Cabelos: a nova onda são os beijos de sol

abril 05, 2010
Você já ouviu falar das mechas californianas, aquelas que dão um aspecto de que os fios estão queimados pelos raios de sol? Se não, pelo menos já viu os efeitos que elas causam, pois estão evidentes nos cabelos das maiores adeptas desses recursos, as tops Gisele Bündchen e Fernanda Lima, além da apresentadora Ana Maria Braga. Mas o que vem fazendo a cabeça de famosas e anônimas atualmente é um recurso conhecido como sunkiss – que em português significa beijos de sol.

A diferença, basicamente, está na técnica. A mais antiga surgiu na Califórnia, inspirada nos cabelos dos surfistas locais que costumam passar parafina nas mechas. Por isso, alguns cabeleireiros usam descolorante nas madeixas de algumas mulheres para criar um contraste bem evidente com a raiz, que naturalmente é mais escura.

Os beijos de sol são mais suaves, com mechas feitas à base de tintas, que causam menos danos aos fios – principalmente porque as tinturas atuais contêm produtos hidratantes, que conservam o cabelo. Por isso, quanto mais claros os fios, mais idas ao salão, até que consiga atingir a tonalidade desejada, porque você não está aplicando descolorante. Daí, a técnica torna-se mais demorada, porém, mais eficiente. 

Para a cabeleireira Helaine Garcia, do Salão Capitu, em São Paulo, as mechas que mais devem fazer a cabeça das mulheres estão entre as que apresentam degradês mais suaves, que vão, por exemplo, do chocolate ao mel. “A tendência é evitar aquele contraste forte entre raízes escuras e pontas muito claras das californianas”, comenta.

Hoje em dia, os looks em evidência deverão ser puxados para tonalidades similares aos cabelos da top Alessandra Ambrósio. É o que aposta o cabeleireiro e dono do salão EV, também na capital paulista, Evandro Ângelo. “O sunkiss cria um visual mais sofisticado, pelo efeito mais suave”, ressalta. Em geral, as mechas são feitas em uma distância de até 2 centímetros até as pontas, resultado que pode ser obtido por diferentes técnicas, como o desfiado em touca e os papelotes de papel alumínio.

Mudança radical

Segundo os especialistas, qualquer pessoa pode aventurar-se na nova técnica. “O importante é harmonizar com a cor original dos fios e da pele”, reitera Evandro.

Assim, cabelos mais escuros pedem tons de marrom que vão desde o castanho, passando pelo chocolate, até o canela. Os cabelos acobreados devem pender mais para o alaranjado e o dourado. As ruivas podem abusar dos acajus e avermelhados, e as loiras, do camomila, mel e dourado, chegando até o platinado, dependendo da raiz.

E já que você vai ao cabeleireiro, que tal mudar o visual de vez? A tendência para essa temporada são os cortes mais leves, que dão um aspecto natural.

Uma boa pedida, os repicados mais curtos jogam os cabelos na altura do ombro. Além disso, ele transforma-se em uma opção para quem quer controlar ou dar mais volume. “Os fios mais finos podem ser corrigidos com o desfiado, que confere leveza e aumenta o volume natural do cabelo, já os mais cheios devem receber o repicado em camadas, que reduz o volume”, ensina Evandro.

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon