Resumo
É preciso agir rápido para evitar que a perda traga maiores problemas. Ter os dados do cartão à mão é fundamental.
Passos
1
Anote sempre na agenda os telefones para ligação gratuita fornecidos pelo banco ou pela empresa emissora do cartão de crédito para comunicar roubo ou perda. Tenha sempre com você várias cópias dos dois lados do cartão. |
2
Antes de ligar, tenha caneta e papel à mão para anotar todos os dados fornecidos pela central de atendimento ao cliente. |
3
Se não tiver uma cópia do cartão, anote em uma agenda o nome da empresa emissora, o país onde foi emitido, o tipo de cartão, o número e a data de validade (início e fim). |
4
Ligue assim que você perceber que o cartão foi perdido ou roubado. Não hesite. É melhor anular logo o cartão, em vez de esperar que ele possa ser devolvido ou encontrado. |
5
Se a sua carteira for roubada e você não tiver nenhum dado, tente conseguir o telefone da empresa emissora do cartão na internet, com o serviço de auxílio à lista telefônica ou com algum amigo que tenha essa informação. |
6
Ao comunicar o fato e cancelar o cartão com a empresa emissora, anote o número da operação realizada. |
Importante
- Não fique paralisado nem se subestime nestas situações.
- Você mesmo precisa cancelar o cartão e acompanhar a operação pelo telefone ou pela internet.
- Não confie em nenhum desconhecido que queira ajudar.
Assine e receba novidades por email !
Share this
Faça um comentário sobre o que você achou da matéria, e/ou solicite uma matéria sobre algo que você queira, e também acrescente algo que você acha que está faltando. EmoticonEmoticon