Aventure-se nos esportes radicais

julho 14, 2010





Resumo

Para quem gosta de atividades esportivas, está cansado dos esportes convencionais e tem um espírito aventureiro carregado de adrenalina, uma boa dica são os esportes radicais. Conheça algumas modalidades que nos últimos tempos têm conquistado esportistas no mundo todo.







Opções







1

Mergulho livre. O mergulho é uma excelente fonte de energia e coloca você em contato direto com a água e a natureza. No mergulho livre, o esportista faz uso apenas de um tubo de respiração (snorkel), máscara e pés de pato sem a utilização de reservas de ar. Os mais corajosos podem praticar apnéia e submergir em pequenas profundidades.

2

Mergulho Autônomo. Exige preparação e equipamentos especiais para permanecer mais tempo debaixo d`água e em grandes profundidades. O equipamento necessário é um cilindro com ar comprimido, um regulador (para controlar a saída de ar para que o mergulhador respire sem esforço), um relógio de mergulho (para controlar o tempo de permanência), um profundímetro (para controlar a profundidade), um manômetro (para controlar quanto de ar ainda resta no cilindro) e um colete equilibrador (que proporciona o controle da flutuabilidade durante o mergulho). Para realizar o mergulho autônomo é necessário fazer curso especializado.

3

Bungee Jump. Também conhecido como "iô-iô humano". Pontes, guindastes ou até helicópteros são utilizados para esses saltos, nos quais o praticante é amarrado pela cintura ou pelos pés por uma corda elástica. Não é necessário fazer nenhum curso para praticá-lo, mas é essencial se certificar sobre a qualidade dos equipamentos utilizados. A altura média de um bungee jump é de 40 metros.

4

Wakeboard. Mistura de snowboard com surf. O praticante fica sobre uma prancha e é puxado por um barco a motor ou lancha através de uma corda, o que permite uma série de manobras radicais. É um esporte em grande ascensão no Brasil, que possui diversos cursos para os interessados na modalidade.

5

Rapel. Cachoeiras, montanhas, pontes e prédios são os grandes desafios desse esporte. O praticante começa do cume e desce através de cabos e cordas, superando cada vez mais seus limites. Para a prática segura deste esporte é necessário o equipamento completo: cordas de poliamida, uma fibra sintética resistente ao atrito; mosquetões de alumínio para fazer ancoragens e prender o escalador na corda; freios oito para fazer a ligação do atleta com a corda; uma cadeirinha feita de nylon resistente com costuras especiais e um anel de poliamida, usado para ancoragens, resgate e como fitas guias.

6

Escalada Esportiva. É uma prática que utiliza técnicas e movimentos de montanhismo e que exige o máximo de força e concentração do atleta. A técnica, a coragem e a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores que fazem da escalada um esporte apaixonante. Os equipamentos usados são cordas, sapatilha para escalada, capacete e pó de magnésio para passar nas mãos. Esta modalidade pode ser feita em lugares como montanhas, construções e outros, além de clubes e academias, que possuem paredes de escalada indoor.






Importante

  • Verifique sempre se os equipamentos utilizados nos esportes estão dentro dos padrões de qualidade, garantindo total segurança na hora da prática de cada modalidade. Antes de praticar esportes radicais, consulte seu médico. 


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon