Cuidados com a alimentação de quem tem intolerância a lactose

Cuidados com a alimentação de quem tem intolerância a lactose

maio 16, 2011 Add Comment

Há alguns dias falando sobre a intolerância a lactose e por isso decidimos fazer um post especial sobre este assunto.
O consumo de leite pode causar muito mal-estar em quem tem intolerância à lactose
O consumo de leite pode causar muito mal-estar em quem tem intolerância a lactose
A lactose é o açúcar encontrado no leite e há um número muito grande de pessoas que desenvolve intolerância a este alimento.  Na intolerância a lactose há falta da enzima lactase, necessária para a absorção e digestão deste açúcar do leite. Os alimentos ricos em lactose não são digeridos, provocando cólicasflatulênciadistensão abdominal e diarréia, ou seja, muito mal estar e sensação de desconforto após a alimentação.
Alimentos como leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, manteiga e preparações a base de leite, como bolos, tortas, pudins, cremes, molho) devem ser evitados. Atualmente já existe uma grande variedade de alimentos que podem substituir os produtos a base de leite, como a soja e seus derivados, extrato de soja,  leite de soja, farinha de soja, proteína de soja texturizada, missô, shoyo e cereais integrais.
Derivados da soja são excelentes substitutos para o leite comum
Derivados da soja são excelentes substitutos para o leite comum
A equipe de nutricionistas da  orienta que as pessoas portadoras de intolerância a lactose devem estar sempre atentas aos ingredientes listados nos rótulos e embalagens. É importante ressaltar também que mesmo os produtos isentos de lactose podem sofrer alterações na sua composião de acordo com o fabricante. O ideal é que quem tiver suspeita de intolerância marque uma consulta com um nutricionista para tirar dúvidas e saber exatamente que alimentos são apropriados para o consumo.
Algumas recomendações:
  • Não utilizar leite de vaca;
  • Fazer uso do leite de soja;
  • Utilizar leites mistos, após a melhora do quadro, testando a aceitação;
  • Observar a composição dos alimentos preparados, como bolos, tortas, pudins, verificando se usam leite e portanto se contêm lactose na sua composição;
  • Permitir o uso de queijos ou leite fermentado de acordo com a tolerância.
Em crianças:
  • Fazer uso de leite de soja;
  • Introduzir, assim que possível, a alimentação adequada à idade.
Nas lojas Mundo Verde é possível encontrar um mix de produtos indicados para intolerantes a lactose, como soja em pó, shakes, chocolates, barras de cereais, iogurtes de soja, extrato de soja, queijo de soja, leite condensado de soja, alfarroba, misturas de bolo, biscoito, pães, pasta e maioneses de soja, pó para preparo de pudins entre outros. Ou seja, não há desculpa para não consumir seus pratos e doces favoritos.


Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao mundo verde
Mais sobre a linhaça: mitos e verdades

Mais sobre a linhaça: mitos e verdades

maio 16, 2011 Add Comment

O assunto aumentou consideravelmente a procura pelo produto e trouxe uma série de questões que achamos relevantes sobre o consumo deste grão que traz tantos benefícios e ajuda a equilibrar o funcionamento do organismo.
Linhaça dourado ou marrom, qual a melhor opção de consumo?
Linhaça dourado ou marrom, qual a melhor opção de consumo?
Já falamos da linhaça em outros posts, mas vamos aproveitar para retomar o tema com um material desenvolvido especialmente sobre o assunto pela nutricionista  Flávia Morais. Confiram:
Quais os benefícios do consumo da linhaça?
A linhaça é considerada um alimento funcional por ser fonte de ômega 3, fibras e lignana. Estudos comprovam seus efeitos no controle e prevenção de risco de doenças cardiovasculares. Atua na diminuição dos sintomas de TPM e as fibras auxiliam no controle de peso e regularização do intestino.
Ela realmente ajuda na prevenção e combate de diversas patologias?
Sim. Estudos comprovam os efeitos benéficos do consumo regular de linhaça.
O ômega 3 é uma gordura insaturada, aliada a saúde do coração. Estudos mostram que o consumo de linhaça reduz o colesterol total e o LDL colesterol e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. Tem efeito antiinflamatório, podendo ser usado no tratamento de artrite e dermatite. Sua ação antioxidante o faz potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico.
Coadjuvante no tratamento da depressão, melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta (esquizofrenia). Estudos demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer.
A lignana atua no combate a sintomas de TPM e também protege contra câncer de mama e próstata.
Estudos com mulheres mostram o papel da linhaça na manutenção da saúde óssea e também seu efeito na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate a sintomas da TPM e menopausa e a prevenir o surgimento de câncer de mama, principalmente se combinadas as isoflavonas da soja.
As fibras da linhaça auxiliam na perda de peso, pois absorvem água, formam um gel que retarda o esvaziamento do estomago aumentando a saciedade, esse gel aumenta o volume do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e previnem o câncer coloretal e ainda auxilia no controle das taxas de glicose sanguíneas, diminuindo o risco de diabetes.
Existe algum tipo de diferença entre a linhaça marrom e a dourada?
A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, e ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes.
A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.
Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. Os dois tipos tem teores similares de omega 3.
Qual a ingestão diária recomendada? Qual a forma ideal para consumi-la?
Normalmente 3 colheres de sobremesa/dia. A linhaça pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita.
Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada, já que a mesma passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las em um liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Guardar em pote bem fechado no refrigerador, e ao abrigo da luz por até 3 dias. Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.
produtos_e3mkt
A linhaça pode ser encontrada nas seguintes formas:
Semente: grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Lembrando que os ômegas se oxidam facilmente, então depois de triturada a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até 3 dias.
A semente também pode ser germinada e adicionada a sucos verdes.
Farinha: é obtida através dos grãos de linhaça torrados e moídos. Boa fonte de fibras, mas como a maioria é parcialmente desengordurada, tem menor teor de ômegas 3, 6 (gorduras) e de lignanas se comparada a semente inteira.
Óleo: é extraído da prensa das sementes de linhaça, rico em ômega-3. Fonte ainda de omega 6 e omega 9. Prefira os 100% integrais e naturais, obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos ou solventes. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos, por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).
Cápsulas: uma forma de suplementar a dieta com ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração. Como qualquer alimento encapsulado, precisa de registro no Ministério da Saúde que garanta sua qualidade.
A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas.
Estudos demonstram que não existe diferença significativa na quantidade de nutrientes entre os dois tipos de linhaça.
Estudos demonstram que não existe diferença significativa na quantidade de nutrientes entre os dois tipos de linhaça.

Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao mundo verde


Mais informações sobre a intolerância a lactose

Mais informações sobre a intolerância a lactose

maio 16, 2011 Add Comment

Já postamos aqui no Blog um conteúdo muito interessante sobre os cuidados na alimentação de quem tem intolerância a lactose.
A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade de digerir o açúcar lactose, ingrediente característico do leite materno, do leite de vaca e de seus derivados.
A digestão e consequente absorção da lactose depende de uma enzima digestiva chamada lactase, produzida pelas células da mucosa do intestino delgado. Na ausência desta enzima, a lactose não é digerida e nem absorvida acarretando diversas reações no organismo, como náuseas, diarreia, dores abdominais, gases e desconforto.
A intensidade dos sintomas é decorrente da quantidade de lactose ingerida e da tolerância de cada pessoa. As reações podem ocorrer em minutos ou levar algumas horas.
Quando nascemos temos enzima lactase em abundância porém, com o passar dos anos sua produção diminui. A intolerância pode acometer recém-nascidos ou indivíduos adultos, permanente ou temporariamente. O tratamento consiste apenas na retirada total ou parcial de alimentos fonte de lactose da dieta.
O consumo de derivados do leite também deve ser diminuído
O consumo de derivados do leite também deve ser diminuído
Sendo assim, faz-se necessário realizar acompanhamento médico e nutricional em intolerantes à lactose, visando a garantir a oferta de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes.
Nas Lojas são comercializados diversos produtos isentos de lactose, tais como: chocolates, biscoitos, cookies, bolachas, bolos, pães, torradas, doces, barras de cereais, farinhas, leites (soja, arroz, trigo, aveia), tofu (original, temperado e defumado), leite condensado de soja, creme de leite de soja, shakes, mistura de cereais integrais, cacau em pó, pó para preparo de pudim, geléias, frutas liofilizadas, sucos e xaropes para preparo de sucos, entre outros produtos.
Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao mundo verde
Dicas de germinação de grãos

Dicas de germinação de grãos

maio 16, 2011 Add Comment
 Como a linhaça está em alta e é grande o número de pessoas que nos escrevem com dúvidas semelhantes, resolvemos fazer um post sobre o assunto. Confiram:



As melhores formas para o consumo da linhaça são triturada e/ou germinada, pois ao consumirmos a semente de linhaça inteira, nosso sistema digestivo não consegue romper sua casca e seus nutrientes não são disponibilizados ao organismo. Pode-se consumir a semente inteira, sem problemas, porém, esta oferecerá somente fibras que irão melhorar o funcionamento intestinal e controle da saciedade.
A semente de linhaça quando triturada (triturar em casa e conservar em geladeira em pote hermeticamente fechado por até 3 dias), tem sua casca rompida e, assim, libera os nutrientes que apresentam efeitos benéficos ao organismo, como o ômega 3, a lignana, além das fibras.
A linhaça triturada é uma das boas opções de consumo
A farinha de linhaça é uma boa opção de consumo
germinação da semente, assim como de outras sementes e grãos, é a fase mais nutritiva da planta. Nela, o valor nutricional dos grãos assemelha-se ao das frutas e verduras, e os teores de proteínas, vitaminas e minerais estão elevados. O processo de germinação corresponde a uma espécie de pré-digestão, assim, os nutrientes presentes nas sementes germinadas são de mais fácil absorção pelo organismo. Os grãos ou sementes germinados fornecem mais energia, reduzem o estresse mental e emocional.
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros podem ser germinadas: girassol, painço, aveia, trigo, linhaça, arroz, quinua, centeio, cevada, lentilha, ervilha, etc.
brotos
Como preparar:
  1. Colocar de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrir com água limpa;
  2. Deixar de molho por uma noite (8 horas);
  3. Cobrir o vidro com um pedaço de filó (ou voal) e prender com um elástico. Despejar a água e enxaguar bem sob a torneira;
  4. Colocar o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco;
  5. Enxaguar pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
Grãos germinados fazem um bom saunduíche natural
Grãos germinados no saunduíche natural
Será observado que os grãos ou sementes começarão a nascer (irá surgir o que chamamos de “narizinho”). O “narizinho” é a raiz que se aprofundará na terra. Esta fase de desenvolvimento da semente é chamada de germinação.
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.
Os grãos germinados devem ser consumidos exatamente como estão. Estarão macios não sendo necessário cozinhá-los. Se cozidos, perderão sua energia vital. Podem ser adicionadas à comida ou em sucos.
Assine e receba novidades por email !

Créditos de foto e texto ao mundo verde