O Brasil é um país que, na maior parte do seu território, não tem as estações do ano bem marcadas. É comum termos dias quentes de inverno, chuvas e vento frio no verão e outono e primavera com características pouco acentuadas. Por isso, quando começamos a fungar, espirrar e tossir, nem sempre temos certeza se os sintomas são alérgicos ou decorrentes de alguma doença.
O primeiro passo é entender os sintomas de cada problema. Depois de identificado o mal, saber o tratamento mais adequado passa a ser a principal questão. Por isso, com a ajuda do infectologista Dr. Otávio Cintra, montamos um guia com os vilões do frio com suas causas, efeitos e modos de prevenção. Aproveite!
Resfriado
Dentre os agentes infecciosos, os vírus são os mais freqüentes, sendo os rinovírus a principal causa de resfriado.
Diagnóstico: começa com dor de garganta, depois coriza e às vezes febre baixa.
Prevenção: evitar contatos com pessoas doentes, lavagem freqüente das mãos.
Tratamento: analgésicos, hidratação e soro fisiológico nasal. Alguns fototerápicos podem ser úteis no tratamento de resfriados.
A gripe é uma infecção muito diferente, com febre alta e sintomas respiratórios, principalmente tosse, causada pelo vírus influenza.
Diagnóstico: caracterizada por febre alta, dor no corpo, tosse, obstrução nasal e coriza. A febre começa antes de tudo. Pode ser confirmada com diagnóstico laboratorial por detecção do vírus na secreção respiratória, sendo mais útil o teste rápido que dá resposta em 10 minutos.
Prevenção: vacinação anual no período de outono inverno.
Tratamento: uso do antiviral nas primeiras 48 horas do início dos sintomas.
Sinusite e Rinite
São complicações tanto de resfriados quanto de gripes. Podem ser crônicas ou associadas à alergia. A sinusite pode causar dor de cabeça e na testa, além de entupimento do nariz. A rinite se caracteriza por irritação de garganta e nariz, com espirros, sem febre.
Diagnóstico: observação clínica e se necessário raio X e exames de sangue.
Prevenção: diagnóstico do que causa a alergia e tratamento medicamentoso.
Tratamento: antialérgicos e cortiesteróides tópicos, além da profilaxia ambiental. No tratamento da sinusite, dependendo da causa, às vezes são necessários antibiótico.
Pneumonia
Geralmente é uma complicação de infecção por vírus ou bactérias.
Diagnóstico: observação clínica e se necessário raio X e exames de sangue.
Prevenção: evitar a gripe ou tratar rapidamente, evitar os resfriados e tratar a alergia. No caso de pneumococo, uma bactéria que causa estas doenças, pode estar indicada a vacinação em pessoas que já tem uma chance maior de desenvolver pneumonia.
Tratamento: no caso de bactéria, necessita de antibióticos.
Assine e receba novidades por email !
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon