Comportamento: você sabe controlar seus impulsos?

Comportamento: você sabe controlar seus impulsos?

agosto 28, 2010 Add Comment

Palavras positivas, boas histórias, comportamento sensato, princípios e valores, respeito, enfim, tudo que todos nós queremos mas quase não vemos. Nós queremos tanto o respeito das pessoas, a atenção que algumas pessoas fazem de tudo para consegui-los. Tratam mal, exigem, brigam, ofendem mas esquecem de mudar suas próprias atitudes, esquecem de servir ao outro, de elogiar, de respeitar, de tratar bem, de se importar com os outros… E no entanto exigem do próximo aquilo que ele mesmo não dá.
Nossos impulsos negativos nos atrapalham, nos tornam pessoas negativas e violentas e se não o controlarmos, aos poucos vamos nos tornando pessoas amargas e sem fé, afastando os que amamos e fazendo mal a nós mesmos e todos a nossa volta.
Um bom artigo a respeito dos nossos impulsos você pode ler abaixo ou no link: reflexao.
Uma boa reflexão:
Dominando os impulsos negativos
Você se considera uma pessoa capaz de controlar seus impulsos negativos? De certa forma, os seres racionais possuem meios de dominar os sentimentos negativos, mas, de ordinário, nem todos o fazem.
Aristóteles, um dos grandes sábios da antigüidade, disse, com muita propriedade: qualquer um pode ficar zangado – isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na intensidade correta, no momento adequado, pelos motivos justos e da maneira mais apropriada – isto não é fácil.
Salvo as raras e felizes exceções, não costumamos controlar, racionalmente, os impulsos negativos que brotam da nossa intimidade nos momentos de ira.
É muito comum, quando nos sentimos acuados, perdermos totalmente o controle das emoções e investirmos contra a primeira pessoa que tenha a infelicidade de cruzar o nosso caminho naquele momento.
Não passa pela nossa mente, turbada pela ira, que aquela pessoa não é responsável pela nossa desdita, e a agredimos com palavras ácidas.
Isso é muito comum acontecer com os pais em relação aos filhos. Se estamos nervosos ou cansados e a criança se aproxima para nos pedir algo ou fazer alguma pergunta, despejamos sobre ela todo o fel que estava engasgado.
E o pior é que, junto com as palavras, vão as nossas vibrações desequilibradas, que atingem os pequenos como uma bomba tóxica.
Não raro, as crianças absorvem essas vibrações e acabam enfermando.
De outras vezes, mesmo que não lhes falemos nada, elas sentem nossas emoções descontroladas e passam a apresentar sintomas de nervosismo e irritação.
Ademais, os profissionais da área já alertaram para os malefícios que a ira causa a quem a agasalha na intimidade.
Pessoas que se irritam com facilidade ou se deixam corroer pelo ódio, pelo rancor, não raro desenvolvem cânceres variados.
Assim sendo, vale a pena investirmos um pouco mais na educação dos nossos impulsos, para nosso próprio bem.
Seres racionais que somos, devemos ponderar, antes de qualquer explosão, se estamos nos zangando com a pessoa certa.
Se a intensidade da nossa ira está correta. Se o momento é adequado. Se os motivos são justos, e se a maneira é apropriada ou não.
Algumas pessoas dirão: “mas na hora da raiva a gente não pensa, por isso, não é fácil.”
E não estamos dizendo que é fácil, mas afirmamos que é possível, basta um pouco de vontade.
Se fizermos uso da nossa razão antes de nos deixarmos tomar pela ira, certamente concluiremos que atitude mais sábia é a de mantermos a calma, sempre.

Bolo de Amêndoas Espanhol

agosto 28, 2010 Add Comment


Ingredientes (para o bolo)- 75g de manteiga
- 180g de açúcar
- 01 colher (chá) de raspa de casca de laranja
- 02 ovos ligeiramente batidos
- 90g de farinha peneirada
- 90g de amêndoas raladas
- 02 colheres (chá) de brandy ou Grand Marier
- 30g de amêndoas laminadas

Ingredientes (para o recheio)- 150ml de natas ou creme de leite fresco.
- 02 colheres (sopa) de açúcar
- 01 colher (sopa) de brandy ou Grand Marnier
- 45g de amêndoas laminadas torradas

Ingredientes (para a decoração)- 30g de amêndoas laminadas torradas
- icing sugar

Modo de Fazer1 - Bata a manteiga, o açúcar e a raspa da casca de laranja até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Acrescente os ovos, um a um. Alternadamente vá juntando colheres de farinha e colheres de amêndoa ralada. Mexa até ficar uma massa homogênea. Junte o brandy ou Grand Marnier.

2 - Deite a massa na forma previamente preparada, polvilhe com as lascas de amêndoa e leve ao forno, pré-aquecido, durante 40 minutos ou até que ao espetar-se a massa com um palito, este saia limpo. Retire do forno e deixe descansar na forma durante 5 minutos. Desenforme sobre uma rede e deixe arrefecer.

3 - Para o recheio: bata as natas com o açúcar e o brandy ou Grand Marnier até ficar firme. Junte as amêndoas.

4 - corte o bolo ao meio, horizontalmente. Recheie com o creme de amêndoas e mude para o prato de servir. Espalhe na parte de cima as restantes lâminas de amêndoa torrada e depois polvilhe com o icing sugar.

Animal não é brinquedo, sente fome, frio e medo!!!

agosto 28, 2010 Add Comment

Para muitas pessoas parece estranha a idéia de ter um animal de estimação que não tenha sido comprado, então eu gostaria aqui demonstrar que estranho é justamente não adotar os animais que estão esperando uma adoção.

Se entendermos que animais não são mercadorias, mas seres capazes de sentimento, que têm necessidades de serem amados e capacidade de amar, concordaremos que não há sentido em se deixar animais vagando à propria sorte. 

Há uma cruel tradição humana de entender que animais são coisas, não têm alma, não sentem frio, dor, amor, fome e que são produtos e fonte de renda para algumas pessoas, em rinhas, em super produção para venda, em testes laboratoriais, circos, touradas, vaquejadas, tráfico de pele, e outras infinitas formas de abuso.
As pessoas desconhecem a imensa quantidade de animais que estão sofrendo abandono nas ruas, especialmente cães e gatos, correndo risco de vida, risco de serem atropelados, de morrerem de fome, ou sofrendo maus tratos por seus donos, assim como desconhecem a quantidade imensa de animais que aguardam adoção ou que aguardam a morte no corredor final dos Centro de Controle de Zoonoses-CCZ das prefeituras de suas cidades. Muitas pessoas inclusive chamam a 'carrocinha' até mesmo com boa inteção, mas desconhecendo que ali os animais na sua grande maioria encontrarão apenas doença e morte.

Pensemos, olhando nossos animais de estimação, como os estamos tratando. Quero chamar as pessoas à consciência para o bem que fazem ao adotar um animal, que está te esperando em um abrigo, ou nos CCZ’s de sua cidade.

Algumas atitudes podem ser tomadas em relação aos animais abandonados e vão fazer muita diferença na quantidade de sofrimento e descaso que estes sofrem até encontrarem um protetor e um lar definitivo. Também é importante saber que nem todos os animais que são recolhidos pelos protetores são adotados em virtude do preconceito existente em relação aos animais sem raça definida.

A primeira saída para o dilema de como ajudar os animais abandonados que sofrem nas ruas é não permitir que os seus animais ou de seus conhecidos procriem. O número de animais abandonados é grande demais, já não há lar para todos. Não aumente o problema, ajude a diminuí-lo. Os animais não têm qualquer necessidade de ter filhotes, como querem nos fazer crer. Não ficam mais calmos nem mais felizes por isso.

A segunda é visitar abrigos, ONGs, e procurar saber como trabalham os protetores, como vivem os animais que estão esperando adoção, e sentir como você poderia ajudar. Não precisa ser financeiramente, você pode doar-se de várias formas, mas a primeira atitude é sair de sua zona de conforto e visitar abrigos e perceber onde o seu potencial pode ser aproveitado.

Um terceiro fator é que se você não tem coragem de pegar o cachorrinho ou gatinho que passa por você todo dia na rua por não saber o que fazer com ele ou por não ter como pagar os primeiros tratamentos, busque os sites de adoção de animais, busque as ONGs que fazem esse trabalho por você, leve o animal até lá, avise que o animal está correndo perigo. 

Quando voltar de lá, pense em levar um que já foi recolhido da rua. Vários estão recuperados dos traumas que passaram, estão com saúde plena, castrados e em condições de ser mais um integrante de seu lar. Estão lá  aguardando uma caminha quentinha, um carinho, passeios em família, aguardando ser o seu parceiro de caminhada para lhe ajudar a manter sua saúde e seu corpo em forma, estão aguardando a definitiva oportunidade de serem reconhecidos como merecem, com dignidde.  Seria uma troca justa.

Por fim, você pode contribuir e muito, divulgando essas idéias. Conversando com as pessoas, porque a maior parte delas são pessoas bem intencionadas, e apenas mal informadas sobre a questão animal. Esclareça as pessoas que elas não valerão mais por terem animais de raça, não ficarão mais bonitas, nem mais importantes. Pelo contrário, o valor das pessoas é independentemente de coisas exteriores. Sua virtude se caracteriza pelo que você carrega no peito, na mente. Adotar um animal abandonado, sem raça, sem beleza externa só mostra o valor e a beleza de quem adota.

Então, alie-se às seguintes idéias:
  • Amigo não se compra, se adota.
  • Animais não são mercadoria, não são produtos, são amigos fieis.
Os animais estão sob a guarda e proteção dos homens, assim dispôs a Lei Divina: que o homem os protegesse e amparasse.Não percamos de vista este dever para com nossos irmãos que habitam o nosso Planeta Terra e por esse motivo, apenas por esse motivo, tem direito a uma vida plena, assim como todos que neste Planeta respiram. 

Bombom gelado em 5 passos

Bombom gelado em 5 passos

agosto 28, 2010 Add Comment

Resumo

Prepare rapidamente uma sobremesa clássica com sorvete e cobertura de chocolate.



Você precisa de


Biscoitos 700 g
Sorvete 500 g
Doce de leite 50 g
Cobertura de chocolate em barra 300 g
Mix de castanha e amendoim picados a gosto

Passos


1

Coloque uma porção de doce de leite sobre cada unidade do biscoito da sua preferência.

2

Coloque uma bola de sorvete de chocolate sobre cada um dos biscoitos.

3

Derreta a cobertura de chocolate em banho-maria.

4

Coloque os bombons sobre uma grade (para que a cobertura escorra e você não precise segurar e marcar os bombons) e cubra com a cobertura.

5

Passe os bombons para um prato e polvilhe com o mix de castanha e amendoim picados. Leve ao congelador até o momento de consumir.
Rende 12 unidades.

Importante

  • Você pode usar sorvete de creme.
  • Procure cobrir bem os bombons com o chocolate para que o sorvete fique contido no centro. 

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples

Confira também!
Brownie de chocolate
Trufas de chocolate
Mousse de chocolate em 7 passos
Tiramisu em meia hora

Tiramisu em meia hora

agosto 28, 2010 Add Comment

Resumo

Prepare um tiramisu muito fácil, em apenas meia hora. Com estas quantidades você terá porções para a sobremesa de oito pessoas.

  

Você precisa de


Gemas de ovo
Açúcar
Vinho doce
Queijo mascarpone
Biscoitos champanhe
Café
Cacau amargo
5
150 g
100 ml
450 g
14 unidades
4 xícaras
para polvilhar

Passos


1

Coloque as gemas em um recipiente com o açúcar e bata até aumentarem de volume e ficarem esbranquiçadas. Você pode fazer isso à mão ou com uma batedeira elétrica.

2

Vá acrescentando aos poucos o vinho doce sem parar de bater. Junte o mascarpone enquanto continua trabalhando.

3

Ponha os biscoitos em um prato fundo e umedeça-os com o café.

4

Em um recipiente, com a metade dos biscoitos prepare uma camada homogênea e um pouco consistente comprimindo-os um pouco.

5

Cubra os biscoitos com a metade do creme batido. Coloque uma segunda camada de biscoitos e, por cima, o restante do creme.

6

Polvilhe a superfície com o cacau distribuindo-o bem. Se quiser use um coador ou uma peneira.

7

Antes de servir deixe pelo menos uma hora na geladeira.

Importante

  • Esta sobremesa deve ser servida gelada, não congelada.
  • Você pode substituir o mascarpone por queijo fresco cremoso. 

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples


Confira também!
Bolo de Chocolate Molhadinho
Chocolate Quente
Milk Shake de Chocolate Especial
Emoções sob controle

Emoções sob controle

agosto 27, 2010 Add Comment

Para respirar certo
Nem percebemos, mas temos alguns vícios que prejudicam nossa respiração. Veja o que fazer:
Ar até o abdômen
A gente nasce respirando assim: o abdômen se dilata na inspiração e encolhe na expiração. “Com o tempo e as tensões, passamos a encher apenas parte dos pulmões e diminui mos a capacidade de oxigenar o organismo”, explica Denise Constantino. Mas dá para voltar a respirar como um bebê.
Deite de bruços na cama e sinta o abdômen “empurrar” o colchão na inspiração. Na expiração, a barriga encolhe e um vão se forma entre você e a cama. Agora, leve o mesmo movimento para o seu dia a dia.
Não se esqueça de expirar
A maioria de nós inspira mais e expira menos. E a expiração tem uma função importante: renova a energia do nosso corpo, explusando sentimentos negativos. Para harmonizar as duas fases, conte quantos segundos você gasta para inspirar e também para expirar. Se perceber que há diferença, tente equalizar o tempo entre as etapas.
A emoção modifica a respiração e vice-versa. Isso significa que, quando você está tensa, a respiração fica mais curta, já percebeu?. Por outro lado, ao respirar lenta e profundamente, tranquiliza sua mente e diminui a ansiedade. Experimente quando estiver para explodir, pare e respire!
Emoções sob controle
A ioga é uma das técnicas que mais trabalham a respiração. Ao controlar o ar que entra e sai, você também domina suas emoções. Para isso: pratique estes exercícios, chamados pranayama.
Dissipe a raiva
O sopro “rá” ajuda a liberar a irritação e cai bem para aquela situação em que a gente quer explodir, mas não pode. Escolha um canto discreto para praticá-to, em pé, pernas afastadas, inspire elevando os braços acima da cabeça. Solte o ar falando “rá” bem alto e, ao mesmo tempo, relaxe o corpo soltando o tronco para baixo como se você fosse uma boneca de pano. Repita seis vezes.
Clareie a mente
Esta técnica, cujo nome em slanscrito significa cérebro brilhante (kapalabhalí), ajuda a dar maior clareza mental. Funciona assim: inspire profundamente pelo nariz e solte o ar (também pelas narinas) aos poucos, como se fossem soquinhos – a respiração imita o barulho de um trem. Ao se cansar pare e recomece mais duas vezes.

5 Medidas Eficazes Para Superar os Medos

5 Medidas Eficazes Para Superar os Medos

agosto 27, 2010 Add Comment

Superar os medos pode parecer simples no papel, mas a aplicação concreta destas técnicas nunca é fácil, especialmente para a pessoa directamente envolvida.
Dependendo da intensidade do medo, algumas pessoas são capazes de o enfrentar sozinhas enquanto outras precisam da ajuda de alguém. No entanto, é importante que faça algo a esse respeito. Quando é capaz de superar os seus medos com êxito, abrirá mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional e ao mesmo tempo terá relações mais bem sucedidas, relata o site Vida de qualidade.
Dando passos lentos e firmes
Isto é altamente recomendado para as pessoas que têm imensa dificuldade em lidar com a sensação de medo que frequentemente experimentam.
Trata-se de uma incapacidade de agir devido à presença do medo. Por isso, dar um passo inicial, pequeno, em vez de querer dar um passo grande. Ser capaz de fazer isto deve proporcionar-lhe confiança suficiente para tomar as medidas subsequentes.
Para criar coragem e dar esse pequeno passo, é essencial identificar o seu medo. Em pouco tempo, vai perceber que a sua confiança se estende também a outras áreas da sua vida.
Encontrando uma motivação
A superação dos medos implica frequentemente um processo difícil que exige tempo. Quando isto acontece, as pessoas muitas vezes desmoralizam facilmente. Uma maneira de continuar a fazer um esforço para combater os seus medos é substituindo os pensamentos negativos por outros que o motivem.
Uma maneira de concretizar esta etapa é anotar em baixo todos os benefícios que pode conseguir se decidir fazer essa mudança, que consiste em superar os seus medos. Vendo todos estes benefícios maravilhosos que pode desfrutar deve motivá-lo a conseguir ir em sua defesa para eliminar o medo em sua vida.
Mudando de perspectivas
Quando as pessoas sofrem um fracasso ou rejeição, que muitas vezes leva a espirais de pensamentos negativos que levam a comportamentos auto-destrutivos. No entanto, todas as pessoas passam por fracassos em algum momento em suas vidas. Esta é uma realidade que precisa entender e estar ciente dela.
Portanto, é recomendável que mude a sua opinião sobre o fracasso e a rejeição. Em vez de o deixar desmoralizado, use-o como um processo de aprendizagem, onde pode identificar as áreas da sua vida que precisam ser melhoradas se o sucesso for desejado.
Enfrentando a sua realidade
A maioria dos medos está associada a experiências desagradáveis do passado ou preocupações sobre o futuro. Portanto, uma maneira de poder superar esses medos é focar-se no presente
Aprenda a fazer planos e a realizá-los. Esta é a sua melhor aposta do sucesso na vida e em seus esforços, em vez de desgastar-se com preocupações e medos. Se não conseguir livrar-se dessa situação, não falha nem realiza nada.
Redefinindo as suas percepções do medo
Uma das maneiras mais eficazes para superar os medos é redefinir-se a si mesmo e como vê o medo. Precisa de participar activamente em cada uma dessas etapas, a fim de ter progressos eficazes na sua luta contra o medo. Quando se dedica a estas etapas, eles acabarão por se tornar naturais para si. Além disso, permite que veja as coisas sob um ponto de vista mais positivo onde o medo não existe.

A melhor posição para gestante dormir

A melhor posição para gestante dormir

agosto 27, 2010 Add Comment
Existe muita controvérsia sobre as influências da posição materna no bem-estar fetal assim como na evolução do trabalho de parto. Uma crença comum é que pode ser prejudicial para o bebê se a gestante dormir de bruços, por exemplo. Na verdade, o feto está muito bem protegido, imerso em uma cavidade fechada e preenchida por líquido amniótico, que atua como um colchão protetor capaz de amortecer qualquer impacto. Tudo isso envolto ainda por uma potente camada muscular do útero, além da musculatura do abdômen da mãe. Assim, o bebê estará bem se a gestante dormir de bruços ou mesmo se sofrer uma queda da própria altura.
A maioria dos obstetras recomenda que a gestante escolha livremente a posição mais confortável para dormir, que pode variar ao longo da gravidez. Essa preocupação é mais comum a partir do quarto ou quinto mês, quando a barriga cresce e obriga a uma acomodação. Uma boa dica é aumentar o número de travesseiros na cama, de modo a apoiar as costas ou colocá-los entre as pernas, em busca da posição mais confortável. Se não houver interferências, a tendência é que as grávidas prefiram a posição deitada de lado, esquerdo ou direito. De fato, a posição mais desconfortável é a deitada de costas, porque a pressão do útero grávido sobre a artéria aorta pode causar mal-estar, tonturas e queda de pressão, sendo instintivamente evitada pela maioria das mulheres.

Assine e receba novidades por email !


Confira também!
Como cortar as unhas do seu bebê?
Técnicas para amamentar
ACUPUNTURA SÓ PARA MULHERES 3
Pílula anticoncepcional pode deixar a mulher mais inteligente

Pílula anticoncepcional pode deixar a mulher mais inteligente

agosto 27, 2010 Add Comment







De acordo com estudiosos, o contraceptivo seria o responsável por uma melhora na memória e nas habilidades sociais
A pílula anticoncepcional é usada para evitar a gravidez por milhares de mulheres no mundo todo – só neste ano, o Ministério da Saúde pretende distribuir 50 milhões de cartelas pelo Sistema Único de Saúde. Mas o que antes era apenas um método contraceptivo eficaz, agora pode significar uma melhora significativa no funcionamento cerebral. De acordo com uma pesquisa realizada pela médica Belinda Pletzer, da Universidade de Salzburg, e publicada no jornal Brain Research, o comprimido é apontado como o culpado por um crescimento de até 3% na área do cérebro responsável pela memória e pela habilidade social.
Segundo a publicação, esse é o primeiro estudo que procura entender quais os reais impactos do contraceptivo no cérebro. Para chegar aos resultados, foram tiradas imagens em alta resolução do cérebro de 14 homens e 28 mulheres (das quais, metade tomava a droga). Diversas regiões do cérebro das mulheres que estavam tomando pílula eram maiores quando comparadas às que não tomavam o contraceptivo.
O aumento da massa cerebral, no entanto, não tem relação com o tipo de pílula ou com o tempo de uso da medicação. Apesar de ter um efeito maior em áreas do cérebro que já são mais desenvolvidas na mulher do que no homem, a droga quase não tem reação nas regiões dominantemente masculinas, como aquelas associadas à noção geográfica e espacial.
Reações – A pesquisa ainda não conseguiu responder uma pergunta chave para entender como exatamente o contraceptivo reage no cérebro feminino. Segundo Belinda, uma teoria levantada é que o estrogênio e a progesterona, hormônios usados para impedir a ovulação, fortaleçam as ligações entre as células nervosas do cérebro. Não se sabe também se as partes afetadas voltam ao seu tamanho natural quando a ingestão da pílula é cortada.


Assine e receba novidades por email !


Confira também!
Leite: muito além do cálcio
POSTURA CORRETA NO COMPUTADOR
Como acalmar um bebê?
Início do casamento

Início do casamento

agosto 27, 2010 Add Comment


Como lidar com as diferenças nesta fase do relacionamento?
O casamento é uma decisão muito importante na vida do casal. Para dar esse passo, é preciso ter certeza da benção divina para esta união. Harmonia, compreensão, companheirismo, paciência e, principalmente, muito amor não podem faltar no lar. De acordo com a psicóloga Eliana Maldonado, o grande desafio de se viver a dois, muitas vezes, é o fato de que, no namoro e no noivado, as pessoas não se conhecem da forma que deveriam, ou seja, nem sempre se atentam aos detalhes que o outro demonstra nestas fases anteriores ao casamento, relata o site Universo da Mulher.
“A convivência diária vai mostrando as diferenças de personalidade, hábitos, comportamentos, tradições e valores. Às vezes, o outro não corresponde às expectativas, à idealização do companheiro que é feita no período do namoro, e à aceitação na diferença de pensar ou agir de cada um, o que pode ser um fator de dificuldade no início da vida a dois. Para lidar bem com essas diferenças, é preciso que cada um respeite o outro”, ressalta.
Para a psicóloga, ceder é fundamental, desde que não interfira nos valores básicos da vida. “Em todas as fases do casamento, o diálogo é de vital importância. É através dele que são colocadas as dúvidas, as inseguranças e as divergências que podem afetar o relacionamento, assim como aparar as arestas, e, mais importante, saber o que o outro pensa e mostrar como se pensa para juntos achar alternativas para transpor as dificuldades que envolvam o casamento”, explica.
É importante ressaltar que nesta fase podem ocorrer alguns desentendimentos, já que o casal está passando por uma fase de adaptação. “Entretanto, é preciso que o assunto seja debatido e esclarecido sempre que houver discórdia, mas com muito respeito para enriquecer a relação”, afirma a especialista.
Eliana também acredita que brigar não é saudável para a relação como muitos casais pensam. “Divergir nas opiniões e encontrar um ponto de entendimento é o que deveria ser considerado normal”, finaliza.

Dicas para limpar a tapeçaria do seu carro

Dicas para limpar a tapeçaria do seu carro

agosto 26, 2010 Add Comment

Resumo

Os tecidos que cobrem os bancos do carro estão muito expostos à sujeira e às manchas. Mas isso não quer dizer que seja impossível mantê-los em bom estado. Confira algumas dicas para proteger a tapeçaria do seu carro dos maus tratos provocados pelo uso diário.



Você precisa de

Utensílios básicos de limpeza

Passos

1

Limpeza preventiva. Existe um tipo de sujeira que não é tão complicada, como as manchas de ferrugem ou de café, mas se elas ficarem acumuladas por muito tempo podem causar danos permanentes. Se as capas que cobrem a tapeçaria do seu carro podem ser retiradas, lave-as à mão como se fosse uma roupa fina.

2

Atue na hora. Se derramar algum líquido na tapeçaria é muito importante agir rapidamente. Tente absorver a maior quantidade possível com um pano seco ou com guardanapos de papel. Logo, tente remover a mancha. Posteriormente, lave a tapeçaria.

3

Cuide do tecido. Utilize escovas de cerdas macias e líquidos pouco abrasivos na hora da limpeza. Tenha cuidado para não esfregar muito forte o tecido, pois ele pode rasgar.

4

Tapeçarias especiais. As tapeçarias de couro ou pele precisam da manutenção de um especialista.

5

Tire as capas. Evite limpar as capas protetoras dentro do carro. A umidade pode penetrar no estofamento, o que pode demorar muito tempo para secar e provocar odores desagradáveis no interior do veículo.

Importante

• Se você deseja proteger ainda mais a tapeçaria do carro, utilize capas protetoras. Elas podem não ser muito bonitas, mas você vai poupar dinheiro e manutenção, especialmente nos assentos de trás, onde viajam as crianças e a maioria dos passageiros.

Assine e receba novidades por email !


Créditos de foto e texto ao bem simples


Confira também!
Identifique falhas no motor do carro
Como evitar a vidrificação das pastilhas?
Dicas para comprar ou vender o seu carro na Internet