Como melhorar a sua situação econômica?

julho 14, 2010

Por Dr. Marcelo Cubellun
Médico Psiquiatra
M.N 69874

Resumo

Ter e conservar o dinheiro suficiente para não passar por sufoco financeiro não é uma questão de sorte, mas sim de dedicação integral a esse objetivo. Um recurso inteligente é pensar nos tipos de investimento que potencializam e multiplicam os seus recursos, sejam eles materiais ou intelectuais. O começo do sucesso não está só no dinheiro que você tem no bolso, ou no tipo de negócio que você faz; está, sim, no seu uso dos recursos, mesmo antes de entrar em ação.


Passos


1

Prepare uma lista dos recursos com que você conta realmente, sem se preocupar com os que faltam para concretizar os seus projetos. Identificá-los é o primeiro passo para construir a sua real plataforma de lançamento.

2

Para isso, lembre-se de que os seus ativos materiais não se resumem ao dinheiro que você tem no "bolso".
Também fazem parte deles os títulos que podem ser convertidos em dinheiro (depósitos, ações, cotas de fundos de investimento), máquinas, tecnologia (computadores, softwares, redes), bens móveis (equipamentos, ferramentas, veículos) e imóveis (apartamentos, depósitos, escritórios, construções em geral).

3

Avalie os recursos intangíveis: profissão e conhecimentos específicos, antecedentes e experiência acumulada, especializações e cursos realizados, contatos e relações com o meio, carteira de clientes e afins, patentes e projetos, capacidade de poupança e previsão, tanto sua como dos seus colaboradores. Considere como um ativo muito importante o tempo que você vai dedicar ao projeto.

4

Analise um a um os recursos com que você conta e imagine que destino poderia dar a eles para que gerem algum benefício concreto. Encontre para cada ativo uma aplicação que seja uma fonte geradora de mais recursos (do mesmo gênero ou de outro). Talvez uma nova máquina lhe permita "gerar" tempo livre, ou determinada capacitação leve a uma melhor possibilidade de uso de bens materiais.

5

Solte a imaginação e seja criativo. Não descarte nenhum ativo por considerá-lo não pertinente para os seus projetos ou de pouco valor. Uma sólida plataforma de lançamento exige que você estruture com coerência e sinergia todos os seus recursos necessários aos projetos que resolveu desenvolver.

6

Descarte a idéia de gastar os seus recursos para melhorar a sua situação financeira. Assim você só conseguiria diminuir o seu patrimônio, empobrecer e reduzir as suas possibilidades futuras. Supere a pressa do curto prazo sem comprometer seu futuro a médio prazo.

7

Fixe-se na idéia de que os seus recursos devem gerar mais recursos. Desse modo você contará cada vez com mais energia para investir nos seus projetos e avançar no seu desenvolvimento econômico.
Não desperdice os seus bens. Cuide deles com cuidado, mas sem ser avaro consigo mesmo, e coloque-os para trabalhar para você. As pessoas que conseguem o sucesso econômico chegaram a esse estágio porque souberam direcionar os seus bens, com paciência e determinação, para atividades que os multiplicaram ao longo do tempo.

Importante

*Lembre-se de que sucesso econômico não é ter dinheiro hoje, mas sim estabelecer uma plataforma de ações geradoras de rendas que não se esgotem (e possam se multiplicar) com o passar do tempo.


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon