Tesla revela sistema de painéis solares “invisíveis” para casas

janeiro 17, 2017
A empresa de Elon Musk ainda apresentou a nova geração de sua bateria doméstica recarregável, a Powerwall.


Elon Musk está cada dia mais perto de realizar seu sonho de criar um sistema doméstico alimentado por energias sustentáveis. O CEO da Tesla revelou em um evento na Universal Studios, em Los Angeles, a primeira linha de painéis solares da empresa. Além de ser praticamente imperceptível, o produto se conecta ao sistema de bateria recarregável Powerwall da Tesla. As informações são do site The Verge e da Wired.
O telhado é feito a partir de uma telha de vidro texturizada com células solares integradas. Para que os painéis fiquem praticamente invisíveis, a Tesla aplicou uma pintura especial nas telhas. Desse modo, elas ficam transparentes quando vistas do ângulo da rua e sua aparência fica similar à de um telhado tradicional. Quatro padrões de telhas foram apresentados: Tuscan Glass, Slate Glass, Textured Glass e Smooth Glass.
Segundo Musk, as telhas foram impressas hidrograficamente e, por isso, cada uma delas é um “floco de neve especial”. Isso significa que casas vizinhas não terão telhados com o mesmo visual.
O CEO da Tesla também enfatizou que os painéis são resistentes. Para provar isso, ele exibiu um teste de durabilidade entre o produto da marca e telhas de cerâmica e pedra. Obviamente, o telhado da Tesla se saiu melhor. O painel solar é feito de quartzo e tem uma vida útil quase infinita, de acordo com Musk.
Além do painel solar, a empresa revelou a nova geração da Powerwall, sua bateria doméstica que pode ser recarregada via energia solar. Ela tem potência máxima de 7 kW e capacidade de armazenar até 14 kWh. Isso é suficiente para abastecer uma casa de quatro quartos durante um dia inteiro. A Powerwall 2 irá custa 5.500 dólares nos Estados Unidos e tem garantia de ciclos de recarga para até 10 anos de uso.
Os produtos são uma colaboração conjunta entre a SolarCity (provedor americano de serviços de energia) e a Tesla. No dia 17 de novembro, acionistas irão votar uma fusão de dois bilhões de dólares entre as duas companhias.
Tanto o telhado quanto a bateria fazem parte do plano de Musk de criar um sistema energético sustentável. No mundo idealizado por Musk, os painéis solares servirão para a geração de energia para a casa e os carros, enquanto a bateria faria o armazenamento dessa energia. “Precisa ser bonito, acessível e perfeitamente integrado. Se tudo isso acontecer de verdade, por que você iria para outra direção?” indagou o CEO, questionando o sistema energético atual.

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon