Fobia a compromisso

julho 14, 2010

Por Dr. Marcelo Cubellun
Médico Psiquiatra
M.N 69874

Resumo

Você se ligou a alguém por quem sente um afeto e uma atração muito mais intensos do que o habitual. A relação se desenvolveu até chegar a um ponto crítico: para continuar crescendo juntos será necessário o compromisso de ambos em um projeto comum. Mas nesse exato momento o outro de repente diz a frase clássica: "Desculpe, mas tenho fobia a compromisso".
Se essa é a sua história, leia estas dicas para superar a situação.


Passos

1

Não tente convencer ou manipular a outra pessoa para aceitar a sua proposta. Qualquer movimento nesse sentido, mesmo que pareça conveniente à primeira vista, terminará levando à sensação de aprisionamento e à frustração, não só para o outro.

2

Reflita sobre as causas que poderiam estar gerando fobia ao compromisso no seu parceiro. Preste especial atenção nas que podem ser causadas pela sua própria atitude. Compreender a origem da negativa ajudará a escolher uma estratégia adequada para lidar com ela, se é que você está disposto a isso.

3

Deixe claros os seus desejos e intenções, mas sem cobrar respostas imediatas. Evite qualquer pressão da sua parte, porque isso só reforçaria os medos do outro.

4

Controle a sua ansiedade. Mesmo que o seu parceiro se disponha a enfrentar a fobia, os sinais dessa mudança demorarão a aparecer. Por isso o melhor é estabelecer, para você mesmo, um prazo antes do qual não tomará nenhuma decisão e depois do qual você agirá de maneira consciente e firme.

5

Escute o seu parceiro sem preconceitos nem julgamentos. Assim ficará evidente para o outro que confiar em você, pois você não está ali para atacá-lo.

6

Mostre desinteressada e generosamente o seu afeto. Não faça isso especulando os possíveis resultados. Use simplesmente o seu direito de se expressar.

7

Evite opiniões ou atitudes que possam restringir a liberdade de um de vocês ou de ambos. Não exija, por exemplo, exclusividades que não lhe foram oferecidas nem ofereça exclusividades que não lhe tiverem sido pedidas.

8

Procure dar provas de equilíbrio e autonomia no que se refere às despesas com programas, à apresentação de amigos ou às atividades a serem compartilhadas. Não ceda aos desejos do outro só para que ele diga "sim". Proteja, você também, a sua própria liberdade.

9

Aceite que a decisão de superar uma fobia diz respeito unicamente à pessoa que a sente. Você só pode oferecer um espaço de liberdade e confiança em que o outro possa exercer sem pressões o próprio direito de escolher.

Importante

  • Não abra mão da sua liberdade por causa de nenhuma fobia, seja própria ou alheia. Expresse os seus desejos e emoções, manifeste os seus sonhos e projetos, construa o futuro que você quer.
  • Você tem o direito de apoiar quem pede a sua ajuda e, também, de se afastar de quem não está disposto a compartilhar as suas idéias.

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon