Há alguns dias falando sobre a intolerância a lactose e por isso decidimos fazer um post especial sobre este assunto.
A lactose é o açúcar encontrado no leite e há um número muito grande de pessoas que desenvolve intolerância a este alimento. Na intolerância a lactose há falta da enzima lactase, necessária para a absorção e digestão deste açúcar do leite. Os alimentos ricos em lactose não são digeridos, provocando cólicas, flatulência, distensão abdominal e diarréia, ou seja, muito mal estar e sensação de desconforto após a alimentação.
Alimentos como leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, manteiga e preparações a base de leite, como bolos, tortas, pudins, cremes, molho) devem ser evitados. Atualmente já existe uma grande variedade de alimentos que podem substituir os produtos a base de leite, como a soja e seus derivados, extrato de soja, leite de soja, farinha de soja, proteína de soja texturizada, missô, shoyo e cereais integrais.
A equipe de nutricionistas da orienta que as pessoas portadoras de intolerância a lactose devem estar sempre atentas aos ingredientes listados nos rótulos e embalagens. É importante ressaltar também que mesmo os produtos isentos de lactose podem sofrer alterações na sua composião de acordo com o fabricante. O ideal é que quem tiver suspeita de intolerância marque uma consulta com um nutricionista para tirar dúvidas e saber exatamente que alimentos são apropriados para o consumo.
Algumas recomendações:
- Não utilizar leite de vaca;
- Fazer uso do leite de soja;
- Utilizar leites mistos, após a melhora do quadro, testando a aceitação;
- Observar a composição dos alimentos preparados, como bolos, tortas, pudins, verificando se usam leite e portanto se contêm lactose na sua composição;
- Permitir o uso de queijos ou leite fermentado de acordo com a tolerância.
Em crianças:
- Fazer uso de leite de soja;
- Introduzir, assim que possível, a alimentação adequada à idade.
Nas lojas Mundo Verde é possível encontrar um mix de produtos indicados para intolerantes a lactose, como soja em pó, shakes, chocolates, barras de cereais, iogurtes de soja, extrato de soja, queijo de soja, leite condensado de soja, alfarroba, misturas de bolo, biscoito, pães, pasta e maioneses de soja, pó para preparo de pudins entre outros. Ou seja, não há desculpa para não consumir seus pratos e doces favoritos.
Assine e receba novidades por email !
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon