Novas configurações familiares

outubro 09, 2010

Resumo

As novas configurações familiares em geral envolvem pessoas divorciadas ou viúvas que têm filhos e decidem se casar outra vez. Todos os integrantes desta nova família precisam se adaptar à nova realidade, que, muitas vezes, é bastante difícil.

Os filhos crescem com a ideia de que a madrasta é uma pessoa malvada, como a da Branca de Neve ou da Cinderela. Também é comum que o integrante do casal que não tem filhos sinta que não é a prioridade do seu cônjuge.


Passos

1

Introduza as mudanças da maneira mais lenta possível. Entenda que a situação é nova para todos e que cada pessoa tem seu próprio tempo para se adaptar.

2

Não pretenda que o seu cônjuge aja como pai dos seus filhos. Eles já têm ou tiveram um pai.

3

Dê tempo para que o seu cônjuge e os seus filhos encontrem uma maneira de se relacionar e de manter algum vínculo emocional.

4

Conte os seus planos para os seus filhos. Não peça permissão, mas também não seja autoritária.

5

Não é necessário que todos os integrantes desta nova família se amem, mas é fundamental que se respeitem.

6

Nunca compare seu ex-cônjuge com o atual na frente dos seus filhos. Isso pode gerar ressentimentos.

7

As relações entre os membros desta nova família não são espontâneas como em uma família primária. Por isso os vínculos exigem paciência, vontade e esforço.

8

Aprenda a aceitar as diferenças entre os integrantes da nova família. Não pretenda que tudo seja perfeito. Negocie as diferenças.

Importante

Especialista: Fabiana Monteiro


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples


Confira também!

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon