Como a linhaça está em alta e é grande o número de pessoas que nos escrevem com dúvidas semelhantes, resolvemos fazer um post sobre o assunto. Confiram:
As melhores formas para o consumo da linhaça são triturada e/ou germinada, pois ao consumirmos a semente de linhaça inteira, nosso sistema digestivo não consegue romper sua casca e seus nutrientes não são disponibilizados ao organismo. Pode-se consumir a semente inteira, sem problemas, porém, esta oferecerá somente fibras que irão melhorar o funcionamento intestinal e controle da saciedade.
A semente de linhaça quando triturada (triturar em casa e conservar em geladeira em pote hermeticamente fechado por até 3 dias), tem sua casca rompida e, assim, libera os nutrientes que apresentam efeitos benéficos ao organismo, como o ômega 3, a lignana, além das fibras.
A germinação da semente, assim como de outras sementes e grãos, é a fase mais nutritiva da planta. Nela, o valor nutricional dos grãos assemelha-se ao das frutas e verduras, e os teores de proteínas, vitaminas e minerais estão elevados. O processo de germinação corresponde a uma espécie de pré-digestão, assim, os nutrientes presentes nas sementes germinadas são de mais fácil absorção pelo organismo. Os grãos ou sementes germinados fornecem mais energia, reduzem o estresse mental e emocional.
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros podem ser germinadas: girassol, painço, aveia, trigo, linhaça, arroz, quinua, centeio, cevada, lentilha, ervilha, etc.
Como preparar:
- Colocar de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrir com água limpa;
- Deixar de molho por uma noite (8 horas);
- Cobrir o vidro com um pedaço de filó (ou voal) e prender com um elástico. Despejar a água e enxaguar bem sob a torneira;
- Colocar o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco;
- Enxaguar pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
Será observado que os grãos ou sementes começarão a nascer (irá surgir o que chamamos de “narizinho”). O “narizinho” é a raiz que se aprofundará na terra. Esta fase de desenvolvimento da semente é chamada de germinação.
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.
Os grãos germinados devem ser consumidos exatamente como estão. Estarão macios não sendo necessário cozinhá-los. Se cozidos, perderão sua energia vital. Podem ser adicionadas à comida ou em sucos.
Assine e receba novidades por email !
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon