Supere a fobia de aranha

maio 11, 2010

Por Dr. Marcelo Cubellun, 
Médico Psiquiatra
M.N 69874

Resumo

O medo irracional, intenso e desproporcional de aranha é uma fobia que afeta duas vezes mais mulheres do que homens.
Se você sofre de aracnofobia, não se preocupe nem se culpe por isso. Existem diferentes modos de controlar o problema. A seguir você encontrará alguns deles.


Passos


1

O primeiro passo para superar a fobia é aceitar que é saudável e precavido sentir certo medo de um animal cuja picada pode causar lesões. O seu objetivo deve ser controlar conscientemente esse medo.

2

Evite ser "surpreendido" pelas aranhas. Limpe e ventile periodicamente os lugares onde elas costumam se esconder (atrás de quadros e móveis, em cantos escuros e lugares pouco usados). Se você mora em regiões propensas à proliferação de aracnídeos, coloque proteções nas portas e nas janelas para dificultar o acesso desses animais à sua casa.

3

Não force o contato com as aranhas. Trabalhe suavemente o controle sobre a sua fobia respeitando o seu ritmo e sem maiores exigências. Mas procure fazer progressos.

4

Tome contato com o animal de modo paulatino e gradual até chegar à exposição direta. Escolha os momentos em que se sentir disposto e confiante, como se estivesse realizando uma experiência ou mexendo com alguma coisa com a qual você se diverte.

5

Comece observando fotografias com poucos detalhes até conseguir tolerar ver outras imagens mais nítidas e precisas.

6

Você pode aumentar a sua sensação de controle se preparar o ambiente para entrar em contato com o animal: coloque uma música agradável, use seu senso de humor e tente relaxar antes de começar a investida. Lembre que a prioridade é manter o seu medo sob controle consciente e não se tornar um caçador de aranhas.

7

Na medida em que você sentir mais confiança, atreva-se a exposições mais audaciosas: assista a vídeos e documentários sobre aranhas em movimento nos seus habitats naturais, informe-se sobre seus tipos e hábitos, vá a algum lugar onde possa vê-las por trás de um vidro.

8

Quando sentir mais segurança e autocontrole, comece a imaginar como você reagiria se encontrasse uma aranha dentro de casa, no trabalho ou na rua. Pense em estratégias diferentes para cada ocasião. Antecipe-se e treine os comportamentos escolhidos, aproveitando que não está dominado pelo medo.

9

Observe como outras pessoas reagem às aranhas. Use o exemplo delas para melhorar e aperfeiçoar as suas reações diante desses animais.

Importante

  • As pessoas afetadas por fobias costumam levar até dez anos para buscar tratamento e geralmente só fazem isso quando atravessam uma crise.
  • Não adie a decisão de superar a fobia. Quanto mais cedo você começar a combatê-la, mais rápidos e efetivos serão os resultados.
  • Se apesar dos seus esforços você não conseguir superar esse medo, consulte um especialista.


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem-simples

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon