Tudo sobre TV 3D

janeiro 02, 2011

Como arrumar a sala
Segundo fabricantes como a Samsung, televisores 3D não são indicados para pessoas muito jovens, muito idosas, mulheres grávidas e pessoas embriagadas ou muito cansadas. Mas é possível minimizar o risco de ataques epilépticos (em pessoas predispostas) ou náusea ao arrumar a sala com o "feng shui do 3D" em mente.

Criando o ambiente de cinema
A TV é a protagonista, então é preciso posicioná-la com cuidado. Qualquer excesso de luz vai prejudicar a experiência e potencialmente deixar as pessoas enjoadas. Olhar com os óculos em uma sala com luz ambiente, por exemplo, pode fazer com que a imagem fique "piscando". O efeito é ainda mais perceptível se o usuário olhar diretamente para uma fonte de luz brilhante (como a tela de um celular ou um LED piscando), e movimentos rápidos podem causar enjôo em certos espectadores. Logo, certifique-se de colocar a televisão longe de quaisquer janelas (especialmente contra a luz), outras telas (como computadores) e qualquer aparelho eletrônico com luzes LED. Além disso, prefira uma TV que não tenha um logo iluminado ou uma barra de luz na base. Se tiver, certifique-se de que isso pode ser desligado. Se a televisão estiver conectada a aparelhos de TV a cabo ou players multimídia com luzes piscantes, coloque esses aparelhos em um móvel com portas que possam ser fechadas. Isso pode parecer um pouco excessivo, mas lembre-se que o modo de exibição ideal (em um cinema, por exemplo) é com pouca luz.

Posição dos móveis
Uma vez que sua TV está bem localizada e todos os aparelhos eletrônicos estão devidamente fora de vista, está na hora de arrumar os móveis. O ideal é que no máximo quatro pessoas assistam por vez – por uma razão de espaço, já que quatro indivíduos sentados lado a lado representam o campo de visão máximo da tela. Quanto maior o ângulo de visão do espectador em relação ao centro da tela, menos profundidade a imagem terá, e a partir de um ângulo de 45 graus ela fica completamente plana. É importante posicionar a mobília tendo isso em mente. Caso haja mais de quatro convidados assistindo à televisão de uma única vez, a alternativa é fazer com que as pessoas sentem umas atrás das outras. A situação perfeita seria com assentos no padrão de cinema, com alturas gradativas. Contudo, caso você não tenha dinheiro suficiente para transformar sua sala em um minicinema uma boa estratégia é colocar colchões ou almofadas no chão, seguidas do sofá, banquinhos ou cadeiras. Vale lembrar que se estiverem assistindo a cenas com muito movimento como esportes ou filmes de ação, alguns espectadores sentados em determinadas posições podem se sentir enjoados. Uma maneira de diminuir esses efeitos é sentando mais longe do aparelho – quanto maior o ângulo em relação ao centro da tela, mais distante deve estar o usuário.

Óculos 3D
Para assistir a programas em 3D, é preciso um par de óculos 3D. Eles são conhecidos como “shutters”, pois eles piscam para sincronizar o que o espectador vê com a imagem exibida na televisão. Em outras palavras, cada lente escurece alternadamente um olho em movimentos muito rápidos. Enquanto isso acontece, a televisão exibe perspectivas diferentes para cada olho na mesma frequência, então o olho esquerdo enxerga uma perspectiva enquanto a lente do olho direito está escura, e vice-versa.

Fonte: UOL
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto a

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon