Como identificar boas oportunidades?

julho 14, 2010
 Por Dr. Marcelo Cubellun.
Médico Psiquiatra
M.N 69874

Resumo

As oportunidades estão à vista de todo mundo. Por que então só algumas pessoas as vêem e conseguem aproveitá-las? Observar não é simplesmente ver, mas fazer isso com intenção, com um plano, com a vontade de descobrir o que está oculto ou o que não é evidente. Siga estas dicas e você desenvolverá uma habilidade imprescindível para o seu desenvolvimento futuro. 


Passos


1

Quando você estiver em uma situação específica, concentre-se nela. Não se disperse com outros assuntos, nem deixe que a sua mente vague sem rumo. Se você com freqüência se distrai de um assunto ou de uma pessoa, pergunte-se o que o incomoda e faz evitar que todos os seus sentidos tenham um único foco.

2

Mantenha-se relaxado para captar os estímulos que recebe do meio à sua volta. Ficar atento não implica ficar tenso e com expectativas de resultados, mas, sim, ficar à vontade consigo mesmo e aberto para ver o que acontece no seu entorno.

3

Observe tudo com um propósito previamente determinado por você mesmo. Se for passear em um parque, por exemplo, pergunte-se antes com que você deseja voltar do passeio: com uma imagem das árvores, sabendo quantas pessoas e de que tipo o freqüentam, conhecendo as atividades oferecidas. Uma olhar "interessado" nos seus objetivos permitirá ver mais além do usual.

4

Exercite a sua curiosidade pelos assuntos que lhe interessam e faça-se perguntas novas sobre eles. Assim você se sentirá estimulado a buscar novas respostas e novas fontes de informação.

5

Quando estiver observando uma cena que está acontecendo, esforce-se para imaginar como ela acabará. Compare as suas hipóteses com o desfecho real. Anote os seus acertos e erros, tentando identificar a causa.

6

Quando observar uma situação já conhecida, não pense que ela terminará como sempre. Introduza imaginariamente algumas mudanças e crie novos finais.

7

Insista em encontrar os motivos ou causas que estão por trás das ações que você observa à sua volta. Não justifique com o acaso aquilo que você não entende ou não sabe explicar.

8

Observe se há outras situações acontecendo simultaneamente e procure as relações entre a cena central e as situações concomitantes. Entenda qual é essa situação central e quais são as acessórias para cada participante da cena. Isso o ajudará a entender os pontos de vista dos outros e a se situar em vários lugares ao mesmo tempo para tirar conclusões ou visualizar soluções de maneira mais efetiva e abrangente.

Importante

  • Qualquer técnica de observação pode ter bons resultados se você mantiver uma atitude de questionamento e estimular a sua curiosidade planejando sempre novos desafios. 

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto a revista personare

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon