Pelos claros para realçar a pele

abril 05, 2010
Se você já viu o filme “O Virgem de 40 Anos” vai saber identificar uma cena marcante desse longa: a depilação que o protagonista, Steve Carell, fez no peito para tentar melhorar o visual. Alguém se lembra da expressão de dor que ele fez? Pois é. Depilação dói. Isso é um fato. Mas o que fazer se a mulher brasileira gosta de ficar sem os pelos à mostra?

Na tentativa de “driblar” essa técnica e ainda ficar bonita, o clareamento de pelos surge como alternativa que encontra várias adeptas. A grande vantagem de descolorir ao invés de depilar, usar lâminas ou aparelhos elétricos, é evitar irritações, pelos encravados e até manchas. “A depilação com cera quente, por exemplo pode queimar a pele e escurecer algumas regiões mais sensíveis, como as axilas”, alerta a esteticista Cristina Marqueti, do Centro de Beleza Corpo & Mente, em Fortaleza (CE).

O processo de clareamento dos pelos é simples e pode ser feito tanto por um especialista como em casa. Mas, para aderir a esse procedimento, é preciso saber como fazer e que cuidados tomar a fim de evitar alergias e não irritar a pele. Afinal, é preciso usar produto químico. “Sem as devidas precauções, a aplicação pode causar manchas e ressecamento”, afirma Cristina.

Por isso, vale ficar de olho na concentração exata e fazer um teste em uma pequena região do braço, caso você queira fazer sozinha. Passe o produto antes e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e observe por 24 horas. Se não deu coceira nem queimou a pele, pode aderir à técnica à vontade. Caso contrário, melhor continuar com o seu procedimento antigo, seja depilação, lâmina ou depilador elétrico.

Em clínicas estéticas, salões ou spas, a técnica é muitas vezes conhecida como banho de lua. Há basicamente dois tipos de banho: o simples e o especial. Ambos envolvem uma esfoliação da pele seguida do clareamento. A diferença é que no banho de lua especial, a esfoliação é feita com alguma essência (chocolate, morango ou ervas), o que proporciona uma maior hidratação da pele.

Para fazer em casa

  • Compre um pote de água oxigenada 20 volumes e um pó clareador, na farmácia.
  • Se preferir use uma luva descartável.
  • Em um recipiente de plástico, adicione uma colher de café de água à mistura. Essa quantidade é suficiente para clarear os pelos das pernas, braços e barriga.
  • Espalhe sobre a pele – onde você vai aplicar a mistura – óleo de amêndoa doce ou óleo de semente de uva.
  • Aplique a mistura nos pelos que você quer descolorir com pincel ou espátula.
  • Nos pelos mais grossos, o correto é passar no sentido do nascimento dos fios
  • Deixe agir de 20 a 30 minutos ou até os pelos ficarem claros.
  • Retire a mistura no banho.
  • Após a aplicação, passe um hidratante. Dessa forma, você evita o ressecamento que pode ser provocado por um produto químico.

Cuidados importantes

  • Ao contrário do que muitas mulheres pensam e fazem, o ideal é descolorir os pelos dois dias antes de tomar sol e não se expor aos raios solares durante a aplicação da mistura clareadora. O sol pode tirar a umidade natural da pele e provocar o aparecimento de manchas.
  • Prefira usar o descolorante em áreas do corpo como braços, pernas e barriga. Os especialistas não indicam o uso do produto na virilha e buço, por estar muito próximos de mucosas.
  • Mulheres grávidas não devem fazer clareamento.
  • Peles claras são mais sensíveis e, por isso, deve-se optar por um pó descolorante menos concentrado.

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon