Como se controlar para não ligar para o(a) ex?

Como se controlar para não ligar para o(a) ex?

junho 28, 2010 Add Comment

Por Dr. Marcelo Cubellun
Médico Psiquiatra
M.N. 69874

Resumo

Quando um relacionamento amoroso chega ao fim, é muito difícil cortar de uma vez todos os laços com a outra pessoa. Em dias críticos, um telefonema para o(a) ex pode aliviar a angústia na hora, mas em geral depois aumenta a tristeza. Descubra como não se render a esse impulso.



Passos


Se o relacionamento terminou de forma pouco pacífica, deixe passar um tempo antes de retomar qualquer contato com seu(sua) ex. Um coração ferido pode levar as pessoas a fazerem coisas das quais se arrependerão depois. 

Trabalhe com prazos curtos como "metas". Primeiro pense em "não ligar durante um dia", depois, em "não ligar durante uma semana" e vá ampliando o tempo até você se desligar desse costume que fazia parte da rotina do casal. 

Antes de ligar, relembre e analise as razões que fizeram você se afastar dessa pessoa ou ela de você. 

Respeite as decisões tomadas e mantenha em mente os fatores que distanciaram vocês, mesmo que isso traga um certo sofrimento. 

Se você não conseguir se controlar e telefonar, prepare-se para as consequências que essa atitude pode trazer. 

Substitua os momentos que você costumava passar a dois por atividades que alimentem o espírito e que despertem a sua mente para outros interesses. 

Aprenda a aproveitar as vantagens de estar solteiro(a).  

Importante

  • Em determinadas ocasiões, insistir em uma aproximação pode gerar um distanciamento ainda maior.
  • Conte com o tempo para amenizar a sua dor. 

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Como seduzir durante a Copa do Mundo?

Como seduzir durante a Copa do Mundo?

junho 28, 2010 Add Comment

Resumo

A grande maioria dos homens tem duas grandes paixões que não podem ser vividas ao mesmo tempo: o sexo e o futebol. Mas nem por causa disso você precisa amargar o período da Copa em abstinência sexual. Não insista para que ele escolha entre o jogo e os seus encantos femininos. Siga estes conselhos e aprenda como equilibrar estes dois pólos.



Passos

1

Respeite as escolhas dele. Numa relação ambos precisam respeitar as preferências do parceiro. Se o futebol faz parte de vida dele, procure não fazer disso um problema. Não perca o seu tempo tentando entender o amor dele pelo esporte, simplesmente aceite.

2

Faça parte dessa paixão. Uma partida de futebol pode despertar muitas emoções. Viva estas emoções ao lado dele, abrace-o a cada gol e preste atenção aos seus comentários. Tire vantagem de cada partida, você tem 90 minutos para ser a parceira perfeita.

3

Não fale demais. Não existe nada mais chato para um homem do que uma mulher que interrompe o jogo para falar das cores das camisas, do “gato” que é um jogador, ou fazer perguntas como: “O que é um pênalti?”. Todo mundo tem o direito de opinar ou perguntar, mas você não quer ser uma mulher chata,certo? Então investigue sobre as equipes e tente fazer comentários produtivos. Ele vai ficar orgulhoso de você!

4

Jogue com o resultado. Depois de uma partida de futebol existem dois resultados possíveis: o dos vencedores e o dos perdedores. Tire vantagem das duas situações. Se a equipe ganhar, fique eufórica e acompanhe o seu parceiro nos festejos; se perder, procure seduzi-lo e animá-lo, assim você poderá transformar a derrota em uma vitória a dois.

5

Saiba esperar. A última coisa que o seu parceiro vai pensar durante o jogo é em sexo. Portanto, aguarde o apito final para atacar. Durante o jogo, você pode dar a entender que depois da partida vocês dois vão começar a jogar. Insinue-se e lembre-o que o melhor sempre fica para o final.

6

Seja esperta. Dependendo do horário da partida, pense em que hora do dia ou da noite vocês dois poderão passar momentos românticos. Brinque com a sua imaginação e transforme-se na torcedora mais sexy e animada de todas.

Importante

• Misture as duas grandes paixões dos homens: o sexo e a bola. Fique esperta e aceite o desafio, assim você poderá viver uma Copa do Mundo cheia de prazeres e emoções.


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Jogo de escritório

Jogo de escritório

junho 28, 2010 Add Comment

Resumo

O programa Atelier Doce Infância sugere neste passo a passo como criar um lindo conjunto decorativo para escritório infantil.


Você precisa de

  • Silhuetas de madeira (recortes de camisetas e bolas)
  • Látex branco
  • Tintas acrílicas: vermelha, azul, branca, turquesa, preta, amarela e marrom
  • Lixa fina
  • Pincéis: chatos n° 2, 4 e 6; redondo n° 0 e 2, e angular 1” (¾) de cerda dura
  • Verniz acrílico

Passos

1

Camisetas: passe uma camada de látex branco e deixe secar. Faça sobre cada uma delas o desenho que quiser e pinte com as cores desejadas.

2

Quando secar, faça detalhes como pespontos, botões e escudos.

3

Com a ajuda de um pincel chato, dê profundidade com um sombreado em todas as partes, utilizando um tom mais escuro do que a cor em questão. Deixe secar. Com o pincel angular de cerda dura e a tinta branca ilumine utilizando a técnica de pincel seco.

4

Bolas: repita o processo das camisetas e dê volume fazendo um sombreamento circular em todo o contorno das bolas. Com pincel seco e branco, ilumine o centro.

5

Montagem final: pinte as peças de escritório, combinando vermelho, azul e branco. Lixe as arestas para dar um aspecto gasto. Aplique a técnica do pincel seco para iluminar algumas partes. Cole os recortes já pintados onde preferir e envernize as peças.

Importante

Especialista: Gabriela Caporale


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Rituais para dar sorte na Copa do Mundo

Rituais para dar sorte na Copa do Mundo

junho 28, 2010 Add Comment

Resumo

Os rituais de sorte, talismãs e superstições são parte do cotidiano dos jogos esportivos. No mundo do futebol, as superstições se relacionam ao sucesso ou fracasso das equipes, e muitas pessoas acreditam nelas de maneira radical, cumprindo à risca os rituais que acreditam trazer sorte para o seu time. Você já tem o seu ritual de bom astral para a Copa de 2010? Escolha um seguindo estas dicas.


Passos

1

Realize um ritual simples que possa ser usado ou reproduzido em todas as partidas.

2

Vista as mesmas roupas e acessórios que usou em algum dos jogos que o seu time tenha ganhado. Pode utilizar todas as roupas ou apenas alguma peça de vestuário ou acessório que você acredita que traz sorte.

3

Escolha algum acessório ou talismã que seja especial para você, como por exemplo uma camiseta, uma bandeira, um chapéu com as cores da seleção ou um colar. Vale usar acessórios que já trouxeram sorte ao Brasil em outros mundiais também!

4

Você pode associar o seu ritual a uma imagem ou símbolo religioso. Por exemplo: uma imagem, um terço ou um crucifixo que você tiver. Só não esqueça que isto é apenas uma associação circunstancial e siga respeitando o valor religioso do objeto.

5

Veja as partidas ao lado de pessoas com as quais já tenha assistido jogos anteriormente, nas quais sua equipe tenha sido a vencedora.

6

Sempre assista ao jogo no mesmo local, sente-se no mesmo canto e tente recriar as mesmas condições dos jogos anteriores em que o seu time foi vitorioso.

Importante

* Evite estar perto de pessoas que fazem pouco caso dos seus rituais, assim você não corre o risco de quebrar a “corrente de sorte” com energias negativas.
* Vale também inventar um ritual de sorte para "secar" os adversários mais importantes!


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Tratamento para lábios ressecados

Tratamento para lábios ressecados

junho 28, 2010 Add Comment

Resumo

A pele dos lábios é muito sensível e precisamos protegê-la diariamente do frio e do calor com bálsamos e protetores solares. Sempre que for possível e necessário, podemos recuperar a suavidade com este tratamento à base de ingredientes naturais.


Você precisa de

  • 1 colher (chá) de mel
  • 1 colher (chá) de limão
  • 1/2 colher (chá) de açúcar

Passos

1

Junte os três ingredientes em uma vasilha e misture bem.

2

Espalhe a preparação com os dedos de um canto a outro dos lábios.

3

Faça massagens com movimentos circulares por aproximadamente cinco minutos.

4

Retire a mistura com esponja ou algodão umedecido em água.

5

Passe um bálsamo hidratante.

Importante

  • Antes de mais nada, evite o péssimo hábito de puxar a pele ressecada dos lábios e de passar a língua continuamente sobre eles, porque a saliva só resseca ainda mais e faz com que eles rachem. Este tratamento deixa a superfície dos lábios lisa e sedosa.
  • Repita o tratamento uma vez por semana e hidrate bem os lábios todos os dias.
Especialista: Ximena Sanchez


Assine e receba novidades por email !




Créditos de foto e texto ao bem simples


Prepare-se para enfeitiçar

junho 21, 2010 Add Comment

Valorize seu tipo físico para conquistar seu parceiro


Quer enfeitiçar o seu companheiro? Então, procure inicialmente uma produção de arrasar, para que ele não tire os olhos de você. Mas antes de sair por aí procurando visuais que talvez não combinem com seu tipo físico, analise quais são os pontos mais atraentes do seu corpo e como valorizá-los com looks que fujam do vulgar.
Se você não tem aquele biotipo em que todo pedaço de pano cai bem — ou seja, se não é alta e magra como Gisele Bündchen —, o ideal é aprender a valorizar seus atributos, diz a personal stylist Cris Vieira, de Florianópolis.
As brasileiras que, em geral, possuem quadris largos, podem ressaltar as formas usando uma bermudinha boyfriend(aquela mais larga, de barra dobrada e um pouco acima do joelho) e um top de babados no decote. Combine com um maxicolar e com pulseiras, o que confere uma produção moderna, mas romântica. Nos ombros, bolsa de corrente dourada de tamanho médio e matelassê, no tom nude, e, nos pés, sandália open boot (aquela que você calça como se fosse bota, mas é aberta nos dedos).
Aposte também em um vestido bandage, bem justo, que contorna as formas do corpo, caso você esteja com "tudo em cima". Arremate a produção com uma sandália alta e uma carteira de mão, que dá um charme especial.

Bonita de qualquer jeito

As baixinhas têm a opção de escolher um vestido curto com decote coração  de preferência um sensual tomara-que-caia  e combiná-lo com sandália alta em tom nude, que alonga. A produção pede bolsa pequena com bordado ou uma minicarteira com apliques de paetês.
As mais cheinhas devem investir em uma camiseta básica ou top de tecido fluido com decote em V, que ajuda a chamar a atenção para o colo. Para compor, opte por uma saia evasê ou godê, que são mais soltas e têm leves ondulações, acima do joelho.
O efeito mais sensual fica por conta de um maxicolar, que atrai o olhar do seu companheiro para a região dos seios. Quanto às cores, se você estiver acima do peso opte pelas neutras e evite as vibrantes. Invista nos acessórios e na bolsa, que pode ser de mão, mais voltada ao retrô, de tamanho médio.
O visual pode ser arrematado com uma sandália do tipo Peep Toe, aquela semelhante a um scarpin, mas que deixa os dedos de fora. Cris dá um toque: peito do pé à mostra faz parecer que você é mais alta.
Mais democrática é a pantalona branca, calça comprida soltinha que cai bem em qualquer corpo e que pode ser usada no estilo navy, com top listrado azul e branco e sandália amarela. O toque sensual e contemporâneo fica com o colete de paetês dourados sobre o top e com uma bolsa de palha.
Para quem está antenado com as últimas tendências, vale investir em uma camiseta com paetês, combinado com carteira preta e cinto.

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao portal vital

O que você come seu coração “sente”

junho 21, 2010 Add Comment

Comer verduras antes do churrasco e fazer lanches entre as refeições ajudam a combater o colesterol


Nosso dia a dia está cada vez mais corrido. Por causa da falta de tempo, muitas vezes optamos por refeições que contêm alimentos prontos e até mesmo bem gordurosos, que podem trazer riscos ao coração. Sem abrir mão de seus sabores preferidos nem do seu tempo é possível adotar alguns hábitos saudáveis. O cardiologista Jairo Neubauer, do Hospital Albert Einstein, dá algumas dicas bastante simples, que vão fazer o seu coração agradecer.
1. Forre o estômago com folhas
Não, você não precisa viver só de alface. A recomendação é apenas que, antes de atacar aquela picanha no rodízio, coma um pouco de salada. “A celulose contida nesses vegetais forma um emaranhado de fibras que impedem a absorção do colesterol e da gordura. Por isso, coma fibras em todas as refeições”, indica.
2. Preste atenção na gordura
Prefira produtos que, assim como os cremes vegetais Becel, informam na embalagem que são livres de gorduras trans. Isso significa que há menos de 0,2g de gorduras trans por colher do produto, o que é importante, porque quantidades acima de 2g por dia já são prejudiciais ao organismo.
As gorduras saturadas, aquelas que estão no bife do rodízio, também devem ser ingeridas em menos quantidade. Para não sofrer no churrasco, o cardiologista recomenda escolher carnes com menos teor de gordura. “Em vez de comer um cupim, que é bem gorduroso, opte por um lombo sem a capa de gordura”, sugere.
3. Coma pouco... várias vezes ao dia
Imagine que seu corpo é um armazém. Para ele não se sobrecarregar, é muito melhor provê-lo com várias cargas pequenas durante o dia ao invés de uma só grande carga chegar de uma vez. Neubauer usa esse exemplo para mostrar que o corpo pode não processar tão bem os alimentos se, na pressa, você decide fazer poucas refeições. “Entre o café da manhã e o almoço, faça um lanche, e entre o almoço e o jantar também”, diz. Inclua sempre uma verdura ou um vegetal em cada refeição, acrescenta.

4. Alimentos especiais ajudam a manter organismo saudável
Os chamados alimentos funcionais, que incluem benefícios para a saúde, ajudam a controlar o colesterol e evitar outros riscos, segundo o médico. Funcionais que trazem ômega 3 e fitoesteróis, como os produtos Becel, são especiais para a saúde do coração.

Assine e receba novidades por email !



Créditos de foto e texto ao portal vital


Cálcio? Aproveite enquanto é tempo!

Cálcio? Aproveite enquanto é tempo!

junho 21, 2010 Add Comment

Quase todo cálcio de que o organismo precisa é absorvido até os 20 anos. No Brasil, consumo é menor que o recomendado


A osteoporose acompanha Suely dos Santos desde que esta professora paulista tinha 40 anos. “Fiz um check-up para medir o colesterol e fiquei sabendo que meus ossos tinham 70 anos”, relembra. Docente da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (USP), Suely tem hoje 49 anos e só conhece uma explicação para seu problema: “é provável que não tenha formado a quantidade de massa óssea que deveria durante a infância e a adolescência”.

Seu relato reforça um alerta feito pelos médicos: cerca de 90% do cálcio que o organismo utilizará por toda a vida é estocado até os 20 anos; depois dessa fase, os ossos não absorvem o mineral com a mesma eficiência.

Quando o corpo e os ossos crescem absorvendo pouco cálcio, “a pessoa terá déficit de conteúdo mineral ósseo ao longo da vida”, afirma Lígia Araújo Martini, professora do Departamento de Nutrição da USP. Assim, ficamos mais vulneráveis a fraturas e a doenças ósseas. E com o passar da idade o problema tende a piorar — o envelhecimento e a menopausa geram perda do mineral. Por isso, é importante também continuar consumindo alimentos que contêm cálcio ao longo dos anos.

No Brasil, porém, pessoas de todas as idades consomem pouco mais da metade da quantidade de cálcio recomendada, segundo um estudo divulgado este ano pela pesquisadora Mariana Danelon, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. O trabalho concluiu que os brasileiros consomem em média 700 miligramas de cálcio por dia – mas o ideal seria 1.300 miligramas para crianças e adolescentes, 1.000 mg para adultos até 50 anos e, depois disso, 1.200 mg.

Além de fortalecer os ossos, o consumo de alimentos ricos em cálcio pode trazer outros benefícios, como estimular a contração muscular. “Isso inclui os movimentos do coração”, destaca Lígia. Além disso, algumas pesquisas estão avaliando possíveis efeitos positivos do cálcio na prevenção de hipertensão, obesidade e diabetes.

Isso não quer dizer que mais cálcio será sempre melhor: o excesso também precisa ser evitado. O problema, afirma Vivian Suen, nutróloga do Hospital das Clínicas da USP, pode ser o desencadeamento de doenças como o cálculo renal (as famosas “pedras no rim”) em pessoas propensas a desenvolvê-las. Ainda mais perigoso é o consumo excessivo de suplementos de cálcio, alerta Lígia. Segundo ela, a ingestão além dos 2.500 miligramas por dia já pode desencadear, em quem é propenso, doenças que variam das cardiovasculares ao câncer de próstata.

Para garantir a assimilação da quantidade adequada de cálcio, a nutricionista recomenda o consumo de leite e derivados, como iogurte e queijo. “Verduras verde-escuras também. Mas, do espinafre, por exemplo, o corpo só absorve 5% do cálcio", diz Lígia, que prefere os lácteos. Em meios líquidos, a substância é mais biodisponível, ou seja, mais facilmente absorvida. 

As verduras contêm substâncias, como ferro e fibras, que competem em absorção com o cálcio, detalha Vivian. Ela recomenda comer pequenas porções por refeição (o organismo assimila 500 miligramas de cálcio por vez, em intervalos de uma a duas horas) e não ingerir alimentos ricos em cálcio com outros ricos em muitos outros nutrientes, “porque um acaba atrapalhando a absorção do outro”.

Opções

A Unilever lançou recentemente uma nova alternativa. Trata-se do AdeS Plus, bebida à base de soja que tem a mesma concentração de cálcio que o leite (cerca de 240 miligramas em 200 ml) e está disponível em vários sabores, como banana e pêssego. O produto também contém vitamina D, crucial para a absorção do cálcio pelo organismo porque estimula a produção das proteínas responsáveis pela assimilação do mineral.
Segundo Lígia, a vitamina D é rara nos alimentos: está presente em itens como salmão, gema de ovo e óleo de fígado de bacalhau, também pouco presentes na dieta brasileira. A nutricionista destaca, no entanto, que a maior fonte de vitamina D é o sol — ele desencadeia a vitamina latente na pele das pessoas. “É preciso fazer uns dez minutos de caminhada ao ar livre, com os braços expostos.”




Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao portal vital

Cálcio na adolescência é ainda mais importante

junho 21, 2010 Add Comment

Consumo de 1.300 miligramas por dia preveniria fraturas em fases posteriores da vida


Enquanto os filhos são crianças, até dá para convencê-los (ou obrigá-los...) a comer bem, a ter uma dieta saudável. Porém, quando a adolescência chega, acompanhada de suas mudanças de hormônio, tudo fica mais difícil! Os garotos e as garotas já definem com mais firmeza o que querem e o que não querem.

Nessa fase, muitos jovens dormem tarde e acordam em cima da hora para ir à escola, deixando o café-da-manhã de lado — uma refeição em que tradicionalmente, no Brasil, se consomem alimentos ricos em cálcio, como leite, requeijão, manteiga e bebidas à base de soja. O hábito de 'pular' a primeira refeição do dia é agravado pelo consumo de outros alimentos não saudáveis, como refrigerantes e sanduíches gordurosos, destaca a nutróloga Vivian Suen, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Trata-se de um padrão de refeição que pode trazer problemas no futuro.

É na adolescência que ocorre o “pico de massa óssea”, fase em que “o osso já cresceu quase tudo o que tinha que crescer”, afirma a nutricionista Lígia Araújo Martini, da USP. “É extremamente importante a consolidação da massa óssea nessa fase, para prevenir fraturas quando chegar à fase idosa”, destaca.

Depois desse “pico”, ocorre uma perda natural de cálcio, acentuada aos 40 ou 50 anos e, principalmente, após os 60, afirma Antônio Herbert Lancha Jr., professor de nutrição aplicada à atividade física da Escola de Educação Física e Esportes da USP. 


Isso não quer dizer, porém, que basta consumir cálcio na infância e na adolescência que tudo estará resolvido. Lancha Jr. adverte que quem teve boa formação óssea até os 20 anos, mas se torna extremamente sedentário depois, sem manter uma alimentação saudável, também corre risco de desenvolver doenças ósseas. Então, o ideal é manter o consumo regular de cálcio e praticar esportes ao longo da vida.




Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao portal vital

Seu filho está demorando para crescer?

junho 21, 2010 Add Comment

Alimentação saudável é fundamental para chegar à altura adequada


Não tem coisa mais deliciosa do que acompanhar o desenvolvimento do filho, não é verdade? Vê-lo ganhar altura e peso, dar os primeiros passos e falar as primeiras palavras são situações que deixam qualquer pai ou mãe em “estado de graça”. Algumas crianças, porém, demoram um pouco mais para crescer. Em muitos casos, isso não é razão para preocupação, contudo é importante saber observar os sintomas de um quadro atípico e como revertê-lo, a fim de que seu filho possa curtir bastante a infância e o futuro.
Todo pai ou mãe não resiste em comparar o filho com outros de idade semelhante. Não há problema nisso. Mas, no começo, é melhor acompanhar o crescimento de modo mais atento. Até os dois anos, o ideal é levar o filho a um pediatra pelo menos uma vez por mês, recomenda Hamilton Henrique Robledo, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital São Camilo, em São Paulo. Ele fará a medição correta da criança e verificará se ela está dentro dos padrões.
É importante saber que, além da genética, que influencia e muito na estatura da criança, o crescimento pode ser determinado por fatores externos, como alimentação – que deve ser sempre balanceada – e a quantidade de exercícios que a criança faz. Nessa fase da vida, devem ser atividades que ajudam a fortalecer músculos e ossos, como brincar, fazer natação, artes marciais, atletismo e jogos recreativos em geral. No entanto, evite a musculação: carregar peso é contraindicado para crianças pequenas, a não ser em casos excepcionais, orientados pelo médico.
Na grande maioria das vezes, um crescimento aquém do esperado pode ser revertido. Por isso, se você notou diferença muito grande em termos de ganho de peso ou estatura, que tal fazer um balanço da alimentação de seu pequeno? Pode ser que ele esteja deixando de receber nutrientes fundamentais para auxiliá-lo nessa fase tão importante.
Excesso de doces, refrigerantes e comidas gordurosas prejudicam o desenvolvimento, já que têm baixo valor nutritivo. "Uma alimentação incorreta pode acelerar o processo de maturação óssea", afirma a professora Joyce do Valle, que leciona nutrição clínica infantil na Universidade Federal Fluminense (UFF). Isso significa que, comendo de forma desregrada, a pessoa pode crescer até determinada estatura, sem, contudo, chegar à altura determinada geneticamente, caso ela suprisse seu corpo com os nutrientes necessários.
Por isso, durante a infância, é muito importante inserir, nas refeições dos filhos, leite e derivados, frutas, verduras, legumes e proteínas encontradas em alimentos como AdeS e carne vermelha, que apresenta nutrientes importantes para o crescimento infantil.

De olho nele

Porém, às vezes, nem isso funciona. Foi o que ocorreu com Sofia, hoje com 3 anos, filha da dona de casa Marisa Spanos. Até 1 ano e 3 meses, ela tinha apenas 4 quilos, o peso de um recém-nascido. "Depois de alguns exames, os médicos descobriram que ela não tinha uma enzima que quebra as proteínas", conta a mãe.
A solução foi elaborar uma papinha que não contém quatro aminoácidos presentes na proteína comum, o que faz com que Sofia não rejeite a mistura. O restante da alimentação é complementado com água e sucos. O resultado foi tão satisfatório que, hoje, ela pesa 13 quilos, o que a deixa dentro do padrão de desenvolvimento para sua idade. Além disso, já alcançou a estatura adequada.
Como você viu, a solução para o problema de Sofia só foi possível depois que os pais recorreram aos especialistas. Portanto, qualquer dúvida sobre o crescimento de seu filho, consulte um médico.


Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao portal vital

Ser consciente está na moda

junho 21, 2010 Add Comment
O mercado de ecobags cresce e aparece

As sacolas plásticas são grandes vilãs para o meio ambiente, mas, se depender do esforço dos ambientalistas, elas já estão com os dias contados. Na luta pela preservação ambiental, as ecobags são as novas armas para quem quer proteger a natureza e ainda ficar na moda. Feitas com material permanente, essas sacolas começaram a fazer parte da rotina de muita gente, e o planeta agradece essa atitude.
Há muitos motivos para decretar o fim das sacolinhas plásticas. Um deles é que são feitas de produtos derivados do petróleo e levam cerca de 500 anos para se decompor. O problema aumenta porque no mundo inteiro são utilizadas, aproximadamente, um milhão de unidades por minuto. Para você ter idéia da gravidade da situação, no Brasil essas sacolas são responsáveis por quase 10% de todo o resíduo que produzimos.
Fazendo a sua parte
Grandes empresas já estão tomando consciência desse problema e estimulando o uso das ecobags. “A moda é um fio condutor de informações e, por isso, é nosso dever apresentar alternativas mais ecológicas para estimular a população a preservar o meio ambiente”, afirma o dono da grife UMA – que desenvolve ecobags –, Roberto Davidowicz.
No entanto, a mudança de atitude precisa partir dos consumidores. A atriz Débora Falabella ajuda a levantar essa bandeira: “Além da questão ambiental, as ecobags são muito práticas e, na verdade, bem mais charmosas que as sacolas de plástico normal”, compara.
Que tal dar a sua contribuição para o planeta desde já? Você pode apagar as luzes quando não estiver no ambiente, fechar a torneira enquanto escova os dentes e separar o lixo reciclável. E quando for às compras, procure ter em mãos uma ecobag. Essas pequenas atitudes ajudam a preservar o planeta e nunca saem de moda!


Assine e receba novidades por email !




Créditos de foto e texto ao portal vital


O QUE VOCÊ QUER DO SEU NAMORO?

O QUE VOCÊ QUER DO SEU NAMORO?

junho 21, 2010 Add Comment

Acordos economizam uma boa dose de desentendimentos e mágoas
Cada um de nós tem mais ou menos formatado o que significa um namoro, como ele começa e as bases "óbvias" em que ele deve se desenrolar.
Gostamos de imaginar que a pessoa por quem nos afeiçoamos pensa o namoro como nós pensamos. As relações, de um modo geral, vem carregadas de regras. E na maior parte das vezes, essas regras ou acordos são implícitos, não é costume falar a respeito.
Qual é o usual, o que estamos acostumados a esperar de um namoro? Veja se isso lhe é familiar:
  • Quero que meu namorado seja atencioso, carinhoso
  • Quero que minha namorada seja fiel, que não olhe para ninguém com segundas intenções
  • Quero que ele seja romântico na medida certa
  • Espero que ela respeite minha individualidade
  • Tomara que ele goste de ficar em casa
E o que acontece tantas vezes?
  • Ele esquece do encontro
  • Ela é "simpática demais" com um amigo da turma
  • Nem sempre o celular está carregado
  • Neste fim de semana ele "prefere" sair com os amigos
Pode parecer um tanto pragmático fazer acordos, mas os acordos economizam uma boa dose de desentendimentos e de mágoas, além de promover um compromisso consigo mesmo na relação. Quando os acordos são explícitos o casal passa a se conhecer melhor e a aprofundar os diálogos"Quando os acordos são explícitos o casal passa a se conhecer melhor e a aprofundar os diálogos" , permitindo assim que um conheça melhor o outro e, muito importante, a si mesmo!
Isso não significa que mesmo que sejam explícitos os acordos não possam ser rompidos ou reavaliados. Por isso é importante analisar sem hipocrisia se você é capaz de cumprir um acordo, se o que você propõe ao outro está dentro dos limites possíveis. O que você quer de seu parceiro? Garantias de que ele será seu principe encantado, sua deusa infalível? Você está realmente apto a dar aquilo que exige? Sinceramente? Honestamente?

ATESTADO DE PROPRIEDADE

Um dos pontos mais vulneráveis de todos os casais está no ciúme. No desejo de ter-se garantia de que o par não se sentirá atraído por mais ninguém na face da terra a não ser por você. Na certeza de que mesmo que ele encontre os amigos no caminho de volta pra casa ele irá mesmo para casa, não se sentirá tentado a ir tomar um choppinho com a galera.
O que é uma relação, afinal? É um atestado de propriedade ou uma oportunidade de trocas íntimas que promova uma afinação gostosa entre o casal?
É claro que não se começa um relacionamento com lápis e papel nas mãos, a intimidade se estabelece aos poucos. E o momento de falar sobre as "regras" será percebido mais cedo ou mais tarde.
Seguem algumas sugestões de temas importantes a serem acordados num relacionamento para que se possa experimentar mais sossego e leveza ao invés de chateações e cobranças:
  • Quantas vezes por semana vamos nos encontrar? (lembre-se de que trata-se de um namoro, não de um casamento...)
  • Quantas vezes por dia vamos nos falar ao telefone ou comunicador instantâneo? (lembre-se que vocês não são a única pessoa um na vida do outro, que as atividades existentes antes do namoro não deixarão de existir e que outras podem ser agregadas)
  • Essa relação pressupõe fidelidade? O que significa fidelidade para cada um? (lembre-se de propor apenas coisas que você também é capaz de cumprir)
  • Esse é um relacionamento aberto? Em que bases? (não esqueça que você não precisa ser moderninho só para poder justificar possíveis "derrapadas". Avalie se deseja mesmo uma relação nesses moldes e se tem estrutura emocional para levar esse tipo de acordo em frente)
  • É importante "falar tudo"? Ou é importante falar tudo o que é importante?(não se pode esquecer que o ser humano diz pequenas mentiras praticamente todos os dias, seja para não ferir alguém ou para se proteger. Encostar alguém na parede atrás de uma verdade que não vai ter utilidade nenhuma pode comprometer um relacionamento promissor)
Namorar é uma delícia! É um período de conhecimento, de sentimentos intensos, de avaliação, de experimentos, de frustrações, algumas decepções e boas surpresas. Namorando também se aprende a viver melhor, mais honestamente. Namorar é uma tremenda oportunidade para nos conhecermos, percebermos nossos limites e também para exercitar nossa flexibilidade.
Os acordos num relacionamento podem ser uma ferramenta maravilhosa para que se aproveite mais o lado gostoso de relacionar-se, para que se experimente a palavra-chave de todas as relações: confiança.
SOBRE O AUTOR
CELIA LIMA
Psicoterapeuta Holística, utiliza florais e técnicas da psicossíntese como apoio ao processo terapêutico. Presta atendimento individual e em grupo, e serviços de choaching pessoal, profissional e organizacional.
Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto a revista personare