Fazer ginástica melhora o sono

abril 12, 2010

A insônia desaparece em até 90% das pessoas que começam a fazer exercícios


Dormir é uma atividade sagrada. No entanto, para 30% da população apagar as luzes e deitar pode transforma-se em um tormento. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), praticar esportes, mesmo uma vez por semana, aumenta em 37% o período de repouso daqueles que sofrem de insônia. A notícia é ainda mais animadora para os que se exercitam três vezes por semana durante 30 minutos: as atividades prolongam as fases profundas do adormecer, proporcionando melhor disposição o dia todo.


Prova disso são os 30 mil alunos da rede de academias Bio Ritmo que passaram pelo programa de treinamento Face2Face, que prega exercícios três vezes por semana, por 30 minutos com resultados garantidos. 90% deles afirmam ter um sono mais tranqüilo desde que iniciaram a prática de atividades físicas regularmente. A avaliação é feita no primeiro dia que o aluno chega a academia e depois de 45 dias ele é reavaliado , explica Fernando Tadeu, coordenador técnico da Bio Ritmo. O F2F é ideal para quem não tem tempo e na medida para evitar exageros que, por sua vez, provocam o efeito contrário: quem malha muito pode demorar mais no processo de adormecimento. De acordo com os relatórios da academia outros fatores importantes para saúde geral das pessoas tiveram ótimos índices: 58% melhoraram a Freqüência Cardíaca de Repouso; 98% aume ntaram a força e 75% que sofriam com dores nas costas tiveram melhoras.

A consultora financeira Ana Clara Lobo Machado, 30, integra este grupo de felizardos. Desde começou a malhar, há três meses, sente-se bem mais disposta e bem humorada, tudo por causa das noites mais tranqüilas. Eu sentia muita insônia e acordava constantemente. Hoje, já tenho um sono mais gostoso e não sinto preguiça durante o dia. O que é ótimo , revela.

Segundo os especialistas da Unifesp, oito horas nos lençóis são vitais para estar bem disposto no dia seguinte. As funções cognitivas melhoram e os reflexos ficam mais aguçados. Felipe Castellani Gomes dos Reis, 27, segue a receita ao pé da letra. Mesmo indo dormir à meia-noite, Reis não desgruda do travesseiro até atingir a quantidade de horas aconselhada pelos médicos. Com os exercícios regulares, o biólogo conseguiu amenizar as fortes dores nas costas e repousa muito mais relaxado. A atividade física proporciona um cansaço gostoso e você dorme muito mais , complementa.



Assine e receba novidades por email !

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon