À beira de um ataque de nervos

junho 02, 2010

Quando uma mulher está mal humorada, irritada, fazendo cara de poucos amigos ou chorando pelos cantos, é comum ouvir alguém dizer: "Ela está de TPM". Mas você sabe mesmo o que é isso? A sigla, que vem da palavra Tensão Pré-Menstrual, realmente provoca esses sintomas e, às vezes, alguns até piores. Outras pessoas, no entanto, não sentem absolutamente nada, causando certa inveja em grande parte do público feminino que passa por maus bocados durante alguns dias do mês, quando a tal da TPM ataca. Afinal, o que ocasiona essa diferença?
Na verdade, não existe uma causa única e, sim, várias, que podem fazer com que você, mulher, esteja mais sensível nesse período. Uma delas é o fator hereditário. Ou seja, se sua mãe teve ou tem essa síndrome, as chances de você ganhar esse “presente” aumentam.
Por outro lado, há também um forte componente emocional. É o que explica Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM, do Hospital das Clínicas de São Paulo, na capital paulista. "Caso você esteja passando por dificuldades na vida profissional ou pessoal, isso pode provocar reflexos nesses dias, sob a forma de tensão pré-menstrual", afirma.
Porém, a causa mais comum são os desequilíbrios hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Eles diminuem a quantidade de alguns neurotransmissores (moléculas envolvidas na comunicação entre as células do cérebro), como a serotonina, no sangue. Só para ter uma ideia, especialistas dizem que a serotonina é mágica, porque ela provoca a melhora de humor, de um modo geral. No organismo, essas alterações começam a acontecer entre sete e dez dias antes da menstruação.

Por que eu?

E por que você tem TPM e sua melhor amiga não? "Depende, entre outras coisas, do óvulo que cada uma produz e da quantidade dos hormônios progesterona e estrogênio liberados também", afirma Mara. E também não pense que com a idade passa! Quanto mais velha, e, principalmente, após o nascimento dos filhos, maior será a TPM.
No entanto, nem tudo está perdido. Há esperança para a diminuição desses sintomas. Fazer exercícios físicos aeróbicos ajuda a diminuir os vestígios, já que aumenta o nível de produção do hormônio endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.
Se as causas são desconhecidas, pelo menos 65% das mulheres sabem as consequências da TPM, ressalta a especialista. E que consequências! Irritabilidade, ansiedade, depressão, maior sensibilidade nas mamas, vontade de chorar por qualquer coisa, dor de cabeça, inchaço nas pernas causado pela retenção de líquido típica do período, insônia e, a mais comum, compulsão por doces.
Atacar a geladeira nessa época é o que faz a assessora de imprensa Caroline Cardoso, de 25 anos. Cerca de cinco dias antes de menstruar, ela começa a sentir cólica, irritação e uma melancolia inexplicável. Então, para ela, o doce causa uma enorme sensação de bem-estar. "Mas só percebo que eram sintomas da TPM depois que passam", conta.
Você se identificou com a Caroline? Bem, você não é a única. Essa história se repete com várias mulheres. Por isso, faça exercícios para tentar melhorar sua qualidade de vida. Mas não se esqueça de também respeitar esse momento, porque ele passa rápido. Ah, e se permita comer chocolate. Faz tão bem nessas horas...


Assine e receba novidades por email !

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon