Verão é sinônimo de sol forte, corpos à mostra e praias cheias. Para aproveitar essa estação sem prejudicar sua saúde, é importante reforçar os cuidados com a exposição solar. De acordo com a dermatologista Selma Cernea, a produção de melanina pelo corpo, responsável pelo efeito bronzeado, é uma forma de defesa do organismo contra as radiações solares. "Para deixar a pele livre dos efeitos do sol, o protetor solar ainda é o melhor aliado. Esse tipo de produto evita queimaduras, que pode gerar vermelhidão ou, em um nível mais grave, bolhas no corpo. Além disso, o protetor deixa a pele sem manchas, prolonga o bronzeado, retarda o envelhecimento e reduz as chances de câncer de pele", explica Selma, que é coordenadora nacional da campanha contra o câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Existem dois tipos de radiação solar: a ultravioleta A (UVA) e B (UVB). A primeira penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento causado pela exposição à radiação ultravioleta. "Nesse tipo de caso a pele pode ficar mais espessa, com rugas profundas e muitas manchas", alerta a especialista. Já os raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras solares e mudam de intensidade conforme a estação, ganhando força no verão, especialmente no horário entre as 10h e 16h. "O UVB pode causar câncer de pele, principalmente nas áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol", esclarece.
No entanto, a luz solar também pode trazer uma série de benefícios, desde que a exposição seja feita de forma consciente. "O sol ajuda o organismo a absorver a vitamina D, que é indispensável para a formação e manutenção dos ossos, evitando seu enfraquecimento e doenças como a osteoporose, por exemplo. Para isso, trinta minutos de exposição diária é suficiente, em especial nos horários antes das 10h e depois das 16h", avalia a dermatologista da clínica Brooklin, Kátia Luft.
COMO USAR O PROTETOR
Se você é fã de praia ou piscina, também pode colher os benefícios dos dias quentes. Basta aplicar o protetor solar adequado ao seu tipo de pele, além de não esquecer de usar boné, chapéu e óculos escuros. "O protetor consegue filtrar os raios UVA e UVB. Na hora de comprar o produto, escolha o Fator Mínimo de Proteção (FPS) 30, independente de seu tom de pele", aconselha Selma.
Para saber a melhor forma de usar o protetor, fique atento a algumas dicas:
- A quantidade ideal para uso de protetor nos membros inferiores, tórax e costas é de uma colher de chá para cada um. No caso do rosto, pescoço e braços, meia colher de chá é suficiente para cada.
- O protetor solar deve ser aplicado a cada 2h ou todas as vezes que a pessoa sair da água. Além disso, quem transpira muito deve repassar o produto com mais frequência.
- Essa é para as mulheres: a maquiagem está liberada para acompanhar você à praia. Primeiro passe o filtro solar e depois aplique a base, o batom ou o pó facial de sua preferência.
- Quem tem manchas no rosto, deve tomar cuidado redobrado com a exposição ao sol. "A radiação pode acentuar o aspecto das marcas faciais. Além disso, a luz emitida pelas lâmpadas também pode ser prejudicial. A melhor solução para atenuar o efeito é não esquecer de passar o filtro solar nessa região", alerta Selma Cernea.
- Quem mora em países ensolarados, como o Brasil, deve usar filtro solar diariamente. Nesses casos, a pessoa pode aplicar o produto duas vezes ao dia, no rosto e nas regiões que ficarem expostas.
- Não esqueça da hidratação. "Como o sol resseca a pele, é importante usar hidrantes diariamente para devolver o brilho e reduz a opacidade do corpo", explica a dermatologista.
Depois disso, você estará pronto para curtir o verão sem culpas e com a saúde em dia. Aproveite!
Assine e receba novidades por email !
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon