A maioria dos conselhos gerais sobre fotografia se aplica às câmeras embutidas nos celulares. Mas, como a qualidade delas costuma ser limitada, é preciso prestar atenção e ter muita precisão para obter imagens que valham a pena passar para o PC ou enviar aos amigos.
Passos
1-Planeje: Os celulares com câmera são uma boa ferramenta para registrar momentos imprevistos, mas é melhor gastar alguns segundos para planejar a foto, analisar as condições e ajustar-se a elas.
2-Pratique: Para fazer esses ajustes de maneira rápida quando for necessário, o melhor é treinar bastante. Experimente vários ajustes da câmera, compare os resultados das fotos tiradas em uma mesma situação, etc.
3-Analise o ambiente: Observe o que há ao seu redor e como você poderá utilizar esses elementos e/ou pessoas para compor a sua foto.
4-Descentralize o objeto: Deslocar o objeto principal da foto do centro da cena pode ser uma boa opção para enriquecer a imagem com outros elementos.
5-Adapte-se às condições de iluminação: Isto é fundamental. As câmeras de nível médio a profissional permitem ajustes manuais e automáticos, mas as de celular em geral não, portanto é preciso aprender a tirar o melhor proveito possível do ambiente e dos focos de luz disponíveis.
6-Descarte lugares com pouca iluminação: As câmeras de celular não respondem muito bem em ambientes pouco iluminados. As imagens podem sair granuladas, embaçadas e tremidas (porque é necessário um tempo maior de exposição). Mesmo os modelos com flash só podem captar distâncias curtas (cerca de 50 cm). Portanto, busque sempre lugares bem iluminados para obter uma foto melhor e com boas cores.
7-Evite fotos contra a luz: Se você direcionar a máquina contra um foco forte de luz, o objeto da sua foto sairá escuro e desconectado do fundo.
8-Cuidado com as distâncias: Pelas características técnicas das câmeras dos celulares, elas podem tirar fotos amplas, mas de pouca profundidade. Por isso, o melhor é que os objetos que você quer fotografar estejam perto da câmera, para saírem com boa definição.
9-Esqueça o zoom: Se o seu celular com câmera não tem zoom ótico, descarte o uso de zoom (neste caso, o digital) porque ele prejudica a estabilidade, a nitidez e a qualidade geral da imagem. E sempre se pode recorrer depois a um software de edição de imagem para aproximar e recortar.
10-Controle o brilho: Confira se a câmera do seu telefone tem algum tipo de controle de brilho. Se tiver, aprenda a usá-lo para evitar fotos muito brilhantes ou muito escuras.
11-Dose o branco: Se a câmera permitir, vale a pena usar o balanceamento de branco. Se estiver no modo automático, você pode colocar no manual e regulá-lo.
Foque no branco de uma parede ou de uma folha de papel ou cartolina.
Se esse branco estiver um pouco amarelado, azulado, etc., ajuste-o com o controle de balanceamento até vê-lo branco como é.
12-Opte entre quantidade e qualidade: O que mais interessa a você é a qualidade da imagem ou a quantidade de fotos que você pode guardar na memória da câmera? Se for a qualidade, ajuste a resolução, os pixels e o tamanho da imagem nos números mais altos disponíveis. Se for a quantidade, faça o contrário. Mas saiba que as fotos de mais qualidade serão mais pesadas. Portanto, o envio será mais lento e mais caro.
Importante
As fotos que saem tremidas ou granuladas são as únicas que não podem ser melhoradas. Os outros "defeitos" podem ser corrigidos com algum software de edição de imagem, como o Paint ou o Photoshop.
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon