Animal não é brinquedo, sente fome, frio e medo!!!

agosto 28, 2010

Para muitas pessoas parece estranha a idéia de ter um animal de estimação que não tenha sido comprado, então eu gostaria aqui demonstrar que estranho é justamente não adotar os animais que estão esperando uma adoção.

Se entendermos que animais não são mercadorias, mas seres capazes de sentimento, que têm necessidades de serem amados e capacidade de amar, concordaremos que não há sentido em se deixar animais vagando à propria sorte. 

Há uma cruel tradição humana de entender que animais são coisas, não têm alma, não sentem frio, dor, amor, fome e que são produtos e fonte de renda para algumas pessoas, em rinhas, em super produção para venda, em testes laboratoriais, circos, touradas, vaquejadas, tráfico de pele, e outras infinitas formas de abuso.
As pessoas desconhecem a imensa quantidade de animais que estão sofrendo abandono nas ruas, especialmente cães e gatos, correndo risco de vida, risco de serem atropelados, de morrerem de fome, ou sofrendo maus tratos por seus donos, assim como desconhecem a quantidade imensa de animais que aguardam adoção ou que aguardam a morte no corredor final dos Centro de Controle de Zoonoses-CCZ das prefeituras de suas cidades. Muitas pessoas inclusive chamam a 'carrocinha' até mesmo com boa inteção, mas desconhecendo que ali os animais na sua grande maioria encontrarão apenas doença e morte.

Pensemos, olhando nossos animais de estimação, como os estamos tratando. Quero chamar as pessoas à consciência para o bem que fazem ao adotar um animal, que está te esperando em um abrigo, ou nos CCZ’s de sua cidade.

Algumas atitudes podem ser tomadas em relação aos animais abandonados e vão fazer muita diferença na quantidade de sofrimento e descaso que estes sofrem até encontrarem um protetor e um lar definitivo. Também é importante saber que nem todos os animais que são recolhidos pelos protetores são adotados em virtude do preconceito existente em relação aos animais sem raça definida.

A primeira saída para o dilema de como ajudar os animais abandonados que sofrem nas ruas é não permitir que os seus animais ou de seus conhecidos procriem. O número de animais abandonados é grande demais, já não há lar para todos. Não aumente o problema, ajude a diminuí-lo. Os animais não têm qualquer necessidade de ter filhotes, como querem nos fazer crer. Não ficam mais calmos nem mais felizes por isso.

A segunda é visitar abrigos, ONGs, e procurar saber como trabalham os protetores, como vivem os animais que estão esperando adoção, e sentir como você poderia ajudar. Não precisa ser financeiramente, você pode doar-se de várias formas, mas a primeira atitude é sair de sua zona de conforto e visitar abrigos e perceber onde o seu potencial pode ser aproveitado.

Um terceiro fator é que se você não tem coragem de pegar o cachorrinho ou gatinho que passa por você todo dia na rua por não saber o que fazer com ele ou por não ter como pagar os primeiros tratamentos, busque os sites de adoção de animais, busque as ONGs que fazem esse trabalho por você, leve o animal até lá, avise que o animal está correndo perigo. 

Quando voltar de lá, pense em levar um que já foi recolhido da rua. Vários estão recuperados dos traumas que passaram, estão com saúde plena, castrados e em condições de ser mais um integrante de seu lar. Estão lá  aguardando uma caminha quentinha, um carinho, passeios em família, aguardando ser o seu parceiro de caminhada para lhe ajudar a manter sua saúde e seu corpo em forma, estão aguardando a definitiva oportunidade de serem reconhecidos como merecem, com dignidde.  Seria uma troca justa.

Por fim, você pode contribuir e muito, divulgando essas idéias. Conversando com as pessoas, porque a maior parte delas são pessoas bem intencionadas, e apenas mal informadas sobre a questão animal. Esclareça as pessoas que elas não valerão mais por terem animais de raça, não ficarão mais bonitas, nem mais importantes. Pelo contrário, o valor das pessoas é independentemente de coisas exteriores. Sua virtude se caracteriza pelo que você carrega no peito, na mente. Adotar um animal abandonado, sem raça, sem beleza externa só mostra o valor e a beleza de quem adota.

Então, alie-se às seguintes idéias:
  • Amigo não se compra, se adota.
  • Animais não são mercadoria, não são produtos, são amigos fieis.
Os animais estão sob a guarda e proteção dos homens, assim dispôs a Lei Divina: que o homem os protegesse e amparasse.Não percamos de vista este dever para com nossos irmãos que habitam o nosso Planeta Terra e por esse motivo, apenas por esse motivo, tem direito a uma vida plena, assim como todos que neste Planeta respiram. 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon