- Itens de segurança são fundamentais. Tenha sempre contigo capacetes, joelheiras e luvas, para o caso de quedas. Óculos escuros também são aconselháveis.
- Pense na roupa que vai vestir. Além de confortáveis, elas não podem prender os movimentos.
- Vista-se com peças chamativas, principalmente se for voltar para casa à noite. “Ciclistas e pedestres não são tão visíveis no escuro”, adverte Lobo. Se a sua roupa é discreta, ele aconselha a usar aquelas faixas que brilham quando iluminadas por um farol. Elas podem ser compradas em lojas de ferragens ou equipamentos para segurança no trabalho.
- Tome cuidado com os cruzamentos, onde 80% dos acidentes com ciclistas acontecem. Prefira ruas onde o tráfego (principalmente o de ônibus) é menos intenso. “O principal é ficar atento. Do lado das vias cheias de veículos, existem aquelas onde não há ninguém passando”, lembra. A escolha do trajeto certo também ajuda a eliminar outros desconfortos, como subidas longas ou ladeiras muito íngremes.
- Para driblar o calor e o suor, leve algumas peças de roupas a mais com você. Verifique se existem vestiários na empresa, onde você possa tomar banho. Caso não seja possível refrescar-se depois do percurso, planeje para que possa pedalar o mais devagar possível e chegar ao seu destino a tempo de dar aquela descansada. O período que você mais sua, lembra Lobo, é aquele logo após o fim da atividade física.
- Não se esqueça de levar sempre água ou algum isotônico para repor o líquido que você perde durante os exercícios.
Assine e receba novidades por email !
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon