Seis conselhos para exercitar o cérebro

agosto 01, 2010

Por Dr. Marcelo Cubellun
Médico Psiquiatra
M.N. 69874

Resumo

A teoria da inteligência múltipla identifica a existência de vários tipos de inteligência (lógico-matemática, cinestésica, interpessoal, emocional, artística, entre muitas outras), mas é quase impossível que elas estejam presentes em uma pessoa ao mesmo tempo. É a "inteligência global" que nos permite resolver novas situações a partir de experiências já conhecidas ou com recursos já utilizados. Veja essas seis dicas baseadas em estudos científicos para exercitar o cérebro e explorar a sua inteligência ao máximo.


Passos


Tenha uma alimentação balanceada. As habilidades cognitivas são favorecidas quando o organismo está equilibrado. Uma alimentação adequada para o seu tipo de atividade e para a sua idade é fundamental para incorporar a energia psicofísica que será aplicada ao desenvolvimento integral da sua inteligência.

Toque algum instrumento musical. A atividade favorecerá a coordenação de movimentos tanto físicos como mentais, resultado de uma estimulação adequada dos seus neurônios e do treinamento com ritmo. Além disso, você vai notar a redução de tensões profundas e o desenvolvimento da sensibilidade emocional, por meio da expressão artística.

Treine o desenvolvimento da sua memória operacional. Para isso, faça cotidianamente cálculos aritméticos, aumentando progressivamente a complexidade ou extensão; memorize os nomes e setores de atividade das lojas que estão no caminho da sua casa até o trabalho; reconstrua mentalmente os passos para elaborar uma receita ou os procedimentos para colocar alguma máquina em funcionamento. O treinamento mental permanente melhorará a sua capacidade para resolver problemas e pode até aumentar o seu coeficiente intelectual.

Armazene as informações na sua memória de modo estruturado. Não tente memorizar um número de telefone repetindo-o até o cansaço. Tente visualizá-lo associando-o a outros elementos (semelhanças com datas, sons semelhantes aos do nome do dono, o "desenho" dos números ou a localização seqüencial dos números no telefone ao discar).

Realize atividades físicas com regularidade. O estabelecimento de rotinas de atividade física prazenteira aumenta a oxigenação, dando ao cérebro uma energia extra muito estimulante. Além disso, pesquisadores norte-americanos afirmam que o exercício aeróbico favorece o desenvolvimento de novas células cerebrais.

Descanse e durma bem. O cérebro continua funcionando durante o sono, classificando e organizando as informações absorvidas de dia. Sabe-se que a solução para muitos problemas aparece enquanto você dorme.

Importante

A inteligência é favorecida quando você pensa na solução de problemas de áreas ou temas que mobilizam forte e positivamente as suas emoções. Pela mesma lógica, a falta de motivação não ajuda a resolver um problema. Envolva-se em ações gratificantes e você ganhará em dobro: prazer e eficiência mental.

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples



Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon