Como perdoar uma infidelidade?

outubro 09, 2010

Resumo

Por Dr. Marcelo Cubellun.
Médico Psiquiatra
M.N. 69874
A infidelidade é uma das causas mais frequentes de crise de um casal. Nesta situação, é preciso decidir entre manter ou terminar a relação. Se a sua escolha for perdoar e reconstruir a confiança, veja estes conselhos do Bem Simples para fazer isso de modo saudável para os dois.



Passos


1

Converse com o seu parceiro para entender o que aconteceu e refletir sobre o que há de bom na relação de vocês, sem deixar de conversar sobre os pontos negativos, para começar a modificá-los.

2

Evite se aprofundar nos detalhes da relação paralela. Apesar da sua curiosidade sobre o que aconteceu, não insista em falar do assunto. Isso só vai causar mais angústia e gerar rancor.

3

Analise a atitude do seu parceiro. A reconciliação dependerá da predisposição e da iniciativa dele para reconstruir a relação. Se o arrependimento for verdadeiro e sincero, vocês juntos poderão restabelecer a confiança e a fidelidade.

4

Não negue o que aconteceu, mas deixe o passado para trás se quiser continuar. Mantenha-se em estado de alerta: não para controlar o outro, mas para cuidar da relação.

5

Deixe claro que você só perdoará essa vez. É bom que ambos entendam que estão se dando uma segunda oportunidade e que não haverá outra se voltar a acontecer uma traição.

6

Dê um tempo a você mesmo para processar e superar o fato. Uma infidelidade implica uma perda da confiança no outro, e por isso há um tempo de luto. Se a relação se recuperar lentamente e com maturidade, isso será motivo de crescimento para ambos.

7

Procure a ajuda de um profissional. Uma terapia de casal pode ajudar os dois a recuperar a confiança. Se o seu parceiro não aceitar fazer a terapia, faça você um tratamento individual para se recuperar da angústia e da decepção causadas pela infidelidade.

Importante

  • O filósofo alemão Friedrich Nietzsche disse: "O que não me mata só me fortalece". Pense que a crise poderá ser superada e ambos aprenderão com os erros. 

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples


Confira também!

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon