Fatores genéticos
Quando essa característica causa sofrimento na pessoa e se configura constantemente como uma preocupação dela diante de diversas situações, estamos falando em timidez disposicional. Silva afirma que há fatores genéticos relacionados a esse tipo de comportamento, mas ter esse gene não é por si só garantia de inibição. “O fator social é preponderante”, explica.Amanda, por exemplo, se cobra o tempo todo. “Fico imaginando o que os franceses estão pensando do meu sotaque e me acho meio ridícula falando. Na verdade, não gosto de ser diferente porque chamo a atenção e o fato de ser estrangeira já é uma condição que me diferencia”, confessa.
Na origem do problema de quem sofre de timidez disposicional podem estar traumas de infância, pais muito exigentes e críticos, experiências frustrantes e desestimulantes. Para Silva, não é baixa autoestima. “Muitos tímidos não se sentem diminuídos em suas competências, apenas veem suas limitações como um problema de comunicação”, revela.
Eles também não são introvertidos, pois nesses casos a pessoa costuma dispensar o convívio com os outros. “Isso é o oposto do que acontece com os tímidos, que até supervalorizam as relações e opiniões, mas que, no entanto, tendem a ser mais reservados”, ressalta o psicólogo.
Para tentar diminuir essa reserva, o importante é reverter a leitura pessimista que a pessoa faz de qualquer situação que estimula esse comportamento mais retraído. “O tímido é hiper-reativo, superestima as coisas, tornando-as temerosas”, explica Silva. Por isso, é importante essa leitura mais positiva do contexto que causou essa reação nele.
Cada um, na verdade, acaba lidando com essas situações de um jeito. Amanda, por exemplo, confessa que chegou a cogitar pedir ajuda, mas encontrou sozinha a própria maneira de lidar com a timidez. “Sempre enfrento as situações. Por mais difícil que elas possam parecer, procuro não recusar convites e tento ser mais receptiva, apesar de ainda arriscar pouco nas iniciativas”, confessa.
Assine e receba novidades por email !
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon