Gravidez: cuidados com a saúde da mãe e do bebê

abril 22, 2010
Momento único na vida de uma mulher, a gravidez exige cuidados especiais com a saúde. Afinal, além de o corpo passar por muitas transformações, a mãe é a fonte de suprimentos do bebê. Tudo o que ela absorve, incluindo alimentos e até emoções, passa para a criança. Por isso, essa é a hora ideal para reavaliar hábitos e atitudes.

Acompanhamento pré-natal, alimentação saudável e a prática moderada de exercícios físicos estão entre as orientações passadas por médicos especialistas. Eles auxiliam as futuras mamães a levar uma gestação tranquila e garantir que o bebê nasça forte e sadio.

De acordo com o ginecologista e obstetra Cícero Venneri Mathias, diretor técnico do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, o pré-natal vai além de cuidar da saúde física da gestante e de seu filho até que o parto ocorra. É durante esse acompanhamento que o médico orienta a mulher sobre sua gravidez e os cuidados que ela deve ter nesse período.

“Esse acompanhamento também auxilia psicologicamente, pois essa é uma fase em que a mulher está passando por um momento de grande sensibilidade emocional. Muitas dúvidas e medos estão se manifestando em sua vida”, esclarece Mathias.

Não coma por dois

Mesmo com a mudança no corpo, a mulher não deve descuidar da balança durante a gestação. O ganho muito rápido ou excessivo de peso é prejudicial aos dois: grávida e bebê. Ela nunca deve pensar que está comendo por dois e abusar na quantidade de alimentos ingeridos. “É importante ter uma alimentação balanceada, comer pequenas quantidades, seis vezes ao dia, evitando o jejum prolongado”, afirma Mathias.

A prática de atividades físicas auxilia no melhor controle do peso e também traz várias outras vantagens. É indispensável para o bem-estar da mulher. Mas atenção: nunca deve ser feita sem a orientação do seu médico. Mathias sugere que a gestante prefira os exercícios feitos na água, em que o impacto é menor. "Recomendo hidroginástica para quase todas. São poucos os casos em que há restrições", afirma.

Mudanças hormonais, além de deixar a mulher mais sensível, também provocam desidratação geral da pele.

É também nessa fase que podem surgir manchas. Cuidado para não ficar exposta ao sol sem proteção solar nesse período. Além disso, redobre seus cuidados, aumentando o uso do creme hidratante no corpo e no rosto. Principalmente no ventre e nos seios, que incham muito nesse período. Dessa forma, você pode evitar o aparecimento de estrias e continuar linda após dar à luz o seu bebê.


Assine e receba novidades por email !

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon