Para servir um jantar apetitoso, anfitrião também deve seguir etiqueta

Para servir um jantar apetitoso, anfitrião também deve seguir etiqueta

abril 27, 2010 Add Comment

Evite extrapolar e invista nas adaptações para deixar o ambiente aconchegante


A comida quentinha e cheirosa, a mesa posta impecavelmente, tudo arrumadinho até que a campainha toca. Os convidados já vão entrando prontos para jantar. Tudo parece bem. Ops! O cardápio serve carne no prato principal e têm vegetarianos à mesa? Ou você preparou um belo prato à base de camarão e só depois descobriu que a Tia Maria é alérgica ao crustáceo! Não se sinta só nesta saia justa. Muita gente passa (ou já passou) por isso. Qualquer detalhe não observado pode causar desconfortos e levar tudo o que você preparou por água abaixo. Por isso, procuramos o consultor de etiquetas Jefferson Moraes e a chefe de cozinha Luiza Zaidan para saber o que se deve fazer para evitar as situações constrangedoras na hora de receber convidados em casa para uma refeição.
foto thin - getty images
Preparação: observe os detalhes
Antes de programar o evento, tente conhecer os gostos e costumes de seus convidados da melhor maneira possível. Se você vai oferecer um jantar ou um almoço a pessoas que você tem menor grau de intimidade procure saber o que gostam de comer e de fazer, por intermédio de pessoas próximas. Assim, você já estará a meio caminho de fazer com que nem eles, nem você tenha surpresas desagradáveis.

Já definidos os convidados, é importante fazer uma lista de tudo o que você vai precisar antes e no decorrer do jantar. Dessa forma, você vai evitar contratempos, como se lembrar de comprar algo em cima da hora.  

A arrumação da mesa 
Caso você não tenha espaço suficiente para acomodar devidamente todos os seus convidados, o consultor de etiqueta Jefferson Moraes dá a dica: "Não é nada grave, desde que não aconteça com frequencia. Arrume com um vizinho ou conhecido uma mesa extra de plástico e a monte ao lado da mesa principal". Uma toalha bonita, bem passada e flores farão o improviso passar despercebido.

O consultor indica ainda que se você não tiver essa opção, poderá recorrer ao serviço americano, que consiste em deixar em uma mesa central todos os pratos e copos e distribuir para as pessoas jogos americanos consistentes, para que o convidado consiga apoiar bem o prato no colo. "O importante é que não haja desconforto e que os convidados sintam-se bem em sua casa", afirma Jefferson.

Na montagem da mesa, é importante que se coloque tantos pratos e copos quantos forem os pratos que serão servidos, por exemplo, se você optar por servir seus convidados com sopa como entrada, o prato fundo deve estar sobre o prato raso. Isso evitará o entre e saí da sala para cozinha e te ajudará a dar mais atenção aos convidados. Se você costuma distinguir o copo para bebida alcoólica do que é para sucos e refrigerantes, a Chefe Luiza Zaidan indica que o ideal é que se tenha a mesa ambos os copos para todos os convidados. "Na medida em que cada um vai mostrando sua preferência, os copos excedentes devem ser retirados, para que a mesa fique mais limpa", afirma ela.

Caso você não tenha copos e pratos iguais suficientes para todo mundo, não se preocupe, isso não comprometerá o seu jantar. Misture o que tem em casa de forma que fique harmônico. Se você se incomoda demais com isso, existem lugares que alugam pratos e talheres por um preço razoável.  
foto thinkstock - getty images
Não erre a mão
 Mas não tem jeito. Para a maioria das pessoas, a maior dificuldade de servir um jantar ou almoço é relacionada à comida que deve ser servida.

A quantidade de comida preparada é um cálculo importante, pois, se a falta é inadmissível, errar para mais também não é interessante, pois te deixará refém da comida requentada ou, ainda, do desperdício das sobras que vão para o lixo. "O cálculo da porção individual varia se é almoço ou jantar, final ou decorrer da semana. Porém, a média recomendada é de 150g de proteína e 100g de carboidrato", recomenda a Chef Luiza.

Nada como uma comida bem temperadinha, porém, o a quantidade do tempero é questão de gosto. Por isso, como indica Luiza, é de bom tom que o anfitrião ou anfitriã coloque pouco sal e tempero no preparo dos alimentos em geral e coloque na mesa ingredientes à disposição, caso os convidados queiram mais. "É a forma mais correta e a mais elegante de lidar com a situação".

Com relação ao cardápio, é bom que ele seja variado e mais tradicional, a menos que você conheça bem seus convidados. Como explica o consultor Jefferson Moraes, "vai que um de seus convidados, por motivo religioso ou ideológico, se incomode com alguma comida? Por isso, para evitar desconfortos procure não inovar demais". Dar toques requintados às receitas tradicionais pode ser uma boa opção para fugir do básico sem se arriscar.

Se for servida sobremesa, é bom que se tenha pelo menos uma alternativa mais leve ao doce tradicional, como por exemplo, uma gelatina. Frutas são sempre bem vindas para encerrar a refeição. O tradicional cafezinho pode ser servido na sala para evitar que as pessoas fiquem esperando a retirada dos talheres ou, ainda, evitar que elas fiquem sentadas em frente aos pratos usados. Porém, como tudo, aliás, vai de acordo com a vontade do anfitrião, que deve levar em conta sempre, o conforto dos convidados.
Deixe de lado as formalidades
O código clássico de etiqueta ensinava que o anfitrião ou a anfitriã deveria servir, enchendo o prato que está na sua frente e, depois, passando-o para os convidados, de forma que cada um estivesse com seu prato cheio. No entanto, essa recomendação já está ultrapassada e deve ser evitada. "O anfitrião não precisa servir ninguém. Somente, se for o caso por educação, a uma pessoa mais idosa. Mas, no geral, cada um pega o que quiser da forma que quiser. Por isso é legal ter opções. O básico é que o dono da casa aguarde até que todos se serviam para então, encher o prato. Fora isso, não há recomendações", explica o consultor.

Para que o jantar corra bem é fundamental que seja um momento descontraído e amistoso, com espaço para que os convidados elogiem ou peçam algo e para que os anfitriões fiquem tranquilos.



Assine e receba novidades por email !
Tossir com etiqueta faz bem à saúde

Tossir com etiqueta faz bem à saúde

abril 27, 2010 Add Comment

Doenças graves como tuberculose podem ser transmitidas através dela


Que a tosse é um grande inconveniente ninguém nega. Mas o que muita gente não sabe é que apesar de incômodo, o sintoma é um importante aliado na proteção do organismo. A tosse é um sinal de que algo não vai bem. E no caso de um engasgo, por exemplo, é fundamental para expelir o corpo estranho e evitar o sufocamento.

A tosse também auxilia o médico a detectar doenças que vão desde uma gripe, a problemas mais sérios como pneumonia, asma, bronquite, tuberculose e câncer. Outra função é expelir catarro, que pode conter micro-organismos, tais como bactérias e vírus. Portanto, não se deve inibir a tosse, pois catarro alojado nos pulmões propicia a multiplicação de bactérias e pode transformar uma simples gripe em pneumonia.

Porém, apesar de ser uma forma eficaz de eliminar secreções, a tosse também é um eficiente caminho de transmissão de doenças. Por isso, infectologistas do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, decidiram fazer uma campanha que chamaram de "Tossir com Etiqueta".  
1. Cubra a boca e o nariz com um lenço quando for tossir ou espirrar.O termo pode parecer estranho, mas assim como há a maneira correta de se comportar à mesa, há também o jeito certo de tossir. Não se trata apenas de uma questão de educação: tossir com etiqueta pode prevenir a disseminação de vírus como os da gripe e até evitar uma epidemia.

A recomendação não é apenas dos especialistas, mas também do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma organização americana de controle e prevenção de doenças, que criou a campanha Cover your Cough ("cubra sua tosse"). As recomendações abaixo fazem parte da campanha Cover Your Cough. São atitudes simples e fáceis de tomar no dia a dia, que podem evitar a propagação de vírus, bactérias e a ocorrência de epidemias. Vale seguir esses conselhos: 

2 .Tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação.

3. Coloque o lenço usado no lixo.

4. Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar. Lave-as com água e sabão e seque-as com papel toalha.  


Assine e receba novidades por email !
Mantenha a etiqueta do vestiário da academia

Mantenha a etiqueta do vestiário da academia

abril 27, 2010 Add Comment

A falta de bom senso transforma você em motivo de piada na academia



Depois de horas treinando, nada melhor do que tomar um banho e aproveitar alguns momentos de tranqüilidade para relaxar ali mesmo no vestiário da academia, não é mesmo? O problema fica por conta de algumas atitudes, que acabam deixando qualquer pessoa com o estresse aguçado.

"Desisti de freqüentar o vestiário da minha academia depois do treino, é impossível tomar um banho sossegado e as situações, na maioria das vezes, são constrangedoras. Prefiro voltar para casa a enfrentar o chuveiro coletivo", afirma a estudante de propaganda e marketing Carla Guimarães, de 20 anos.

Para te ajudar a não ficar conhecida como a mala do vestiário, preparamos algumas atitudes que precisam ser evitadas, tudo para garantir que a sua fama também permaneça com tudo em cima.



Passar horas no chuveiro: Além do desperdício de água, é bom lembrar que não é só você que precisa tomar banho. 15 minutos são mais que suficiente para garantir a higiene completa. As pessoas do lado de fora também estão suadas e não vão gostar de ficar horas esperando você terminar. No lugar deles, você não gostaria, não é mesmo?



Esparramar seus produtos pelo banco: É bom entender que o vestiário não foi feito exclusivamente para você. Não precisa usar todo o banco para conseguir se arrumar, um pedaço é o suficiente, desde que você só tire do armário o que for usar a cada momento. Assim, outras pessoas também podem utilizar o espaço.



Molhar todo o vestiário: A toalha pode te ajudar nessa tarefa. Não existe motivo para sair molhando todo o vestiário, basta se secar ali mesmo dentro do boxe. As pessoas que estão à sua volta agradecem.



Passear pelada: Não é porque você não liga para essas coisas que as pessoas são obrigadas a aturar sua intimidade. Essa situação acaba deixando muita gente sem jeito. Se você não quer se trocar dentro do boxe, a melhor opção é sair enrolada na toalha.



Usar todas as tomadas de uma vez: O secador, a chapinha e o carregador do celular: pronto, todas as tomadas estão ocupadas. Pare de espalhar todos seus aparelhos pelo vestiário e lembre-se de que outras pessoas também podem precisar de aparelhos elétricos



Dominar o espelho: Eles são usados antes e depois do treino, afinal, é quase impossível sair do vestiário sem dar uma olhadinha no espelho para conferir se está tudo em ordem. Mas não existe nada mais chato do que monopolizar os reflexos. Caso precise gastar alguns minutinhos a mais na frente dele, fique de olho se alguém quer usar e ofereça um espaço.



Ocupar vários armários: O bom senso também faz parte desse item, e fica meio óbvio que se você usar mais que um armário outra pessoa pode ficar sem. Se o volume de coisas for muito grande, deixe alguns itens no carro ou diminua a mala de academia.



Deixar resto de depilação no banheiro: Nada mais nojento que entrar no banheiro e encontrar restos de depilação no azulejo. Até porque lugar de depilação não é no vestiário da academia. Melhor deixar esses cuidados para serem feitos em casa, mesmo.



Papos escandalosos: Depois de algumas horas suando a camisa é normal desejar um pouquinho de sossego e tranqüilidade. E umas das coisas que acabam deixando qualquer um bem irritado são aquelas conversas escandalosas. Claro, papear é permitido, mas não existe razão para alterar o tom de voz. 




Assine e receba novidades por email !

Série mitos: comer carboidratos à noite engorda

abril 27, 2010 Add Comment





O segredo é balancear bem os nutrientes, sem exagerar em nenhum deles



A verdade: o que provoca o ganho de peso é o excesso de calorias. As calorias dos carboidratos são iguais as das proteínas ou das gorduras. Dessa maneira, os carboidratos ingeridos à noite não podem ser os culpados pelo ganho de peso ou pela dificuldade em emagrecer. 

O que se sabe:
 durante à noite, o metabolismo diminui. Ingerir uma refeição "mais leve", ou seja, com menor quantidade de gorduras e carboidratos refinados antes de deitar, é indicado. Assim, evita-se prejudicar a digestão o que poderia causar algum desconforto durante o sono.

O que é errado: concentrar um nutriente em uma refeição não é desejado. Por isso, os carboidratos devem estar distribuídos em, pelo menos, 5 refeições ao dia (as 3 principais e pequenos lanches entre elas).

O que comer: prefira os alimentos contendo carboidratos complexos que estão presentes nos alimentos integrais (arroz, farinha, aveia), nas verduras, legumes e frutas. Esse tipo de carboidratos faz com que a glicemia aumente lentamente, fazendo com que a fome demore mais a aparecer.




O que evitar: evite os alimentos ricos em carboidratos e que apresentam baixa quantidade de água. Esses alimentos são os feitos à base de farinha como, massa, pães, bolos, tortas. Tire todas as suas dúvidas e emagreça definitivamente sem passar fome. Comece o Programa Dieta e Saúde, mude seu corpo em poucas semanas e realize seu sonho.




Assine e receba novidades por email !
Conte com as flores para acalmar a mente

Conte com as flores para acalmar a mente

abril 27, 2010 Add Comment




Trabalhe os seus pensamentos e conte com a aromaterapia para relaxar



Agitação, pressões, estresse ... Estas três palavras parecem definir o cotidiano de muitas pessoas. É por esta razão que muitos sofrem com os transtornos causados pela ansiedade chamada na Medicina de estado problemático da mente .

É comum nos sentirmos ansiosos quando estamos diante de uma situação real e palpável que excita nosso Sistema Nervoso Central. Nosso corpo responde com taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, dor de cabeça, aumento das secreções e mobilidade intestinal, entre outras manifestações.

Com base na explicação dada acima, fica claro entender que a ansiedade é algo que faz parte da natureza humana. Freqüentemente, nos deparamos com situações que geram medo e ansiedade. Quando o problema é resolvido, a ansiedade desaparece. 
No entanto, a ansiedade torna-se um problema quando é excessiva e prolongada, geralmente desencadeada por fatores não-concretos. As pessoas ficam paralisadas, começam a cultivar sentimentos negativos e o corpo responde com enxaqueca, alergias, insônias, problemas digestivos e tensões musculares não existentes, prejudicando a saúde.

Nos momentos em que se faz necessário diminuir os efeitos da ansiedade, a aromaterapia é uma excelente opção. Os óleos essenciais puros, quando utilizados em banhos, massagens, diluídos em cremes e óleos ou na aromatização de ambientes, ajudam as pessoas a encontrar o caminho do reequilíbrio.

Nestas situações, vale usar bergamota, camomila, sálvia esclaréia, cipreste, olíbano, gerânio, junípero, lavanda, limette, manjerona, néroli, patchouli, rosa e ylang ylang, entre outros.

Para os que sofrem de excesso de ansiedade, sugiro as seguintes sinergias:

Blend 1
3 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de camomila
2 gotas de óleo essencial de ylang ylang



Blend 2
3 gotas de óleo essencial de bergamota
2 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de gerânio

Blend 3 2 gotas de óleo essencial de sálvia esclaréia
2 gotas de óleo essencial de mandarina
2 gotas de óleo essencial de gerânio

Blend 4
3 gotas de óleo essencial de petigrain
2 gotas de óleo essencial de junípero
1 gota de óleo essencial de rosa

No mais, recomendo a prática de meditação, sessões de relaxamento, yoga e tai-chi-chuan para ajudar os ansiosos a modificar o estilo de vida. Fiquem longe de chás que contenham cafeína, bebidas alcoólicas e café. Cuide de sua mente e de seu corpo.

Ficarei torcendo por você! 





Assine e receba novidades por email !

Torta de limão light

abril 27, 2010 Add Comment

Sobremesa ideal para o seu almoço de domingo









Ingredientes da massa 

1 xícara (chá) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de margarina Becel mesa e cozinha
2 colheres (sopa) de água
Ingredientes do recheio
4 colheres (sopa) de amido de milho maizena
2 xícaras (chá) de água
2 gemas
6 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de raspas de limão
2 colheres (sopa) de margarina Becel mesa e cozinha
25 envelopes de adoçante FINN
Ingredientes da cobertura
2 claras em neve
2 envelopes de adoçante FINN

Para untar e enfarinhar: margarina Becel mesa e cozinha farinha de trigo

Preparo

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).

2. Unte e enfarinhe uma fôrma desmontável média (22 cm de diâmetro). Reserve. MASSA

3. Em uma vasilha, coloque a farinha, a margarina Becel e a água. Amasse com as pontas dos dedos até obter uma massa homogênea.

4. Forre com a massa o fundo e as laterais da fôrma reservada e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Reserve. Recheio

5. Em uma panela, dissolva a maizena na água. Junte as gemas, o suco, as raspas de limão e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar.

6. Retire do fogo, adicione a margarina os envelopes de adoçante FINN e misture. Deixe amornar e coloque sobre a massa reservada.

Cobertura

7. Cubra a torta com as claras e leve ao forno alto (200ºC) por 5 minutos. Retire do forno e polvilhe o adoçante FINN. Sirva em seguida.
Jantar balanceado deixa seu metabolismo mais rápido

Jantar balanceado deixa seu metabolismo mais rápido

abril 27, 2010 Add Comment

Importância
O jantar é a refeição que irá fechar a alimentação do dia com chave de ouro. Ele irá fornecer os nutrientes que faltam para que eles sejam fornecidos na quantidade adequada. Dessa maneira, como todas as refeições do dia, o jantar não deve ser omitido. Essa refeição irá preparar o corpo para o período de sono. Por isso, o jantar deve fornecer energia e um volume alimentar adequado, evitando sobrecarregar o organismo e permitindo um sono tranqüilo.

Receba dicas e todo o suporte para chegar ao peso dos seus sonhos. Comece agora sua Dieta com a ajuda do melhor Programa de Emagrecimento da Internet Brasileira.

Alimentos 

Muitos mitos cercam o que comer no jantar. Mas o mito campeão é a afirmação de que não se deve comer carboidratos à noite. É importante lembrar que frutas e legumes são bons alimentos para essa refeição e eles têm como maior quantidade de nutrientes os carboidratos. Nas refeições principais, incluindo o jantar, nenhum nutriente deve ser priorizado. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente. Além disso, não é o carboidrato no jantar que fará com que haja o ganho de peso. O aumento de peso é decorrência de um excesso de calorias obtidas durante o dia, e não por causa do carboidrato consumido no período noturno. 
Opções de alimentos
O maior cuidado que se deve ter ao fazer o jantar é ajustar o volume da refeição com o horário de se deitar. Por isso, deve-se fazer essa refeição, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama. Optar por alimentos menor quantidade de gorduras é o ideal. Assim, frituras e molhos à base de maionese e queijos devem ser evitados. Grelhados, verduras, legumes cozidos devem estar presentes no jantar. Até o arroz com feijão pode ser consumidos, adequando a quantidade à aceitação de cada pessoa.

Exemplo de jantar

- 3 colheres (sopa) cheias de feijão preto cozido (38,8 kcal / 1 ponto)
- 3 colheres (sopa) cheias de arroz branco cozido (91,5 kcal / 2 pontos)
- 2 colheres (sopa) cheias de couve refogada (12,6 Kcal / 0 ponto)
- 1 filé pequeno de carne bovina contra-filé grelhado (220 kcal / 7 pontos)
- 1 copo requeijão de limonada sem açúcar (17,6 kcal / 0 pontos)
- 1 unidade pequena de laranja (93,7 kcal / 1 ponto)

Total: 474,2 kcal / 11 pontos

Sou Roberta Stella, nutricionista responsável pelo Programa Dieta e Saúde. Comece agora sua dieta e conte com todo o nosso apoio para emagrecer e realizar seu sonho. Faça sua avaliação gratuita e comece já sua dieta
MERCÚRIO RETRÓGRADO EM TOURO

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM TOURO

abril 27, 2010 Add Comment


Que Touro e Escorpião são dois tipos astrológicos extremamente teimosos, isso é um fato conhecido tanto por estudantes de Astrologia, como também por qualquer pessoa que conviva cotidianamente com um ser humano que possua marcas astrológicas poderosas num destes dois signos. Tanto Touro quanto Escorpião são signos de natureza fixa e introvertida, o que explica esta inclinação à resistência tanto no bom quanto no mau sentido.
Tratam-se de teimosias diferentes, todavia. A teimosia taurina é mais da ordem da preservação material, enquanto Escorpião é dado a apegos de cunho mais emocional. Touro quer manter seu território seguro, e resiste às mudanças. Escorpião é ciumento, e se apega ferreamente a determinadas emoções, como forma de se defender da suposta ameaça de tudo o que é novo. Ambos os signos têm mania de se manter em determinadas situações insustentáveis, apenas por medo da mudança, e por teimosia mesmo.

Acontece que, no período que vai de 18 de abril a 11 de maio de 2010, o planeta Mercúrio entra em estado de retrogradação aparente justamente nos graus que envolvem o primeiro decanato do signo de Touro, afetando também - por via de oposição - o primeiro decanato do signo de Escorpião. Deste modo, se você é nascido nos dez primeiros dias de Touro ou Escorpião, a retrogradação de Mercúrio terá significância muito maior para você do que para outros tipos astrológicos. E como saber se você é do primeiro decanato? É simples: em geral, os nascidos entre 21 e 30 de abril pertencem ao primeiro decanato de Touro. E quem nasce entre 23 de outubro e 1 de novembro é do primeiro decanato escorpiano. Estas datas, contudo, variam de ano para ano, e se você nasceu no primeiro ou no último dia dentre os acima relacionados, convém confirmar com um astrólogo de confiança se você pertence mesmo ao primeiro decanato de Touro ou Escorpião.
E como a retrogradação mercurial pode ser significativa para estes dois tipos? É fácil: na retrogradação de Mercúrio, a palavra de ordem é revisão, ou seja, por mais teimosa que a pessoa seja, nem ela resiste ao impulso que a conduz a rever tudo o que de alguma maneira se tornou estagnado, petrificado, de tudo o que precisa ser modificado."na retrogradação de Mercúrio, a palavra de ordem é revisão, ou seja, por mais teimosa que a pessoa seja, nem ela resiste ao impulso que a conduz a rever tudo o que de alguma maneira se tornou estagnado, petrificado, de tudo o que precisa ser modificado."
Os taurinos do primeiro decanato, deste modo, se percebem mais flexíveis, mais abertos a pensar melhor sobre idéias fixas que porventura carreguem consigo, mais propensos a realizar mudanças que talvez não tenham feito ainda por pura preguiça. Os escorpianos, por sua vez, se dão conta de que alguns de seus medos e desconfianças não passam de paranóia, e que é perfeitamente possível se abrir a um movimento de confiança emocional em relação aos outros. Mercúrio impele ambos os tipos a pensar duas vezes, dinamitando assim as certezas que, por se configurarem demasiadamente absolutas, faziam mais mal do que bem. A dúvida, que muita gente acusa de defeito, pode terminar sendo a maior das virtudes, pois a dúvida nos liberta de nós mesmos e permite que nos tornemos mais flexíveis, abertos e racionais.
Deste modo, fica claro que Mercúrio retrógrado não é um posicionamento "negativo", como muitos crêem. Pode ser, em verdade, muitíssimo libertador!
Assine e receba novidades por email !

Promoção Hopi Hari

abril 24, 2010 Add Comment

Nós do Blog Super Dicas estamos lançando uma promoção em que você concorrerá a 1 par de ingressos para o Hopi Hari 


 Promoção você mais um acompanhante no Hopi Hari, nós do blog Super Dicas estamos lançando uma promoção onde você se cadastrando no site irá concorrer a 1 par de ingressos para o HOPI HARI.

 Para participar é fácil, basta se cadastrar clique aqui no site e aguardar o sorteio.

Aguarde nossas atualizações sobre as promoções!

Série comparações: sobremesas para quem decidiu emagrecer

abril 23, 2010 Add Comment


Adoce a boca após as refeições sem sentir o gosto amargo da culpa




Petit gâteau com sorvete de creme
Na sobremesa é quase irresistível não escolher um doce. O petit gâteau mexe com as sensações. O bolinho quente com o creme no meio misturado com o gelado do sorvete faz uma combinação perfeita. Essa combinação resulta em uma elevada quantidade calórica. Esporadicamente, sem problemas. Consumido freqüentemente, sinal vermelho piscando.
Valor calórico: 477 Kcal

Salada de frutas com leite condensado (273 Kcal)
Se é uma preocupação constante a qualidade nutricional dos alimentos que consome, a salada de frutas é uma alternativa. Uma taça média contém 208 calorias. Se quer deixar mais docinho, acrescente 1 colher (sopa) de leite condensado (65 calorias). As frutas, além de apresentar baixa quantidade de energia, fornecerão vitaminas e sais minerais importantes para o organismo.
Valor calórico: 273 Kcal  
Sorvete em massa
Para ter a consistência leve e macia, os sorvetes em massa apresentam gorduras em sua composição. Isso faz com que a quantidade calórica seja maior em comparação com o picolé de frutas, podendo ter o dobro de calorias. 4 colheres (sopa) sorvete em massa de flocos (61 g) 133 calorias 4,6 g de gorduras

Picolé de frutas
Dependendo do tipo de fruta, o picolé pode ser isento de gorduras. Entretanto, isso não quer dizer que ele esteja liberado. O picolé é uma boa pedida para os dias de calor ou quando bate a vontade de comer um doce. Apesar de não conter gorduras na composição, ele é rico em carboidratos simples que faz com que a glicemia aumente rapidamente, 1 picolé de abacaxi (61 g) 58 calorias 0,0 g de gorduras 
Bolo de chocolate simples industrializado
O bolo industrializado apresenta menos calorias em comparação ao bolo caseiro. O principal motivo é a quantidade de gorduras encontradas nas porções. Enquanto que a porção do bolo industrializado apresenta 5 g de gorduras, o bolo caseiro contém 16,49 g. 1 fatia (60 g) Calorias: 195 Kcal Proteínas: 4 g Carboidratos: 32 g Gorduras: 5 g Bolo de chocolate simples caseiro O consumo de bolo deve ocorrer esporadicamente, já que ele apresenta muitas calorias em comparação com outros alimentos que podem servir de sobremesa ou acompanhamento do café da manhã. Sempre que for consumir um alimento, fique de olho na quantidade de gorduras que ele apresenta. Quanto maior esse valor, muito provavelmente, maior será o valor calórico do alimento.
1 fatia (60 g)
Calorias: 307 Kcal
Proteínas: 5,55 g
Carboidratos: 34 g
Gorduras: 16,49 g

Para manter seu corpo em forma e provar destas delícias sem culpa, comece seu programa de emagrecimento agora.
Assine e receba novidades por email !

Aumente sua imunidade dentro de casa

abril 23, 2010 Add Comment


Localize os focos de doença e conserve sua saúde


Sua saúde anda abalada? Quando o assunto é prevenção de doenças, é comum bater a preocupação em pegar o ônibus cheio que fica com os vidros fechados, usar banheiros públicos ou comer a comida de um restaurante desconhecido. Isso porque o medo de contaminação é maior quando ultrapassamos os limites "seguros" dos muros da casa onde moramos. Mas será que nosso lar é essa bolha de proteção mesmo?

Antes de observar o lado de fora, é preciso ficar atento aos detalhes que fazem com que a imunidade  vá pelos ares. "Dentro de casa há utensílios considerados habitat ideal para o acúmulo de micro-organismos, como a tábua utilizada na cozinha para cortar alimentos, que é feita de madeira", explica o infectologista Milton Lapchik. A seguir, especialistas identificam os perigos domésticos para a sua saúde. 
Cuidados para não colecionar perigos em casa
Cozinha: o vilão fica na pia de louças
Ela é feita para limpar, mas a esponjinha de lavar louças é o objeto que vira foco de bactérias na cozinha. Ao limpar pratos, talheres e panelas, por exemplo, ela também acumula fragmentos de alimentos e gordura, que junto com a umidade, acabam se transformando no lar ideal de microorganismos. Quem não foge a isso também é o pano de secar a pia. Segundo Milton Lapchik, como são agregadores de bactérias e fungos, os dois utensílios deveriam ser descartáveis. Mas, como não é bem assim que funciona, a dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo. Porém, mesmo que a esponja e o paninho sejam higienizados, a troca precisa ser periódica. "Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar", completa o infectologista.

A atenção vale também para tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar micro-organismos e, depois de secos, armazenados em local arejado. Segundo o especialista, a limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. "As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa", completa Milton Lapchik. 
Evite alergias e outras doenças
Sala: armadilha sob os pés
Tapetes e carpete também podem ser uma ameaça para a saúde, principalmente para o sistema respiratório. Dependendo do material utilizado na confecção, o próprio tecido pode desencadear alergias, ao soltar fiapos minúsculos no ambiente. Mas o que geralmente provoca reações alérgicas são os elementos que se depositam nele, como poeira, ácaros e pelos de animais. Segundo a pediatra Elza Yamada, o ideal é retirar os resíduos diariamente para que não haja o acúmulo. "Utilizar produtos adequados duas vezes por semana, além da limpeza diária, podem garantir um local limpo e sem riscos de ocasionar processos alérgicos", enfatiza a pediatra. 
Quarto: os males da cama 
Eles podem reunir ácaros, poeira e até células mortas do corpo. Quando mal conservados, os travesseiros, colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos, causadores de alergias. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Segundo a especialista, colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão, travesseiros e edredons para tomar sol", explica a pediatra. 
Banheiro: cuidado com a toalha
De acordo com Milton Lapchik, a toalha de rosto também pode acumular bactérias e fungos por ficar úmida por muito tempo e, além disso, como é usada por várias pessoas acaba tornando-se em um meio de transmissão desses micro-organismos. "Por esse motivo só devemos utilizar toalhas descartáveis em ambientes de serviços de saúde", explica o infectologista. Já em casa, a dica do especialista é de trocar as toalhas sempre que se encontrarem sujas ou que impossibilitem a limpeza correta.

Assine e receba novidades por email !

Mude de casa sem estresse

abril 22, 2010 Add Comment
O dia da sua mudança está chegando? É importante você ficar atento a alguns procedimentos para evitar aborrecimentos. Veja algumas dicas que você pode adotar no dia e até algum tempo antes do transporte de suas coisas.
  • No dia da mudança, prepare um lanche ou uma refeição fria. É impossível cozinhar algo nesta data.
  • Não se esqueça de preparar um lanche à parte, caso sua viagem seja longa.
  • Separe pratos e talheres para a primeira refeição na nova casa.
  • Dispense alimentos que possam se espalhar ou estragar nas embalagens. Alimentos perecíveis nunca devem ser estocados para serem transportados.
  • No dia da mudança, leve as crianças para a casa de um parente ou amigo.
  • Arrume, em uma mala de mão, as roupas e outros objetos que você vai usar de imediato: calças, camisas, roupas íntimas, escovas de dente, remédios, sapatos e sabonetes.
  • Se existe alguma coisa que não deva ser transportada, escreva num papel com destaque: "Atenção, não levar".
  • Caso você tenha embalado objetos que podem quebrar-se facilmente, escreva a palavra "Frágil".


  • Desligue a geladeira e o freezer um dia antes da mudança. Depois de secá-los com um pano, deixe as portas abertas para evitar mofo.
  • Ligue geladeiras e freezers somente de 3 a 4 horas depois de colocados no lugar. Em caso de viagem longa, é aconselhado colocar carvão vegetal para evitar maus odores e mofo.
  • Chame um técnico para fornecer orçamentos de retirada das instalações de gás e dos aparelhos elétricos: fogão, chuveiros, máquina de lavar roupas, lavadora de louças, exaustores, antenas, condicionadores de ar, microondas, freezers, cortinas e persianas. E, antes de ligar os aparelhos na nova residência, verifique a voltagem elétrica.
  • No caso de impressoras de computadores tipo jato de tinta, retire os cartuchos, para que eles não sejam danificados no transporte.
  • Televisores de plasma e LCD e aparelhos de DVD devem ser protegidos com embalagens especiais, pois são mais sensíveis.
  • Junte todos os documentos, joias, objetos de valor e deixe tudo em outro local de sua confiança, ou deposite num cofre bancário, até que você tenha organizado sua nova residência.
  • Obras de arte deverão ser apresentadas a um promotor de vendas a fim de serem devidamente avaliadas para o transporte.
  • Para perfumes e bebidas, vede totalmente os frascos, utilizando esmalte natural, parafina ou fita adesiva. No caso de medicamentos, é aconselhável que você mesmo os carregue, para que sejam encontrados facilmente, se necessário.
  • Procure organizar os livros na estante para facilitar a embalagem.
  • Deixe as louças, cristais e objetos frágeis onde se encontram, ou seja, estantes, armários e cristaleiras. Os funcionários de uma boa transportadora estão preparados para fazer as embalagens de todas as peças da maneira apropriada.
  • Não tente dobrar nem manusear os colchões. Isso pode causar danos. Deixe que os embaladores os protegerão em embalagens especiais.
  • Se você vai para outro prédio de apartamentos, avise aos zeladores e recomende para reservarem elevadores no dia da mudança.
  • Certifique-se de que haverá um lugar para estacionar o caminhão da mudança. Se o endereço de origem ou destino da mudança for um local onde aconteça feira-livre, nunca marque a mudança para o dia em que ela ocorra.
  • Antes do transporte, esvazie o tanque de cortadores de grama e de equipamentos movidos a gasolina, assim como o óleo do cárter.
  • Se você precisar se ausentar no dia da mudança, procure deixar algum parente ou amigo para acompanhar o serviço.
FONTE: Transportadora Granero


Assine e receba novidades por email !

Meu pequeno “gênio” multimídia

abril 22, 2010 Add Comment
Pode perguntar para qualquer pai ou avô: as crianças de hoje estão cada vez mais surpreendentes e espertas, não é mesmo? Em um mundo no qual as tecnologias vão se sucedendo umas às outras, fica difícil acompanhar o ritmo dos "pequenos gênios", que, se bobear, sabem usar um celular antes mesmo de aprender a falar.

Para a maior parte deles, brincar nas ruas ou no playground — coisa normal para as gerações anteriores — tornou-se sem graça e tem perdido espaço para as novas tecnologias. Muitos optam por passar horas no videogame, assistindo à televisão ou em frente do computador, seja jogando ou "conversando" em redes como Orkut, Facebook ou Twitter. E-mail? Ficou fora de moda para essa garotada!

Essa postura high-tech tende a criar conflitos com pais e avós, pois eles acham que as crianças estão perdendo a parte mais gostosa da infância, vivenciada — pelo menos por eles — ao ar livre. Então, como conciliar os dois lados? Segundo o expert em conflito de gerações Sidnei Oliveira, é menos complexo do que parece. Primeiro, vamos entender o que se passa na cabeça dos mais velhos.

Oliveira acredita que as gerações passadas (divididas em tradicionais, baby boomer e X) viram o tempo passar mais devagar. Os chamados tradicionais, ou seja, que nasceram entre as décadas de 1920 e 1940, tinham como principal meio tecnológico o rádio. Eles e a geração baby boomer (batizada dessa forma pela explosão de nascimentos após a Segunda Guerra Mundial) brincavam muito na rua.

O marco da década de 1960

"A televisão surgiu na geração baby boomer, mas ainda assim era difícil ter um televisor em cada lar", explica Sidnei. Tudo era dividido. Os filhos — e eram muitos nessa época, em média quatro por família — compartilhavam o mesmo quarto. A mãe ainda representava presença forte dentro do lar e o pai, geralmente, passava a vida em uma mesma empresa. A geração X, que simboliza os que nasceram entre as décadas de 1960 e 1980, mudou um pouco as coisas — ela ganhou a alcunha por causa de Malcolm X e sua revolução. 

De descendência negra, ele foi um símbolo de transformação e luta pela independência econômica e pela defesa dos negros. Sua atitude irreverente influenciou diversos jovens que nasceram nesse período. 

Como dividiam tudo com os irmãos, resolveram dar mais conforto para os filhos. Isso se traduz em um quarto e uma televisão para cada um, por exemplo. "Nessa fase, a mulher começa a sair para o mercado de trabalho e se consolida como profissional, e era comum os pais dessas crianças cursarem faculdade", explica Oliveira.

Os bebês que surgiram entre os anos 1980 e 2000, que pertencem à geração Y (letra que batizou grande partes dos recém-nascidos da União Soviética na década de 80), foram criados de maneira bem mais individualista do que seus pais e avós. Brincavam com videogame e recebiam bem mais estímulos tecnológicos, seja pelo computador — com o advento da internet, principalmente — ou pelo videocassete e, posteriormente, o DVD.

Imagine então a geração Z (de control z: desfazer, na linguagem informática, ou zapear), que já veio ao mundo com iPhones, iPods e videogames que parecem reproduzir uma situação real? Essas são as mentes espertas e atentas de hoje. E vamos fica de olho para saber como lidar com elas de igual para igual e não sermos ultrapassados por “pequenos gênios” tecnológicos. Afinal, a experiência da idade não pode ser ignorada e ainda oferece muito aprendizado para esses pequenos.




Assine e receba novidades por email !
Gravidez: cuidados com a saúde da mãe e do bebê

Gravidez: cuidados com a saúde da mãe e do bebê

abril 22, 2010 Add Comment
Momento único na vida de uma mulher, a gravidez exige cuidados especiais com a saúde. Afinal, além de o corpo passar por muitas transformações, a mãe é a fonte de suprimentos do bebê. Tudo o que ela absorve, incluindo alimentos e até emoções, passa para a criança. Por isso, essa é a hora ideal para reavaliar hábitos e atitudes.

Acompanhamento pré-natal, alimentação saudável e a prática moderada de exercícios físicos estão entre as orientações passadas por médicos especialistas. Eles auxiliam as futuras mamães a levar uma gestação tranquila e garantir que o bebê nasça forte e sadio.

De acordo com o ginecologista e obstetra Cícero Venneri Mathias, diretor técnico do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, o pré-natal vai além de cuidar da saúde física da gestante e de seu filho até que o parto ocorra. É durante esse acompanhamento que o médico orienta a mulher sobre sua gravidez e os cuidados que ela deve ter nesse período.

“Esse acompanhamento também auxilia psicologicamente, pois essa é uma fase em que a mulher está passando por um momento de grande sensibilidade emocional. Muitas dúvidas e medos estão se manifestando em sua vida”, esclarece Mathias.

Não coma por dois

Mesmo com a mudança no corpo, a mulher não deve descuidar da balança durante a gestação. O ganho muito rápido ou excessivo de peso é prejudicial aos dois: grávida e bebê. Ela nunca deve pensar que está comendo por dois e abusar na quantidade de alimentos ingeridos. “É importante ter uma alimentação balanceada, comer pequenas quantidades, seis vezes ao dia, evitando o jejum prolongado”, afirma Mathias.

A prática de atividades físicas auxilia no melhor controle do peso e também traz várias outras vantagens. É indispensável para o bem-estar da mulher. Mas atenção: nunca deve ser feita sem a orientação do seu médico. Mathias sugere que a gestante prefira os exercícios feitos na água, em que o impacto é menor. "Recomendo hidroginástica para quase todas. São poucos os casos em que há restrições", afirma.

Mudanças hormonais, além de deixar a mulher mais sensível, também provocam desidratação geral da pele.

É também nessa fase que podem surgir manchas. Cuidado para não ficar exposta ao sol sem proteção solar nesse período. Além disso, redobre seus cuidados, aumentando o uso do creme hidratante no corpo e no rosto. Principalmente no ventre e nos seios, que incham muito nesse período. Dessa forma, você pode evitar o aparecimento de estrias e continuar linda após dar à luz o seu bebê.


Assine e receba novidades por email !

Decore o quarto do seu bebê

abril 22, 2010 Add Comment
Qual é a gestante que nunca sonhou com o quartinho do seu bebê? Mas cuidado para não exagerar na decoração. A criança precisa de um ambiente aconchegante. "Não enfeite demais o quarto. O excesso traz confusão visual e acúmulo de pó”, analisa a arquiteta Daniella Dinis.

O mais recomendável é que os pais comecem a se organizar com bastante antecedência, pois são muitas as opções de quartos. O ambiente deve estar pronto até o sétimo mês de gestação. Depois desse período, é comum a mulher sentir-se muito cansada, sendo difícil fazer tudo do jeito que ela pretendia.

Além das cores tradicionalmente utilizadas, a gestante pode inovar e usar variações de tons que sejam agradáveis para a criança. Para alegrar, você pode escolher tonalidades fortes. Vermelho, azul royal, amarelo ouro e verde, aplicadas em uma das paredes, aguçam a curiosidade das crianças e estimulam a percepção das formas. Mas atenção: apenas em uma das paredes, para não irritar o seu filho, que precisa estar em um local harmônico nos primeiros meses de vida. Os pastéis devem ser a alternativa para compor o restante do quarto, pois transmitem mais tranquilidade e ajudam a relaxar.

Alguns pontos devem ser observados na hora de decorar um quarto. Busque sempre um local sossegado, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e janelas.

Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para que você possa ir até o seu nenê com rapidez quando necessitar. Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis. Todos devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independentemente do estilo escolhido.

“Faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento. Posicione a cama ou o berço fora desse espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e bancadas”, alerta Daniella.

Assine e receba novidades por email !