Saiba qual é o seu grau de empregabilidade

abril 12, 2010

Resumo

Você já ouviu falar no Termômetro do Emprego? O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho criaram uma ferramenta que informa a "temperatura" do mercado de trabalho aos cidadãos desempregados. Quem consulta tem acesso a um resultado simples e direto em forma de números, denominado FATOR do candidato ao trabalho. O FATOR do candidato é um indicativo de chances de sucesso em se conseguir um emprego e, além dele, há o FATOR MÉDIO, que refere-se às chances de sucesso de todos os desempregados . Ao comparar o FATOR do candidato com o FATOR MÉDIO, o cidadão consegue concluir se tem mais ou menos chances que os outros candidatos. Veja abaixo como funciona:

Passos

1 - A cada consulta, o FATOR é calculado três vezes, para 30 dias, para 60 dias e para 90 dias. O primeiro fator diz respeito a probabilidade de ter sucesso, caso a busca dure 30 dias. A probabilidade de encontrar um emprego depende da persistência de cada candidato e é por isso que, na mesma consulta, o Termômetro acusa também o FATOR para 60 e 90 dias de procura. Quanto mais aumenta o período de procura, o FATOR também cresce e o candidato fica ciente disso.
2 - O Termômetro do Emprego indica também a remuneração média e a duração esperada do novo trabalho. As duas coisas são calculadas para trabalhos no setores da, Indústria, Comércio, Construção Civil e Serviços e Demais Atividade. Há também o cálculo para trabalhos sem carteira assinada.
3 - O FATOR é calculado para o último mês, quando o IBGE divulga sua Pesquisa Mensal de Emprego e refere-se às seis regiões Metropolitanas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
4 - Acesse www.termometrodoemprego.sp.gov.br, preencha os dados solicitados e faça seus cálculos.

Importante

Com base nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE acumulados desde 2002 é que são calculadas as chances de sucesso para 30,60 e 90 dias.


Assine e receba novidades por email !

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon