O hair stylist Regis Vanccini, do Lounge Hair Style, no Rio de Janeiro, explica que clarear as madeixas é um processo contínuo, que, no caso dos fios mais escuros, pode chegar a durar até um ano. Mas vamos começar pelo mais importante: qual tom de loiro combina com a sua pele?
Negras e morenas não ficam bem usando loiro platinado. Este tom, na verdade, é o mais difícil de ser atingido e exige manutenção constante. "Para essas mulheres, o ideal é apostar em mechas douradas", explica Vanccini.
As morenas claras podem apostar em qualquer tonalidade de loiro, seja dourado – mais fácil de conseguir, pois é a primeira cor revelada no processo de tintura – ou acinzentado. No entanto, se você já é loira e quer clarear ainda mais o cabelo, cuidado para não se apagar. "Nesse caso, pintamos com um tom mais dourado, para destacar a cor natural do rosto dela", comenta o profissional.
Mas todas devem prestar atenção em um detalhe: as sobrancelhas. Nada de cabelo superclaro e sobrancelha escura. Por isso, pinte-as, de preferência, no mesmo tom das madeixas. A não ser que você prefira aderir à nova tendência de usar esses fios de expressão bem mais claros, quase na tonalidade da pele, simulando a ausência de fios.
Cuidados
especiais
Existem vários métodos para tingir os cabelos: mechas tradicionais (luzes e
balayage), que clareiam apenas alguns fios; as californianas, nas quais o cabelo
ganha uma tonalidade loira mais escura na raiz e vai clareando até as pontas;
ny glam meches,
também aplicada no meio e nas pontas, mas sem o uso de amônia; e a tintura
simples, que encobre os fios e é ideal para quem aposta em uma mudança radical
ou quer apenas sumir com as partes brancas. Mas aí vai um alerta dos
especialistas: fuja das tinturas que contêm chumbo na composição, porque esta
substância é extremamente prejudicial à saúde.Depois que conseguiu atingir o tom dos seus sonhos, vem a etapa que requer ainda mais cuidados. “Você precisa cuidar dos fios para que ele não fique 'espigado' e com aquele aspecto de mal tratado", enfatiza Vanccini. Isso porque quando você aplica um processo químico no cabelo, retira dele pigmentos, proteínas e aminoácidos que precisam ser repostos.
Uma cauterização a frio – que promove a reconstrução dos cabelos danificados – ou hidratações com produtos específicos para tratamento antiquebra são processos que podem ser feitos a cada 15 dias no verão e uma vez por mês, durante o inverno (período com menos exposição solar). Em casa, busque fazer uma vez por semana máscaras de nutrição caseiras, com cremes elaborados para cabelos tingidos, que são encontrados em farmácias ou supermercados.
A linha Seda Cocriações, em parceria com sete dos maiores experts em cabelos do mundo, criou fórmulas ideais para qualquer tipo de cabelo. Thomas Taw ajudou a desenvolver uma linha completa com shampoo, condicionador, creme para pentear, tratamento intensivo e tratamento noturno, para recuperar cabelos secos e danificados e deixá-los mais saudáveis e macios. Mauro Freire, o único brasileiro neste hall de especialistas, é cocriador de cinco linhas com shampoo, condicionador, creme para pentear e serum, para diminuir o frizz e dar ainda mais brilho aos fios. Experimente, nutra e fique com as madeixas ainda mais iluminadas!
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon