Mundo Verde.
Além desse desequilíbrio que pode ocorrer no corpo, fatores externos como poluição, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas também favorecem a produção demasiada dos radicais. "Além de adotar hábitos saudáveis de vida, a saída para combater essas substâncias é consumir alimentos que contenham antioxidantes", esclarece a especialista.

DICAS

Se você deseja adotar uma dieta rica em antioxidantes e não sabe por onde começar, vale aprender que alimentos simples e fáceis de encontrar podem ajudar a melhorar sua saúde. Um bom exemplo é o chocolate amargo, que contém grande quantidade de cacau. A substância é rica em polifenóis, antioxidantes que melhoram a circulação cardíaca. "Ninguém precisa exagerar na quantidade. Uma colher de sobremesa por dia, usada na salada de fruta, é o suficiente. Experimente fazer uma combinação de laranja, tangerina e uma pitada de suco de limão, que são ricos em vitamina C e combatem o envelhecimento", aconselha Thais.
Além disso, uma excelente opção de entrada, antes das refeições, é preparar uma salada de cenoura, tomate e açafrão. A primeira é rica em um pigmento natural, chamado betacaroteno, que contribui para manter a aparência jovem da pele. Já o tomate é fonte de fonte de licopeno, antioxidante que reduz as chances de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O açafrão combate as doenças cardiovasculares e o surgimento de tumores. "Corte os tomates em rodelas e rale as cenouras e a raiz do açafrão. Depois disso, basta temperar com azeite", ensina a nutricionista.
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao personare

INVERNO, HORA DE ENCONTRAR SEU MUNDO INTERNO

agosto 02, 2012 Add Comment

Estação mais fria do ano sugere momento de quietude e introspecção
Em artigos anteriores, já falamos sobre o que as estações do ano podem nos ensinar se estivermos dispostos a aprender as lições da natureza! Conversamos sobre como a primavera pode nos convidar ao florescer de novos tempos, o verão a despertar nossa energia, e no outono  podemos aprender mais sobre o desapego e a renovação. Agora vem chegando a estação mais fria do ano, na qual nos refugiamos e buscamos o aconchego do ambiente interno.
O solstício de inverno demarca a temporada em que as noites são mais longas que os dias, ou seja, estamos mais tempo na escuridão e no recolhimento. Em nosso país essa estação não é tão demarcada em todas as regiões, visto que estamos aqui embaixo nos trópicos. Não temos neve, só um friozinho mais suave!
De qualquer maneira, observando os ciclos da natureza muito se pode aprender e muitas metáforas podemos trazer para nosso crescimento. Observar esses ciclos nos devolve à condição que muitas vezes esquecemos: somos seres que fazem parte da natureza!
Antes do inverno, veio o outono - que podemos pensar como sendo aquela estação da alma, onde somos convidados a desapegar de velhas ideias, atitudes, hábitos e relações que não eram saudáveis. Após o desapego, é natural chegar um período de introspecção, até para avaliar os ciclos passados, pesar o que se foi e o que ficou, não é verdade? As noites mais longas do inverno podem também servir de metáfora para momentos em que entramos mais em contato com a nossa sombra, ou seja, nossos aspectos escondidos, guardados a sete chaves, mas que podem revelar incríveis potenciais se perdermos o medo de encará-los de frente. O inverno pode representar os momentos de nossas vidas em que precisamos diminuir o ritmo para ouvir nosso mundo interno."O inverno pode representar os momentos de nossas vidas em que precisamos diminuir o ritmo para ouvir nosso mundo interno. "

ÉPOCA PEDE MAIS RECOLHIMENTO

Na natureza, o inverno é um tempo de aparente morte. As árvores sem folhas, com galhos congelados, os animais escondidos em suas tocas, poucos sons, pouca luz. Porém, por trás dessa aparente morte, está a vida latente. As árvores perderam as folhas justamente para sobreviverem ao frio rigoroso e voltarem viçosas na próxima estação. O urso parece destinado ao derradeiro sono eterno. No entanto, está apenas hibernando, concentrando toda a sua energia para despertar em breve no clima mais favorável. O inverno pode nos trazer a imagem daqueles momentos na vida em que tudo parece inerte para quem está de fora, mas por dentro sentimos que é a quietude e a introspecção necessárias, que antecedem importantes movimentos na vida.
Estar aberto ao inverno é oportunidade maravilhosa de se conectar com o ciclo vida-morte-vida que rege tudo na natureza. Essa é a dança linda da vida, que nos assusta muitas vezes, mas que devia mesmo nos acalentar: essa é a certeza que temos, de que tudo se renova sempre!
Os tempos de inverno da vida nos parecem duros demais, mas se aceitarmos a dança, se aceitarmos que são períodos que podem nos ensinar muito e que podemos nos recolher para gerar energia, aí acontece o mais bonito e maravilhoso milagre da vida: depois do inverno, vem a primavera. Sempre! O desafio é aceitar o ritmo presente, aproveitar o melhor que ele tem a oferecer, aprender com o frio e a noite, assumir nossas faces integralmente, perceber a beleza de estar no aqui e agora e, em breve, tudo se renova, porque decidimos nos abrir à mudança!
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao personare

PARA QUE SERVEM OS SONHOS?

agosto 02, 2012 Add Comment

Do ponto de vista psicanalítico, o símbolo do sonho é de significado fixo e, portanto, a interpretação é uniforme. Já para a Psicologia Analítica, o simbolismo do sonho depende da associação feita pelo sonhador, isto é, o símbolo não possui exclusivamente um único significado universal, mas sim significados conectados com as experiências e memórias do sonhador. Portanto, a interpretação não é uniforme e permite um procedimento que se chama amplificação.


A amplificação de sonhos consiste em observar e explorar cada elemento presente no sonho, analisar e aprofundar o significado de cada símbolo de acordo com o que significam para o sonhador. Por meio desse procedimento, o sonhador pode associar os símbolos às situações (internas ou externas) de sua vida, a mecanismos psíquicos frequentemente utilizados por si ou que compensação eles carregam em si.
Apesar do fascínio do homem sobre seus sonhos, devemos saber que para se operacionalizar a análise de sonhos, muitas vezes anotá-los simplesmente não é suficiente. Muitas vezes é preciso um especialista que ajude a amplificar e otimizar as questões do sonho para a consciência, fato que dificilmente conseguimos sozinhos.

TIPOS DE SONHOS

Os sonhos podem ser classificados em grandes ou pequenos. Sonhos grandes são sonhos mais arquetípicos, míticos, muitas vezes indecifráveis do ponto de vista individual, porém carregados de uma energia capaz de "sacudir" a psique e modificar o curso da vida do indivíduo. Já os pequenos falam da vida cotidiana e expressam mecanismos, complexos, defesas e aspectos mais inconscientes da vida individual, falam do cotidiano psíquico do sonhador.
Por hora, falarei dos pequenos sonhos, que são os sonhos mais habituais e que nos situam em nossas ações e escolhas no mundo.
Abaixo veremos 10 benefícios - entre funções psíquicas dos sonhos e funções na vida cotidiana - que podem ajudar você a se conhecer melhor, por meio do que sonha.
  • 1Aprofundar o relacionamento consigo mesmo: ao entrar em contato com os sonhos, o sonhador percebe muitas de suas características psíquicas e emocionais, criando maiores vínculos com sua intuição, modificando atitudes e comportamentos, notando e elaborando sintomas físicos e compreendendo mais conscientemente as situações da vida. Sonhar permite ao sonhador levar em consideração todas as instâncias de si mesmo, ou seja, conscientes e inconscientes.
  • 2Entender melhor os universos externo e interno: ao sonhar, percebemos que existem dois mundos: um que observamos, vivenciamos empiricamente, percebemos, conceituamos e onde passamos a maior parte de nosso tempo acordados. O outro é de consistência diferente, que acontece quando dormimos e existimos de uma maneira diferente, pois o inconsciente não está atrelado às questões morais e éticas. Sua lógica de funcionamento é própria, mas ainda assim capaz de nos mostrar o que não vemos acordados. Assim percebemos que somos feitos de partes que se completam.
  • 3Relatar o processo de individuação: quando acompanhamos os sonhos, vamos traçando uma história conectada com nosso propósito de vida, amadurecemos e tecemos um caminho que é só nosso, que nos pertence. Os sonhos analisados sequencialmente nessa jornada são como um guia que pode nos orientar rumo à nossa própria finalidade na existência, ou seja, o propósito de estarmos aqui e agora.
  • 4Oferecer recursos riquíssimos para uma boa terapia: a aplicação clínica da análise dos sonhos é uma ferramenta importante que dá ao terapeuta a localização do sonhador dentro do processo, seu progresso, os entraves, as modificações psíquicas que estão ocorrendo. Isto é bastante útil e fidedigno, favorecendo o ganho de consciência ao longo da terapia.
  • 5Compensar e equilibrar a psique: a principal função ressaltada por Jung é a função compensadora do sonho. Ela balanceia as vivências externas com as internas, havendo então um pareamento entre ambas. Por exemplo: um evento que gerou muita raiva no sonhador sem que ele pudesse demonstrá-la, gera um desequilíbrio psíquico que pode ser vivido no sonho, como uma situação de briga em que o sonhador diz e age de forma bastante agressiva. Não acontece fora, mas pode acontecer dentro. Dessa forma, o sonho "alivia" a tensão psíquica gerada pela discordância entre o externo e o interno, ainda que temporariamente.
  • 6Demonstrar o que fazer: muitas vezes o sonho trata de resumir tarefas para o preenchimento de uma condição, etapas pelas quais o sonhador deverá passar para angariar um nível mais elevado de consciência. Os sonhos também podem ser interpretados como uma peça teatral que apresenta uma situação problemática e mostra seu desenvolvimento e conclusão. Com isso, o sonhador tem a possibilidade de repensar escolhas, questionar uma situação instalada, enfim, pode modificar sua percepção acerca dos eventos que a ele se apresentam externamente.
  • 7Desgastar acontecimentos traumáticos: sonhos reativos são os sonhos que se repetem, evocando situações traumáticas vivenciadas anteriormente pelo sonhador, como traumas de guerra, acidentes graves, catástrofes, etc. Eles ocorrem com o intuito de desgastar a energia que se acumulou em torno do trauma, até que se esgote ou que esta situação possa ser ressignificada pela via consciente.
  • 8Comunicar-se: sonhos telepáticos são de existência inegável, porém de causa inexplicável também. Caracterizam-se por pessoas que sonham o mesmo sonho ou que conversam no sonho em tempos muito próximos, sem que um necessariamente saiba do outro. Em geral, pode ocorrer entre pessoas distantes ou mesmo entre pessoas próximas que vivenciam o mesmo sonho, na mesma noite e que, conversando, podem descobrir que se comunicaram via inconsciente. São mais raros e muitas vezes podem passar despercebidos, caso falar sobre sonhos não seja um hábito.
  • 9Prever acontecimentos: sonhos prospectivos ou premonitórios são sonhos difíceis de identificar, já que somente podem ser percebidos depois que o evento ocorre, de fato. Até mesmo para aqueles que acompanham seus sonhos e seu mundo interno de perto, os sonhos premonitórios são difíceis de serem identificados. Podem tratar de grandes eventos, como morte, gravidez ou acidente, mas também podem falar de prospecções ligadas a fatos cotidianos. São também raros, porém possíveis. De qualquer maneira, mais do que entendê-los como profecias, eles devem ser entendidos como um rascunho, uma possibilidade preliminar.
  • 10Aguçar e promover insights criativos: quantos inventores, cientistas, operadores de bolsa, teóricos e escritores já tiveram suas obras ou trabalhos criados e desenvolvidos a partir de insights obtidos em sonhos? Quando nos conectamos aos nossos sonhos, podemos acessar nossas ideias de maneira mais livre e por isso nossa criatividade flui sem entraves. Algumas vezes podemos até perceber a forma de concretizá-las, de fazê-las tornarem-se reais no mundo concreto.
Com todos esses benefícios elencados, fica claro que acessar os sonhos, o inconsciente, é uma tarefa mais do que fascinante. É útil. Dá sentido. Conecta o ser humano às suas forças vitais e ao seu código interno de funcionamento para ser mais saudável e efetivo na vida.
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao personare