Com a chegada da Páscoa, as opções de pratos alternativos para os católicos que ainda preferem não consumir carne são muitas. Alimento emblemático desta data santa em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, o bacalhau é uma ótima escolha e há diversas maneiras de preparar este peixe. Uma delas é o risoto de bacalhau, um delicioso prato que a equipe do Bem Simples vai ensinar você como fazer:
Você precisa de
Bacalhau dessalgado de cerca de500g.
1 posta.
Arroz Arboreo ( Cada xicara dá para dois adultos).
Arroz Arboreo ( Cada xicara dá para dois adultos).
Azeite(Nãouseóleo). Azeite (Não use óleo).
Vinho Branco. 1 xícara.
Cenoura limpa cortada em pedaços de dois dedos. 1.
Cebola descascada cortada em 4 pedaços. 1.
Carcaça de frango inteira ou pedaços de frango (não use miúdos). 1.
Caldo de galinha esfarelado. 1 tablete.
Passos
1 -A primeira coisa a fazer é dessalgar o peixe. Coloque o bacalhau em um recipiente com água, com tampa, e deixe na geladeira. Durante dois dias, faça a troca da água, ao menos quatro vezes por dia. Feito isso, tire o bacalhau da água, deixe-o na geladeira para ser usado no mesmo dia ou congelado.
2 -Em uma panela com água fervendo coloque o bacalhau e deixe ferver por cerca de oito minutos. Retire, deixe esfriar um pouco e tire a pele do peixe, as espinhas e as cartilagens. Guarde-os para colocar no caldo.
3 -Coloque no fogo uma panela com uns cinco litros de água, coloque a carcaça de frango, a cebola, a cenoura, o tablete de caldo de galinha, e os restos de bacalhau que sobraram da limpeza. Deixe ferver por uns dez minutos e abaixe o fogo. Não desligue, pois este caldo vai ser usado no Risoto o tempo todo.
4 -Uma vez limpo, corte o bacalhau em camadas ou em pedaços pequenos. Separe para o Risoto.
5 -Coloque azeite até cobrir o fundo de uma panela média e aqueça bem.
6 -Coloque o Arroz Arboreo e mexa-o com uma colher de pau sem parar. Abaixe um pouco o fogo e mexa por cerca de dois minutos.
7 -Depois de dois minutos adicione o Vinho Branco, o Arroz vai chiar, vai sair um monte de vapor e o álcool do vinho evapora. Mexa por mais um pouco até que o vinho esteja quase secando.
8 -Coloque duas conchas do caldo da outra panela.
9 -Continue mexendo o arroz e toda vez que começar a secar ponha mais duas conchas do caldo. O nível deve ser o do próprio arroz, não encharque demais.
10 -Faça isso por uns 10 minutos. Se necessário coloque duas conchas de caldos, e coloque os pedaços de bacalhau com o Arroz bem úmido e continue mexendo. Não deixe o arroz secar ou ele queimará.
11 -Adicione uma pitada de sal sem exagerar, uma vez que o Bacalhau já é salgado.
12 -Siga cozinhando, mexendo e adicionando conchas sempre que o arroz estiver secando. Você pode ir experimentando para saber se o arroz já está cozido e se está bom de sal.
13 -Uma vez cozido, pare de colocar o caldo e deixe secar um pouco e desligue o fogo.
14 -Tire da boca do fogo e ponha em outra que esteja fria, tampe e deixe descansar tampado por uns minutos.
Importante
•Risoto se faz com Arroz Arboreo. Já existem boas marcas nacionais em todos os mercados. Não use Arroz Comum ou a receita não irá funcionar. Rendimento: quatro a cinco pessoas.
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon