Conheça as mudanças internas sugeridas pela retrogradação e prepare-se
Marte foi um deus muito cultuado e valorizado em Roma, diferentemente do que ocorreu da Grécia, em que era conhecido como Ares e considerado um tanto quanto primitivo para aquele povo tão ligado ao conhecimento. Mas para o romano, cuja cultura era profundamente direta, masculina e conquistadora, Marte caía como uma luva, pois era o senhor da guerra e da bravura.
Na Astrologia, Marte rege a assertividade, agressividade, energia e começos. A cada dois anos, ele inicia um movimento aparente de estar caminhando para trás. Trata-se apenas de uma diminuição da velocidade do planeta em relação ao passo da Terra. A este fenômeno dá-se o nome de retrogradação. A próxima data em que ele irá acontecer para Marte será de 23 de janeiro a 14 de abril de 2012.
Imaginando que Marte continuasse a ser o deus romano, o que você acharia que ele sentiria ao ter que caminhar para trás? Se apostou que ele não iria gostar muito, acertou. E quando o belicoso deus não gostava de alguma coisa era muito fácil que perdesse as estribeiras.
CONHEÇA AS TENDÊNCIAS PARA SE PREPARAR MELHOR
Esta, aliás, é uma das primeiras coisas que podem acontecer quando Marte está retrógrado. Algo pode nos deixar com raiva, muita raiva, e bastante tendentes a comprar grandes encrencas, problemas e dores de cabeça. Lamento dizer, mas a probabilidade de acontecer brigas feias durante este período é elevada, e o tema preferido delas é o dos direitos e da territorialidade. Falando em português claro: duas partes podem achar que estão 100% certas e dispostas a irem até o fim por causa disso.
Mas se já sabemos de antemão o que Marte retrógrado pode causar, o que podemos fazer para nos precaver?
TRÊS ATITUDES SÃO CONTRAINDICADAS DURANTE A RETROGRADAÇÃO
- 1Estar numa situação de dependência de alguém. Por exemplo, realizar uma viagem acompanhado durante este período envolve mais riscos do que ir sozinho. O motivo? Quando você está junto com alguém, tem que negociar, e negociação, infelizmente, não é o forte de Marte retrógrado. Se for inevitável realizar uma ação conjunta, procure acertar os detalhes com antecedência, e, mesmo assim, não será muito bom estar muito dependente. É como se você estivesse que estar preparado para seguir sozinho se fosse necessário. Pessoalmente, eu também evitaria grandes viagens, a menos que eu já saísse com uma disposição em enfrentar obstáculos e coisas que pudessem alterar meus planos. Mas não é bem isto que esperamos de uma viagem, certo?
- 2Não tomar cuidado com o território do outro. Isto inclui dar conselhos não solicitados, opiniões, etc. Não adiantará estar bem intencionado, pois a outra parte não estará ansiosa para ouvi-lo dizer como as coisas devem ser. Tenha muito cuidado com o território do outro, quer seja a casa dele ou as crenças, pois a retrogradação do planeta vermelho faz com que até os gatinhos mais mansos se transformem em bravos leões defendendo seus filhotes. Outra coisa: evite grude. Não planeje ficar um mês na casa de ninguém. Principalmente se esta pessoa for casada, tiver um filho adolescente e um apartamento pequeno.
- 3Iniciar grandes projetos e ambições. Isto aqui não é fácil, pois implica em dois meses e meio de mãos amarradas. Se você iniciar algo importante, o que vai acontecer? No mínimo, faltará gás, força, e poderão surgir, também, alguns empecilhos no meio do caminho. Talvez, por exemplo, a reforma da sua casa traga contratempos, como atingir um cano durante o procedimento e alagar a sua nova sala. Em hipóteses mais brandas do que esta, pode-se dizer que será difícil o que foi planejado ou, ainda que se faça tudo certo, o resultado poderá não ser o esperado. Então por que se lançar em grandes empreitadas?
PROPENSÃO A MENOR HARMONIA NAS RELAÇÕES
Juntando estas três dicas, não é difícil inferir que Marte retrógrado não é bom para casar, nem para se mudar para uma nova casa. A razão é porque há uma energia muito belicosa e egoísta durante esta fase, não proporcionando harmonia para estas ações. Também é delicado para os romances novos. Há uma grande probabilidade que pareçam muito intensos, mas que não passem de fogo de palha. Além disso, estarão sujeitos a brigas no meio do caminho.
Falando em brigas, pense bem antes de se lançar numa fúria indignada. A tendência é que haja muito desgaste com poucos resultados. Se quer ter uma ideia de como é, pense na figura do Pato Donald ficando irritado, mas sem o humor da Disney...
MENOS IMPULSO E MAIS ESTRATÉGIA
Agora que ficou claro o que não é para fazer, que tal algumas diretrizes para o que deve ser feito?
- 1Já que você não pode empreender grandes projetos, fique preparando-os. Não tenha pressa, cheque todos os detalhes. Realmente pense sobre o que está fazendo e reveja ideias que não sejam realistas.
- 2Exercite a maturidade: calcule melhor os riscos e atue de maneira mais cautelosa e estratégica. Marte tem uma natureza impulsiva e juvenil, mas, quando ele está retrógrado, não é adequado ser assim. Além disso, por favor, não se empolgue! Não é hora de avançar na base do entusiasmo, apostando com tudo, mas, sim, de caminhar devagar, sabendo muito bem onde você está pisando. Em poucas palavras: pense um pouco antes de agir.
- 3Tenha mais tato, pois você estará nas imediações de um barril de pólvora. Seja mais gentil, discuta mais os termos e proponha alternativas. Evite querer as coisas só do seu jeito, sem levar o outro em conta. E saiba que nada será inteiramente como você quer nesta fase. É assim que você tem que entender este trânsito.
Boa sorte! Lembre-se que qualquer coisa gera aprendizados, e a retrogradação, particularmente, tende a produzir grandes mudanças internas. Depois que passar esta fase, anote o que você aprendeu e percebeu. E guarde as lições.
Assine e receba novidades por email !
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon