Por Dr. Marcelo Cubellun, Equipe do Bem Simples.
Médico Psiquiatra
M.N. 69874
Quando você é traído por alguém de quem você gosta, o sofrimento é inevitável. Você não pode mudar o que já aconteceu, mas pode aliviar a angústia, cuidar da sua autoestima e evitar que isso se repita.
Passos
1-Avalie se você realmente foi traído. Para isso, reúna as informações necessárias para confirmar o fato.
2-Aceite a realidade. Se você descobrir que foi traído, evite enganar a si mesmo. O primeiro passo é aceitar o que aconteceu e analisar os seus sentimentos sobre a situação.
3-Tenha calma e se dê o tempo de que precisar para assimilar a situação. Assim você agirá com tranquilidade em relação ao outro, não por impulso ou desespero.
4-Tente conversar sobre o que aconteceu. Sem entrar em detalhes que abalariam ainda mais a sua autoestima, pergunte o que levou à traição. Em geral, as duas partes têm certa responsabilidade no caso.
5-Pense positivamente, mesmo que a situação seja angustiante para você. Faça atividades para se distrair e estabeleça um objetivo de superação para recuperar a autoestima, sem negar a realidade nem se colocar no lugar de vítima.
6-Considere a possibilidade de perdoar. Se você acredita que pode manter o vínculo com a pessoa que cometeu a traição, reconstrua a relação, sem ressentimento.
7-Não generalize. Não é porque você foi traído uma vez que isso vai acontecer de novo. A experiência deve ensinar a ficar mais atento para evitar que a situação se repita.
8-Procure a ajuda e o apoio da família e dos amigos. Conte o que você está sentindo, sem medo nem vergonha.
9-Avalie os benefícios de procurar ajuda profissional.
Importante
•Para se recuperar de uma traição é preciso que você cuide da sua autoestima.
•A sua dignidade é muito importante, portanto ninguém tem o direito de desrespeitar você.
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon