Inverno democrático

junho 02, 2010

Ande na rua por cinco minutos e observe. Com certeza, você verá pelo menos algumas mulheres usando coletes ou casacos bicudos em diversos tamanhos. Segundo a consultora de imagem Sabina Donadelli, que tem mais de 15 anos de pesquisa de moda no Brasil e no exterior, eles são a “cara” desta estação. “São peças modais, ou seja, que estão em destaque na temporada”, explica. O ideal é combiná-las sempre com outras peças mais básicas, como calça jeans, saia mais simples e cacharel (blusas de manga comprida com gola alta).
Toda estação tem uma – ou várias – “bolas da vez”. Porém, é preciso ficar atento às combinações. Segundo Sabina, apenas 2% da população mundial tem o dom de mixar bem as peças de roupas. “Na dúvida, alterne peças com visual mais carregados com outras neutras.”
O inverno está com uma tendência mais minimalista, inspirada nos anos 1990, porém com toque feminino e chique. “Abuse das peças de alfaiataria em tons neutros e no preto, que vêm com força total”, afirma a personal stylist Ellen Baraldi, editora do site Personal Stylist.
As estampas estão democráticas. Principalmente o xadrez, que é apresentado em várias alternativas e cores. Camisetas e calças em tecidos bem desgastados inspiram uma tendência que vem sendo chamada de “mendigo chique”. Alguns famosos como Brad Pitt, Robert Pattison e a top model britânica Alice Dellal aderiram ao estilo, que foi às passarelas no início deste ano, com a estilista Vivienne Westwood, na Semana de Moda de Milão e em Paris.
O conceito ficou ainda mais conhecido depois que a mídia encontrou um mendigo de verdade, estiloso, que aparece vagando pelas ruas de Ningbo, na China. Ninguém sabe o nome dele, por isso, o sujeito foi apelidado de brother sharp– que significa, na gíria, “irmão descolado”. Para ter uma ideia, ele já foi matéria de página inteira do jornal inglês The Independent.

Do trash ao luxo

Na contramão do minimalismo, vem o luxo. Muitas lantejoulas, cristais, pedrarias, paetês, lurex e plumas, que podem ser usados com peças mais neutras ou com as do “mendigo chique”. Mas atenção para uma dica importante da Sabina: “Cada um deve usar o que combina com seu estilo. Por isso, você deve sentir-se bem sendo autêntica”.
De uns tempos para cá, os esmaltes, penteados e make-ups têm sido cada vez mais atrelados para harmonizar com as roupas. Nas unhas, o cinza – do mais claro ao mais escuro –, as variações de roxo, azul, pigmentos vibrantes, os vermelhos clássicos e o nude vão predominar. Tons de rosa e puxados para o branco devem ficar estampados nas mãos das mulheres mais discretas e que fazem a linha romântica.
Nas maquiagens, destaque para a boca, que deve vir com tons mais escuros e marcantes. Os cabelos podem estar presos em coques e em tranças diversas. Os curtos em onda, no estilo anos 1940, são os penteados da vez, segundo Ellen. Porém, nunca se esqueça: aproveite a moda sem perder sua identidade.


Assine e receba novidades por email !

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon