Antes de correr

julho 26, 2010
Fazer uma avaliação médica é fundamental para evitar lesões
Se você pretende começar a aderir à corrida como esporte, não pense que é apenas calçar o tênis e sair correndo. É importante tomar alguns cuidados. Por isso, antes de mais nada, faça um check-up completo – de preferência com um médico especializado em medicina esportiva – para saber exatamente o que você pode ou não fazer.
Alguns problemas, como insuficiência cardíaca ou deficiências nos joelhos e pés podem impossibilitar a pessoa de praticar esse tipo de exercício. Em outros casos, como diabetes e hipertensão, a corrida muitas vezes é indicada como parte de um processo de melhoria de qualidade de vida. "O fisiologista está aí hoje para isso. É ele quem vai conseguir levantar os problemas que a pessoa tem de corrigir", afirma o professor Paulo Roberto Correia, do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Feito o diagnótico, o próximo passo é impor o ritmo dos exercícios. Esse início deve ser, de preferência, supervisionado por um profissional habilitado, geralmente um professor de educação física. Segundo Marcos Paulo Reis, proprietário da MPR, empresa especializada em assessoria esportiva, é muito comum as pessoas começarem por vontade própria, impondo-se mais esforços do que seu corpo está acostumado.  Por isso, vários acabam desistindo logo depois, dado o número de lesões que sofrem.
 "O primeiro estímulo é o mais importante. As pessoas não podem querer evoluir muito rápido, pois só o tempo vai dar a ele as qualidades físicas necessárias", afirma o especialista, que também é colunista da Band News FM e comentarista de triathlon da ESPN. Este especialista também pode te orientar sobre qual tipo de tênis é mais apropriado para você.
Embora pareçam iguais, correr na esteira e ao ar livre tem certas diferenças. Correia explica que, apesar de ser mais prática, a esteira “corre por você”, então o corpo acaba não trabalhando diversos músculos necessários para esta prática, mas apenas a parte respiratória. "O corredor de rua percorre a esteira facilmente, mas o inverso não acontece", afirma. 

Disciplina e força de vontade

A farmacêutica bioquímica Daniela Contri, de 36 anos, corre quase todos os dias no campus da Universidade de São Paulo (USP). Para ela, o esporte tem de ser praticado ao ar livre, pois é o tempo que tira para relaxar a mente. 
Como todo esporte, correr requer disciplina e força de vontade. Passados os primeiros meses, quando o corpo já está acostumado à prática, basta curtir esses momentos únicos para beneficiar o organismo e aquietar a mente da rotina. Deu vontade de começar a correr? Então, escolha uma roupa leve, um tênis apropriado e um desodorante que te acompanhe no dia a dia. Para isso, Rexona tem a solução exata para você, pois apresenta uma extensa linha de produtos que garantem proteção 24h.

Fotos: Niels Andreas Glogowski

Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao portal vital

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon